Folha Online Guia da Folha  
  O único roteiro completo de São Paulo  
 
Você é o crítico gastronômico 05/12/2003

Caso de amor com as pizzarias

do Guia da Folha

Como na escalação da seleção de futebol, todo paulistano vira especialista na hora de apontar a melhor pizza da cidade. É só reparar nos comentários de alguns dos participantes do "Você É o Crítico Gastronômico" deste ano: a definição "melhor pizza de São Paulo" aparece 16 vezes para qualificar as redondas.

Às vezes, a pizza preferida é "insuperável" no Brasil e até na Itália. "Maravilhosa", "imbatível", "espetacular" e "excelente" foram outros adjetivos usados para descrever a espe- cialidade das pizzarias Bráz, Bendita Hora, Camelo, Carlitos, Mercatto, 1900, Pizza Bros., Ritto, Santa Pizza, Speranza e Via Blu, todas presentes nesta edição.

Com cerca de 6.000 estabelecimentos do gênero, a pizzaria é o tipo de restaurante mais frequentado da capital, segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. A receita teve seus primeiros restaurantes especializados na Nápoles do século 19, e chegou aqui com os imigrantes italianos no início do século 20. Atualmente, 10 de julho é o Dia Internacional da Pizza, celebrado por várias casas da cidade com promoções especiais.
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).