Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

11ª Unctad em SP
13/06/2004

Eventos paralelos à reunião da Unctad

da Folha Online

1) Encontro do G77

Membros de 192 países em desenvolvimento se reuniram na sexta (11) e no sábado (12) para discutir estratégias de negociações com os países ricos. No encontro, que comemorou 40 anos do grupo, ficou decidido que o grupo vai tentar ressuscitar o SGPC (Sistema Global de Preferências Comerciais), um acordo firmado em 1989 e que estabelece um modelo de tarifas preferenciais para cerca de 40 países membros.

2) Encontro do G20

O G20 também representa os países em desenvolvimentos, porém, reúne os gigantes emergentes do comércio internacional, como o Brasil, a Índia e a África do Sul, seus líderes. Funciona como grupo de pressão para negociar o fim dos subsídios agrícolas dos países ricos, que tanto prejudica os países exportadores de matérias-primas. Em São Paulo, o G-20 se reuniu antes da conferência da Unctad para discutir a cooperação Sul-Sul e o destravamento da rodada de liberalização comercial da OMC (Organização Mundial do Comércio) iniciada em Doha, em 2001.

3) Reunião do Mercosul-UE

Países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, mais Bolívia e Chile) aproveitaram a reunião da Unctad para discutir mais uma vez um acordo de liberalização comercial com a União Européia. As negociações tentam estabelecer uma agenda para comércio com tarifa zero, mas esbarra nos subsídios agrícolas para os agricultores europeus.

4) Fórum da Sociedade Civil

O Fórum é um evento paralelo com a presença de ONGs e militantes anti-globalização que critica a reunião da Unctad.

O Fórum entregou um documento para o secretário-geral da ONU (Organização das Nacões Unidas), Kofi Annan, afirmando que a Unctad defende um modelo contraditório de globalização, que não reconhece a estagnação produzida a partir das negociações comerciais multilaterais da OMC.

5) Urbis 2004

Em sua terceira edição, a Urbis 2004 é uma feira internacional que debate políticas urbanas bem-sucedidas no mundo. Neste ano, a feira foi transferida para o Expo Center Norte em razão da 11ª reunião da Unctad no Anhembi, que havia sediado as duas edições anteriores da Urbis. Deverão participar mais de 20 mil pessoas e cem expositores. Entre os debatedores, estão a diretora-executiva do Habitat da ONU, Anna Tibaijuka, e Michael Cohen, da universidade New School, dos EUA.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).