Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

A

"A Arena da Morte" (Zihrat Ha'Rezach - The Arena of Murder)
País: Israel, 1996 (95 min)
Este documentário analisa as repercussões do assassinato do primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin, em novembro de 1995, em plena Tel Aviv, pelas mãos de um jovem radical judeu. Todo o país parou, atônito, para assistir às reportagens no rádio e na televisão sobre uma morte que mudou o destino de todo um povo. As incertezas sobre o futuro do país, as dificuldades do processo de paz com os palestinos e os demais vizinhos árabes e as memórias das guerras dos anos 60 e 70 são rediscutidas por algumas das personalidades mais proeminentes de Israel. Entre elas, estão a viúva do primeiro-ministro, Lea Rabin; um dos mais populares astros pop do país, Aviv Geffen; o ator Samuel Calderon, a atriz Dalit Kahan e o general Uri Simchoni, ex-comandante da divisão de pára-quedistas israelenses durante a guerra de 1973. O filme participou da 20a. (Retrospectiva Amos Gitai)

A Batalha de Argel (La Battaglia di Algeri)
País: Argélia/Itália, 1965 (117 min)
Direção: Gillo Pontecorvo
Roteiro: Gillo Pontecorvo, Franco Solinas
Fotografia: Marcello Gatti
Elenco: Brahim Haggiag, Jean Martin, Yacef Saadi, Samia Kerbash
Produção: Antonio Musu, Yacef Saadi
A guerra da Argélia pela sua independência da França é narrada pela trajetória de Ali, líder da Frente Argelina de Libertação Nacional (FLN), desde o momento em que ele se une à organização - quando ainda era um pequeno ladrão - até sua captura, juntamente com os últimos líderes do movimento, e, por fim, a execução de todos pelo governo francês. Banido por muitos anos na França e proibido no Brasil na época da ditadura militar, A Batalha de Argel conquistou o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Veneza de 1966 e, em 1969, quando foi lançado nos EUA, recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Direção e Melhor Roteiro original.

"A Caminho de Bagdá" (Em route to Badgad)
Direção: Simone Duarte
País: Brasil/EUA, 2004 (56 min)
A figura do embaixador brasileiro Sergio Vieira de Mello, morto num atentado à sede da ONU em Bagdá, em agosto de 2003, é recuperada através de uma série de entrevistas, realizadas em oito países. Quarenta pessoas que o conheceram recordam o trabalho feito por este diplomata, que lutava contra a burocracia e tinha esperança na renovação das Nações Unidas, com particular destaque para suas missões em países como Moçambique, onde ele morou dois anos, Camboja (onde ficou um ano) e o Timor Leste (seu endereço por dois anos e meio). O atentado que o matou no Iraque também marcou o fim de uma era de ajuda humanitária internacional e o começo de novas incertezas. (Mostra Brasil - Perspectiva)

"A Campo Traviesa" (Across Country)
Direção: Alberto Morais Foruria
Elenco: Jorge Luque, Susana Merino, Eduardo Jover, Jose Luis Sainz
País: Espanha, 2003 (20 min)
Duas histórias ocorrem no mesmo lugar em épocas radicalmente distintas. Uma dupla de soldados tem como missão entregar uma mensagem a uma mulher. Seis décadas mais tarde, dois catadores de papel, que vagam com uma carroça pela periferia de uma grande cidade, chegam à casa que foi o tão procurado destino dos dois militares. (Curta-metragem)

A Casa (Bayit)
País: Israel, 1980 (51 min)
Direção: Amos Gitai
Fotografia: Emanuel Aldama
Neste documentário produzido originalmente para a TV israelense, o cineasta Amos Gitai teve seu primeiro confronto com a censura, que proibiu a exibição do filme. O enredo acompanha as mudanças de propriedade de uma casa, originalmente pertencente a um médico palestino, em 1948. Nesse ano, ela foi requisitada pelo governo, que a declarou legalmente vaga. A partir daí, a casa é alugada por judeus argelinos, depois por um professor universitário israelense que se encarrega de reformá-la, transformando-a numa luxuosa mansão. Ao retratar essa situação, o cineasta oferece inúmeras possibilidades de compreensão do contexto do conflito entre árabes e judeus. O filme foi exibido em diversos festivais: Nantes (1981), Roterdã (1982), Berlim (1982) e na Jornada pela Liberdade de Expressão do Festival de Cannes de 1982. (Retrospectiva Amos Gitai)

