Folha Online Guia da Folha  
  O único roteiro completo de São Paulo  
 
Você é o crítico gastronômico 05/12/2003

No topo do ranking

do Guia da Folha

Os restaurantes de cardápio variado Café Brasserie Belavista e Casa Bistrot, a churrascaria Fogo de Chão, o japonês Hanadoki e o quilo Rico Sabor. Com perfis tão diferentes, essas cinco casas obtiveram a melhor média de avaliação entre os 165 estabelecimentos que compõem o roteiro desta edição do "Você É o Crítico". Empataram com a nota 98, a apenas dois pontos da avaliação máxima. Em comum, os restaurantes obtiveram elogios pelo cardápio, atendimento e ambiente.

Para os donos dos restaurantes vencedores, vale o bordão: "O melhor crítico é o cliente". "A opinião popular pesa muito", diz o gaúcho Aleixo Ongaratto, 48, um dos sócios da churrascaria rodízio Fogo de Chão. Ele considera a boa colocação como "reconhecimento por quase 18 anos de trabalho". E completa: "O treinamento de nossa equipe inclui aulas de inglês e orientação psicológica".

"Acho excelente a iniciativa do jornal de pedir ao leitor que avalie os restaurantes. Precisamos saber o que o cliente está pensando. É uma ferramenta para nossa auto-avaliação", opina Marcelo Proença, 30, sócio da Casa Bistrot. O restaurante teve seu menu de caipirinhas muito elogiado. "Criamos algumas, testamos, percebemos que o sabor era bom e conseguimos ótimo resultado", diz o proprietário.

Com pratos como o ouriço vivo, o Hanadoki busca a variedade e o exotismo em sua cozinha, segundo o chef Koji Yokomizo, 33. "Rodo muito para encontrar matéria-prima nova porque gosto de trabalhar com coisas diferentes e dar várias opções ao cliente. Isso conta muito na hora de avaliar o restaurante", afirma.

"Nosso trabalho é tentar mostrar que uma refeição rápida, por quilo, pode se transformar em um almoço agradável", diz Adriano de Almeida Pinto, 39, proprietário do Rico Sabor. A casa tem até uma brinquedoteca, elogiada pelos leitores. "Os filhos não deixavam os pais almoçarem, principal- mente nos finais de semana, o que nos levou a abrir um espaço para as crianças", afirma.

Almeida Pinto conta que tirou uma cópia da página que anunciava o "Você É o Crítico" noGuia e afixou-a na parede da sala do café. "Não pedi para ninguém votar, mas deixei ali uma caneta e papel", diz.

A inclusão do Café Brasserie Belavista entre os cinco mais bem avaliados se justifica pelo "menu eclético, que tem de um simples sanduíche a um prato de cozinha internacional", segundo Paulo Patullo, diretor comercial do Maksoud Plaza, hotel onde a casa está instalada.

"O restaurante fica no atrium do hotel, um lugar que já faz parte da história da cidade. Além do mais, funciona- mos 24 horas. São outros fatores que o tornam especial."
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).