Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Folhainvest 13º Salário e Previdência
29/11/2004

É cedo demais para otimismo, diz economista

LUCIANO MARTINS COSTA
Free lance para a Folha

O economista Cláudio Dedecca, coordenador do Cesit (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp) acha que a maioria das pessoas economicamente ativas vai adotar uma atitude cautelosa e evitar endividamento.

"Ainda não há sinais de grande impacto de aumento na massa de rendimentos", afirma, opinando que "o governo tem trabalhado objetivamente contra isso ao elevar a taxa de juros e frustrar a expectativa de crescimento da economia".

Dedecca aponta outros fatores para sua cautela: "A recuperação é puxada pelo setor externo e seus efeitos têm sido localizados; para que o comércio venda em dezembro, a indústria já deveria ter produzido a esta altura, e os indicadores industriais crescem a taxas positivas, mas em ritmo menor", acrescenta.

Segundo o coordenador do Cesit, nem as lideranças do comércio esperam uma explosão das vendas. "O número de novos empregos no comércio é baixo, comparado ao de anos anteriores; a oferta majoritária é de trabalho precário e a remuneração é menor do que a renda daqueles que foram demitidos nos últimos meses", conclui.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).