"A Corporação" (The Corporation - The Corporation)
País: Canadá, 2003 (145 min)
Direção: Jennifer Abbott, Mark Achbar
Uma análise psiquiátrica das grandes corporações. Os autores chegam a conclusões polêmicas - que essas instituições compartilham uma série de características: interessam-se apenas por si mesmas, são manipuladoras e irresponsáveis, sofrem de falta de empatia e não têm capacidade de sentir remorso ou culpa. “Em outras palavras, as corporações são psicopatas”, afirmam os autores. O filme conta com depoimentos de 40 pessoas , como Noam Chomsky, o ex-presidente mundial da Shell, Mark Moody-Stuart; o ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Milton Friedman; e o documentarista vencedor do Oscar Michael Moore. (Competição - Novos Diretores)

"A Definição da Insanidade" (The Definition of Insanity)
País: EUA, 2004 (86 min)
Direção: Robert Margolis, Frank Matter
Elenco: Robert Margolis, Kelli K. Barnett, Derek Johnson, Amanda Key, Dylan Margolis
Acompanha-se a trajetória de Robert, um ator que sonha em conseguir um grande papel e fazer decolar sua carreira. Em sua obsessão, esforça-se para sobreviver num ambiente competitivo e freqüentemente brutal sem perceber o quanto esse jogo afeta as pessoas à sua volta. Como muitos artistas em busca da sobrevivência, ele se depara com algumas dúvidas existenciais: Quanto mais de sua vida pode sacrificar pela arte? Quanto tempo ainda terá de esperar? Quando se encontra com o legendário diretor Peter Bogdanovich, as questões são esclarecidas de uma maneira inesperada. Um filme tragicômico sobre sonhos, rituais diários, derrotas, humilhações, triunfos e otimismo sem explicação. Alguns consideram essa busca uma ilusão, outros enxergam nela o motor da vida. (Competição - Novos Diretores)

"A Delicada Arte de Estacionar" (The Delicate Art of Parking - The Delicate Art of Parking)
País: Canadá, 2003 (88 min)
Direção: Trent Carlson
Elenco: Andrew McNee, Diana Pavlovska, Dov Tiefenbach, Rob Bruner, Gladys McNab
Mais uma vez, o documentarista Loney Goosen teve seu carro rebocado. Com quase 3 mil dólares em multas por estacionar em locais proibidos, decide realizar um filme sobre a corrupção no departamento de trânsito. Não é difícil encontrar quem discurse contra o sistema. O problema está em fazer com que os guardas de trânsito se manifestem diante da câmera. As coisas ficam mais fáceis quando conhece Grant Parker, guarda apontado como abusivo no tratamento com o público, mas que acredita na verdade e na honra do ato de multar. Parker sempre fez do trabalho sua religião, até que o amigo e mentor Murray Schwartz entra em coma após um acidente de carro. Grant e Loney começam a vasculhar o passado de Murray e descobrem que até o guru dos guardas de trânsito tinha suas crises de fé no sistema. (Perspectiva Internacional)

"A Face Oculta da Lua" (La Face Cachée de la Lune - Far Side of the Moon)
País: Canadá, 2004 (105 min)
Direção: Robert Lepage
Elenco: Robert Lepage, Anne-Marie Cadieux, Marco Poulin, Céline Bonnier, Gregory Hlady, Érika Gagnon
Dois irmãos, Philippe e André, levam existências completamente à parte. Trabalhando à noite como operador de telemarketing, durante o dia Philippe só tem pensamentos para sua tese de doutorado, que gira em torno da filosofia da cultura científica e das motivações narcisísticas da exploração espacial. O irmão mais novo, André, é gay e trabalha como meteorologista de TV numa emissora local. A morte de sua mãe impõe uma necessidade de reaproximação aos dois, sempre diferentes e rivais em tudo. Mas a retomada de contato não tem como ser pacífica. Os dois discutem sobre a divisão dos bens e objetos deixados pela mãe, voltando à tona as memórias de sua infância. Para piorar, azedam-se as relações entre André e seu namorado Carl e reacende-se a mágoa entre Philippe e sua ex, Natalie. O clima de conflito nada pode ajudar a concentração de Philippe para escrever sua tese. Mais do que nunca, sua eterna preocupação em encontrar um sentido para o universo e descobrir qual o seu lugar dentro dele parecem essenciais. (Perspectiva Internacional)

