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28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Retrospectiva Guy Maddin

A obra do canadense Guy Maddin será objeto de uma retrospectiva na 28ª Mostra BR de Cinema, incluindo vários curtas e longas-metragens.

Natural de Winnipeg, no Estado de Manitoba, Maddin nasceu em 28 de fevereiro de 1956, filho de um técnico de hockey e de uma proprietária de um salão de beleza. Estudou Economia na Universidade de Winnipeg e trabalhou como caixa de banco e pintor de parede, antes de se dedicar ao cinema.

Na falta de um curso específico para cinema em sua região, Maddin começou a se interessar mais sobre filmes nas sessões de vídeos e filmes em 16 mm que fazia aos finais de semana com dois amigos, John Paizs e Steve Snyder.

Foi a partir daí que o diretor desenvolveu sua visão particular do ofício cinematográfico, explorando obsessivamente as imagens em preto-e-branco e a estética dos filmes de Murnau e Fritz Lang. Sua temática, que enfoca a natureza humana em seus aspectos bizarros e incomuns, rendeu-lhe uma comparação a David Lynch, ainda que baseada em uma análise superficial.

O universo de seus filmes, aparentemente fantástico, tem profundas ligações com fatos de sua história pessoal. Um de seus personagens, um pai cego de um olho, é uma alusão ao seu próprio pai, que, ainda bebê, teve um olho vazado por um broche aberto no colo da mãe. Um irmão que se suicidou quando Maddin era criança e um resfriado que evoluiu para uma doença neurológica --que provoca a sensação constante de friagem-- são outros dos elementos pitorescos de sua biografia recorrentes em sua obra.

O diretor canadense participou diversas vezes do Festival de Cinema de Toronto. Em 1990, "Archangel" foi premiado como melhor filme experimental do ano pela Associação de Críticos Canadenses. Dois anos depois, "Careful" abriu a seção Perspectiva Canadá. "The Heart of the World", que a princípio seria apenas um curta promocional do festival, acabou escolhido como o melhor filme entre todos, em 2000.

3 Sad Shorts

- "Sissy Boy Slap Party" (Canadá, 1995, 6’, preto e branco). Num harém de gays afetados, o guardião mais velho sai, deixando-os sozinhos. Aproveitando a ausência dele, os rapazes entregam-se à sua distração preferida: esbofetear-se uns aos outros, com cada vez mais força e energia.

- "Sombra Dolorosa" (Canadá, 2004, colorido). Viúva recente tenta impedir que a filha siga o destino do pai, enfrentando no ringue El Muerto --que é ninguém menos do que a própria morte encarnada, decidindo lutar ela contra. A filha tenta se suicidar, mas é salva por um bom samaritano bonitão. O rapaz a leva ao estádio onde se passa a luta a tempo de presenciar uma bizarra demonstração mística do poder da morte.

- "A Trip to the Orphanage" (Canadá, 2004, preto e branco). Enquanto uma cantora interpreta uma canção triste, a câmera mostra os portões de um orfanato, que serve como pano de fundo para as lembranças de alguém sobre a escassez de abraços em sua infância.

- "Cowards Bend the Knee" (Canadá, 2003, 60’, preto e branco). O jogador de hockey Guy, estrela dos Maroons de Winnipeg, bate com a cabeça e sofre amnésia. Sua namorada faz um aborto em uma clínica disfarçada de salão de cabeleireiro. A filha da dona do local deseja se vingar da mãe e do namorado pelo assassinato do pai. Exibido originalmente como instalação, era dividido em dez trechos de seis minutos que passavam, cada um, em pequenos buracos.

- "A Música Mais Triste do Mundo" (Canadá, 2003, 100’, colorido e preto e branco). Durante a Grande Depressão em Winnipeg, um concurso vai premiar a música mais triste do mundo com US$ 25 mil. Os irmãos Kent se inscrevem: Chester, produtor da Broadway, e Roderick, violoncelista que volta da guerra na Sérvia. A patrocinadora do concurso teve as pernas amputadas em um acidente causado pelo pai deles. Adaptado do roteiro original do escritor Kazuo Ishiguro, traz Isabella Rosselini e Maria de Medeiros no elenco.

