Folha Online Esporte Vôlei
Vôlei

Copa do Mundo Masculina - Regulamento

Classificação
A competição conta com a participação de 12 seleções --Brasil, Canadá, Coréia do Sul, China, Egito, Estados Unidos, França, Japão, Itália, Sérvia e Montenegro, Tunísia e Venezuela--, divididas em dois grupos.

Serão duas fases (com duas etapas em cada uma). Na primeira, cada seleção jogará contra os rivais do seu grupo. O Brasil, que está no B, enfrentará Coréia do Sul, França, Itália, Tunísia e Venezuela. No total, serão 30 jogos em cinco dias.

Na segunda, haverá o cruzamento entre as equipes das Chaves A e B. Serão disputados um total de 36 jogos, em seis dias. Integram o Grupo A Canadá, China, Estados Unidos, Egito, Japão e Sérvia e Montenegro.

Cada seleção jogará 11 partidas, e a equipe que somar o maior número de pontos ao final de todas as fases será a campeã. A vitória vale dois pontos, e a derrota, um. Os três primeiros colocados se classificam para a Olimpíada de Atenas-2004.
Critérios de desempate
Em caso de igualdade entre duas ou mais seleções, o primeiro critério de desempate para definição da posição é o set average, ou seja, a divisão do número total de sets vencidos pelo de sets perdidos durante o torneio.

Se o empate persistir, a vantagem será da seleção que tiver o maior quociente de pontos, ou seja, índice extraído através da divisão do número total de pontos feitos pelo número de pontos sofridos em todos os sets da competição.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).