"A Felicidade é Uma Canção Triste" (Le Bonheur c'est une chanson triste - Happiness is a Sad Song)
País: Canadá, 2003 (84 min)
Direção: François Delisle
Elenco: Anne-Marie Cadieux, Frédérick De Grandpré, Boucar Diouf, Micheline Lanctôt
Anne-Marie é uma jovem publicitária que decide dar um tempo do trabalho. Com uma câmera nas mãos, que achou num parque público, ela viaja por entre as ruas de Montreal perguntando às pessoas que cruzam seu caminho qual a idéia que fazem da felicidade. Em sua jornada, Anne se depara com um refugiado africano, um jovem com baixa auto-estima, um viciado em drogas, um chefe cínico e uma gama de outros indivíduos que têm de decidir na hora se vão ou não revelar seus pensamentos e intimidades para a câmera. As reflexões e pontos de vistas das pessoas que entrevista dão a Anne a chance de refletir sobre sua própria vida. (Competição - Novos Diretores)

"A Ferida" (La Blessure - The Wound)
País: França, 2004 (158 min)
Direção: Nicolas Klotz
Elenco: Noella Mobassa, Adama Moumbia, Matty Djambo, Ousman Diallo
Emigrado há um ano para a França e todo esse tempo sem receber notícias de sua mulher, Blandine, o congolês Papi recebe a notícia de que ela conseguiu vir de Kinshasa para juntar-se a ele. No aeroporto de Paris, ela já tem a medida de como será o tratamento na nova terra. Não consegue falar com o marido, depois é jogada violentamente dentro de uma van, para onde estão sendo arrastados os candidatos à deportação, que serão embarcados à força no próximo avião. Blandine acaba ferida nas pernas. Por conta disso, atrai a atenção de um funcionário do Ministério das Relações Exteriores, que lhe garante assistência médica e o encaminhamento de seu pedido de asilo. Esta interferência, porém, não garante o fim de seu martírio. Quando Blandine consegue finalmente reunir-se a Papi, descobre que tudo o que ele tem por moradia é um canto num acampamento insalubre e dotado de pouquíssimos recursos. A comida é pouca, a água deve ser buscada numa fonte perto de um cemitério. O dinheiro é quase nenhum. Ainda que não haja barreira lingüística, porque vêm de um país que também fala o francês, estes imigrantes não conseguem contornar os obstáculos levantados pela cor de sua pele e a monstruosa inoperância da burocracia. (Perspectiva Internacional)

"A Gralha Coralina" (The Unsteady Chough)
País: Inglaterra, 2004 (5 min)
Direção: Sam Leifer
O dr. Alberto Masi, da Universidade de Oxford, mostra a inexplicável diminuição do número de gralhas coralinas - raríssima espécie de ave de cor preta e bico vermelho - no Reino Unido. O especialista tenta levantar algumas possibilidades para o declínio da espécie. (Curta-metragem)

A Grande Sedução (La Grande Seduction)
País: Canadá, 2003 (108 min)
Direção: Jean-François Pouliot
Roteiro: Ken Scott
Fotografia: Allen Smith
Elenco: Bouchard, Dominic Michon-Dagenais, Guy-Daniel Tremblay, Nadia Drouin, Rita Lafontaine
Produção: Roger Frappier, Luc Vandal
A subsistência dos poucos habitantes da ilha de Sainte-Marie-La Mauderne sempre foi extraída da pesca. Mas, nos últimos anos, os peixes andam escassos e a população do local vive do auxílio-desemprego. O destino sorri para a pequena vila quando uma empresa de material plástico anuncia seu interesse em construir uma fábrica ali, com a única exigência de que haja um médico sempre de plantão no vilarejo. O problema é que ninguém acredita que algum doutor possa querer mudar-se para o meio do nada. A situação parece perdida até que Lewis, após um incidente em Montreal, vê-se em um bote rumo à ilha. Agora, toda a população da cidade vai se juntar para fazer com que o ilustre visitante considere Sainte-Marie-La Mauderne o melhor lugar para se morar. (Competição - Novos Diretores)