- "Dracula: Páginas do Diário de uma Virgem" (Canadá, 2002, 73’, colorido e preto e branco). Transposição do clássico de Bram Stoker inspirada numa adaptação realizada pelo Royal Winnipeg Ballet. O ambiente gótico contextualiza a trama, que reconta a história do conde Drácula e inova usando intertítulos típicos do cinema mudo e cenas filmadas em super 8.

- "Fancy, Fancy Being Rich" (Canadá, 2002, 6’, preto e branco). Filme mudo e surreal baseado numa ópera kitsch sobre marinheiros bêbados que seduzem e raptam mulheres durante a noite.

- "It’s a Wonderful Life" (Canadá, 2001, 3’, preto e branco). Videoclipe produzido para o Sundance Channel's Sonic Cinema com a banda de rock americana Sparklehorse.

- "The Heart Of the World" (Canadá, 2000, 6’, preto e branco). Um de seus mais aclamados curtas-metragens, paródia dos filmes mudos de propaganda soviéticos. Prêmio de melhor filme experimental da National Society of Film Critics e Golden Gate no Festival de São Francisco.

- "Hospital Fragment" (Canadá, 1999, 3’, preto e branco). Série de fragmentos inspirados por "Tales From the Gimli Hospital" e com alguns dos atores do longa.

- "Crepúsculo das Ninfas de Gelo" (Canadá, 1997, 92’, colorido). Recém libertado, o prisioneiro político Peter Glahn --alusão ao personagem do escritor norueguês Knut Hamsun-- retorna para a fazenda da família. Ele descobre que o desejo que nutre por uma jovem mulher cresce à medida que presencia as loucuras amorosas dos que lhe cercam. Com Pascale Bussières e Shelley Duvall.

- "Odilon Redon or The Eye Like a Strange Balloon Mounts Toward Infinity" (Canadá, 1995, 5’, preto e branco). Pai e filho saem para um passeio na locomotiva da família e testemunham um acidente entre dois trens, do qual resgatam a única sobrevivente. Eles a levam para casa e passam a disputar sua afeição, realizando uma série de ações estranhas.

- "Cuidadoso" (Canadá, 1992, 100’, colorido). A trama gira em torno dos irmãos Johann e Grigorss, moradores da gelada Tolzbad. O primeiro é noivo, mas cultiva sentimentos peculiares pela própria mãe. Grigorss, recém-graduado na escola de mordomos, é admitido pelo misterioso Conde Knotgers e mais tarde descobre as verdadeiras intenções do patrão. Sátira sobre personagens com desejos reprimidos sob a estética do expressionismo alemão.

- "Archangel" (Canadá, 1990, 90’, preto e branco). Os moradores da pequena Archangel, na Rússia, parecem sofrer de amnésia e não se lembram do fim da Primeira Guerra Mundial, há três meses. Ao chegar lá, o soldado John Boles apaixona-se por Veronkha ao confundi-la com sua amada morta, Íris. Mas a moça é casada, embora não se lembre bem disso. Boles tenta recuperar a amada, a perna amputada e suas raízes.

- "Contos do Hospital Gimli" (Canadá, 1988, 72’, preto e branco). Primeiro longa-metragem do diretor canadense. Duas crianças vão ao hospital visitar a mãe, que está morrendo. Para entretê-las, a avó conta a fábula de Einar e Gunnar, dois homens em quarentena de varíola, que dividem um quarto no estranho hospital de Gimli. Isolados do mundo, à medida que se conhecem, descobrem que têm mais em comum do que pensam.

- "The Dead Father" (Canadá, 1986, 26’, preto e branco). Garoto identificado como "o filho" tenta ressuscitar o pai através de lembranças, fazendo com que o morto compareça a situações cotidianas. Primeiro filme do diretor.

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