Folha Online Esporte Vôlei
Vôlei

Copa do Mundo Feminina - História

A edição inaugural da Copa do Mundo feminina foi realizada em 1973, em Montevidéu (Uruguai), e contou com a participação de dez seleções --Argentina, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Cuba, Japão, Peru, União Soviética, Uruguai e Estados Unidos.

O título acabou sendo conquistado pelas soviéticas, que terminaram à frente das japonesas, que no ano anterior haviam sido ouro na Olimpíada de Munique. A Coréia do Sul terminou em terceiro, seguida por Peru e Cuba. O Brasil ficou em nono.

A edição seguinte aconteceu em 1977, em Tóquio, e as anfitriãs confirmaram o favoritismo e subiram no lugar mais alto do pódio. O Japão terminou à frente de Cuba e Coréia do Sul. A seleção brasileira não participou da competição.

O Japão acabou virando sede definitiva da Copa do Mundo e abrigou todas as edições seguintes. No entanto jamais voltou a conquistar o título e apenas em 1981, em Osaka, quando terminou em segundo, voltou a figurar no pódio.

Em 1981, o título ficou com a China, que repetiria a vitória também em 1985, ficando à frente de Cuba. O país caribenho, após dois segundos lugares, chegaria à conquista inédita em 1989, deixando para trás União Soviética e a própria China.

Na década de 90, a FIVB antecipou a sexta edição para 1991, para que a competição servisse como torneio classificatório para os Jogos Olímpicos, e Cuba voltou a levar o ouro. A Ilha de Fidel Castro também foi campeã em 1995 e 1999.

No torneio de 1995, as brasileiras alcançaram a melhor campanha da história na Copa do Mundo ao terminarem na segunda posição, atrás apenas das rivais cubanas. Na última edição, o Brasil também foi bem e finalizou em terceiro.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).