A Ilha
País: Malta, 2004 (5 min)
Direção: Kenneth Scicluna
Roteiro: Kenneth Scicluna
Um estrangeiro chega a Malta para tirar fotos de edifícios dilapidados. Ele fotografa ruínas e nota que elas são semelhantes às de Böcklin’s, a Ilha da Morte. Mas não demora muito a notar que os edifícios se desintegrando não são a única similaridade entre as duas ilhas. (Curta-metragem)

"A Jarra" (La Jarre - La Jarre)
País: França, 2004 (11 min)
Direção: Mohammed Ahed Bensouda
Ahmed tem 60 anos. Ele vive com sua família na pobreza. Ganha algum dinheiro graças à generosidade das pessoas. Toda manhã, põe uma jarra d’água em frente à sua casa, assim, as pessoa podem beber à vontade. Após sua morte, sua esposa assume a responsabilidade. Mas ela morre também. Mustafá, seu único filho, decide mudar essa realidade miserável. Ele escolhe uma nova maneira de viver. (Curta-metragem)

"A Mesma Velha Rotina" (Petite Routine - Same old Stuff)
País: França, 2004 (5 min)
Direção: Matthieu Van Eeckhout
O mundo dos negócios não é mais como antes. Competição, marketing e todos esses novos conceitos e tecnologias são realmente necessários para fazer um bom trabalho? Ou será que você pode fazer o melhor da mesma velha maneira? (Curta-metragem)

A Música Mais Triste do Mundo (The Saddest Music in the World)
País: Canadá, 2003 (100 min)
Direção: Guy Maddin
Roteiro: Guy Maddin, George Toles
Fotografia: Luc Montpeller
Elenco: Mark McKinney, Isabella Rosselini, Maria de Medeiros, David Fox
Produção: Atom Egoyan, Daniel Iron, Niv Fichman
Durante a Grande Depressão em Winnipeg, Canadá, a riquíssima Lady Port-Huntly anuncia uma competição internacional para descobrir a música mais triste do mundo. Músicos de todo o planeta correm para lá na esperança de ganhar os 25 mil dólares do prêmio. Os irmãos Kent decidem disputar o concurso. Chester, um produtor da Broadway, está convencido de que pode vencer com uma canção que mistura todos os tipos de jazz. Ele namora Narcissa, uma sonâmbula ninfomaníaca que é sua musa inspiradora. Roderick, irmão de Chester, é violoncelista e acaba de voltar da guerra na Sérvia. Está inconsolável, pois perdeu a mulher que amava. Mas a família guarda um segredo: o pai dos rapazes, Fyodor, foi responsável pelo acidente que fez Lady Port-Huntly, a financiadora do concurso, ter de amputar as duas pernas. Adaptado de um roteiro original do escritor Kazuo Ishiguro. (Retrospectiva Guy Maddin)

A Noiva da Síria (Hacala Hasurit)
País: Israel, 2004 (97 min)
Direção: Eran Riklis
Roteiro: Suha Arraf, Eran Riklis
Fotografia: Michael Wiesweg
Elenco: Hiam Abbass, Makram J. Khoury, Clara Khoury, Ashraf Barhoum, Eyad Sheety
Produção: Bettina Brokemper, Michael Eckelte, Antoine de Clermont-Tonnerre
Planejado para ser feliz, o dia do casamento de Mona tem tudo para tornar-se o mais triste de sua vida. A noiva sabe que, no momento em que cruzar a fronteira sírio-israelense para desposar o astro da TV síria, Tallel, provavelmente nunca mais obterá permissão para voltar. O que significa que não porá mais os pés em Majdal Shams, a maior vila drusa no território ocupado pelos israelenses nas Colinas de Golan, onde mora toda a sua família.
O enredo estrutura-se em torno das atribulações enfrentadas por todos os envolvidos com este casamento, dos dois lados da fronteira - com especial destaque para Amal, a irmã mais velha da noiva, uma mulher que esconde muitos segredos. Ao final de um longo dia, familiares, governantes e autoridades militares debatem-se num círculo vicioso de incertezas, presos nas armadilhas desta terra de ninguém. (Perspectiva Internacional)

