Folha Online Esporte Vôlei
Vôlei

Copa do Mundo Masculina - História

A primeira edição da competição foi realizada em 1965, em Varsóvia, e foi dominada pelos países do Leste Europeu. Campeã olímpica em Tóquio-1964, a União Soviética levou o título, terminando à frente dos anfitriões e da Tchecoslováquia.

Sede do torneio seguinte, em 1969, a Alemanha Oriental faturou o título, enquanto o Japão foi segundo e a União Soviética ficou em terceiro. Ausente da edição inaugural, o Brasil fez sua estréia em 1969 e terminou em sexto.

A sequência da Copa do Mundo estava programada para acontecer em 1973, em Montevidéu, mas acabou não sendo realizada. A terceira edição ocorreu apenas em 1977, no Japão, com nova vitória soviética, enquanto os anfitriões foram vice.

O país asiático acabou virando sede definitiva do torneio. Em 1981, o Brasil alcançou seu melhor resultado até então ao finalizar em terceiro, atrás de Cuba e da União Soviética, que chegou à terceira conquista em quatro edições.

Em 1985, os Estados Unidos, que no ano anterior faturam o ouro olímpico --bateram o Brasil na final--, quebraram a hegemonia soviética e foram campeões. Quatro anos depois, foi a vez de Cuba chegar ao título inédito, ficando a Itália em segundo.

A União Soviética daria a última aparição, antes da dissolução do país, em 1991, quando a FIVB antecipou a realização da Copa do Mundo, que passou a ser classificatória para os Jogos Olímpicos. Os soviéticos foram ouro, e Cuba, prata.

Em 1995, o Brasil voltou a figurar no pódio do torneio ao terminar em terceiro --mesmo resultado obtido em 1981--, atrás de Itália e Holanda. Em 1999, a vitória foi da Rússia. Cuba e Itália ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).