"A Noiva das Trevas" (You Gou - Darkness Bride)
Direção: William Kwok
Elenco: Fang Jin, Tang Lu, Wu Jin, Gao Fei
País: Taiwan, 2003 (109 min)
A história se passa numa distante província chinesa, um lugar em que a modernidade e as crenças medievais chocam-se a todo instante. Um estranho triângulo amoroso forma-se entre Sissy, um rapaz autista, Qing Hua, sua noiva quase criança, e Chung Shen, amigo do peito dos dois. O caso entre Qing Hua e Chung Sheng vem a público quando o casal viola a chamada “tumba da virgem”, lugar onde morreu uma jovem perseguida por ladrões e estupradores. Ao voltarem ao convívio de Sissy, descobrem que ele adotou uma nova amiga, que é sósia perfeita da virgem morta. Um detalhe que só completa o clima fantasmagórico de um lugar onde corpos de jovens virgens são vendidos para servirem de esposas no além a rapazes que morreram solteiros. Num clima sinistramente romântico, em que nenhum amante consegue manter o amado por muito tempo, Qing Hua obstina-se, porém, em proteger seus dois homens de sua rival sobrenatural. (Competição-Novos Diretores)

"A Oitava Cor do Arco-Íris" (A Oitava Cor do Arco-Íris - The Eighth Colour of the Rainbow)
País: Brasil, 2004 (80 min)
Direção: Amauri Tangará
Elenco: Diego Borges, Pretinha
Na pequena Vila de Nossa Senhora da Guia, no município de Cuiabá, vive o menino Joãozinho, criado por sua avó, dona Didinha. Ela o adotou depois que seu pai desapareceu num garimpo em Poconé e sua mãe foi parar numa bordel em Várzea Grande. Muito adoentada e sem poder caminhar, a velha Didinha sustenta o neto com a mísera aposentadoria que recebe e o leite de uma cabrita de estimação. Numa noite, Joãozinho desperta com as orações da avó, que de frente para um velho oratório, pede a Deus que a leve embora, pois já não suporta as dores causadas pela doença e a falta de dinheiro para comprar remédios. Ao ouvir isso, Joãozinho toma uma importante decisão: vender a cabrita e com o dinheiro comprar os remédios de que sua avó necessita. Assim, escondido dela, sai pela vila da Guia e depois por Cuiabá tentando vender o animal. Em suas andanças, descobre a nova e a antiga arquitetura da capital, personalidades da vida cultural e política e o lado bom e ruim da cidade. (Mostra Brasil - Competição)

"A Paisagem Que Flutua" (Lian Zhi Feng Jing The Floating Landscape)
País: Hong Kong, 2003 (104 min)
Direção: Lai Miu-suet
A bela Maan é assombrada pela morte do namorado, o pintor Sam, que sucumbiu a uma doença incurável. Relutante em aceitar a nova vida, a jovem viaja para Qingdao, na China, em busca de uma paisagem descrita pelo amado pouco antes de sua morte e registrada em um de seus quadros. Ali, Maan conhece Lit, um jovem carteiro que se dispõe a ajudá-la. Aos poucos, eles vão descobrindo afinidades e se aproximam. Mas a moça reluta em entregar-se ao novo relacionamento para viver de memórias passadas. (Competição Novos Diretores)

A Paz (Spokój)
País: Polônia, 1976 (82 min)
Direção: Krzysztof Kieslowski
Roteiro: Krzysztof Kieslowski
Fotografia: Jacek Petrycki
Elenco: Jerzy Stuhr, Izabella Olszewska, Jerzy Trela, Michal Szulkiewicz
Produção: Zbigniew Romantowski
Gralak é um jovem de vinte e poucos anos que acaba de deixar a prisão, onde cumpriu pena de três anos. Seu único desejo agora é uma vida simples, um trabalho, esposa e filhos e um pouco de paz. Encontra um emprego e conquista o carinho dos colegas e o respeito do chefe. Também se apaixona por uma garota e se casa. Tudo vai bem até o suspeito roubo de materiais de construção da empresa para a qual trabalha. O chefe, envolvido no golpe, vê no rapaz Gralak um cúmplice em potencial e faz um trato com ele. É o fim da paz de Gralak, que se vê em meio ao conflito entre os colegas e o patrão corrupto. Baseado no romance de Lech Borski. (Especiais)

A Pessoa é Para o que Nasce
País: Brasil, 2003 (84 min)
Direção: Roberto Berliner
Roteiro: Maurício Lissovsky
Fotografia: Jacques Cheuiche
Produção: Renato Pereira, Rodrigo Letier, Paola Vieira
São irmãs. São três. São cegas. Unidas por esta peripécia incomum do destino, elas viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil, numa das regiões mais pobres do país. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela as curiosas estratégias de sobrevivência da qual participam parentes e vizinhos. Mergulha em sua história, flagrando uma trama complexa de amor e morte, miséria e arte. E acompanha, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades. Um filme em que diretor e personagens confrontam-se com os laços que surgem entre eles. (Competição Nacional)

A Prostituta e a Baleia (La Puta y La Ballena)
País: Argentina, 2004 (120 min)
Direção: Luis Puenzo
Roteiro: Luis Puenzo, Lucía Puenzo, Angeles Gonzales-Sinde
Fotografia: José Luis Alcaine
Elenco: Leonardo Sbaraglia, Aitana Sánchez Gijón, Pep Munné, Mercè Llorens, Martín Caloni, Pompeyo Audivert
Produção: José María Gonzales, Pablo Bossi, Luis Puenzo
Vera, uma escritora espanhola, está se separando do marido. Para tirar sua cabeça desta situação, ela aceita escrever uma série de textos para servir de complemento às fotografias de um argentino morto durante a Guerra Civil Espanhola. Na tentativa de revelar alguns mistérios dessa história, como a razão pela qual uma baleia encalhou por duas vezes na mesma praia ou as condições que impulsionaram uma prostituta a viajar atrás de um fotógrafo, Vera abandona Madri e segue rumo à Patagônia argentina. Durante a viagem, a escritora é obrigada a submeter-se a uma mastectomia. Ao mesmo tempo, relaciona-se com um desconhecido na mesma cama de bordel em que os personagens do seu livro juraram não se apaixonarem nunca e tenta reconciliar-se com o passado. (Perspectiva Internacional)

"A Queda da Casa de Usher" (La Chute de La Maison Usher)
Direção: Jean Epstein
Elenco: Jean Debucourt, Marguerite Gance, Charles Lamy, Fournez-Goffard
País: França/EUA, 1928 (63 min)
A música eletrônica encontra o cinema mudo nessa projeção especial do clássico do diretor Jean Epstein, que transpõe ao cinema, com ajuda de Luis Buñuel, o conto escrito em 1839 pelo escritor americano Edgar Allan Poe. A iniciativa se chama Ciné-Live e foi idealizada pelo DJ e produtor francês de electro Joakim. Ele criou o projeto com o intuito de divulgar seu mais recente trabalho, o álbum Fantômes, mediante o uso de um laptop e sintetizadores. A trilha sonora acompanha a peregrinação de Allan em busca da casa de Lorde Roderick Usher, que vive isolado numa casa velha, onde mora com a esposa moribunda e o médico da família. Ao chegar, ele encontra o amigo tentando obstinadamente preservar a beleza da mulher em um retrato em tela. Após a morte de Madeleine, a casa de Usher é tomada por uma série de fatos insólitos e misteriosos. Epstein se inspira em quadros de pintores alemães, como Caspar David Friedrich, para recriar com extrema competência o universo mórbido e o clima opressivo da obra de Poe. Os longos travellings e a montagem cuidadosa, com alguns movimentos de câmera lenta, ilustram de maneira definitiva as teorias do cineasta sobre o tempo no cinema. Joakim encara um desafio ao contribuir para o clima dessa que é considerada a obra-prima de Epstein. (Especial)

"A Sociedade de Jesus" (Druzba Isusova - The Society of Jesus)
País: Croácia, 2004 (95 min)
Direção: Silvije Petranovic
Elenco: Leona Paraminski, Milan Plestina, Ivica Vidovic
Na metade do século 17, os jesuítas propagam sua doutrina pela Europa central. O padre Had serve à Sociedade de Jesus com dedicação e fervor. É a ferramenta ideal nas mãos dos superiores da entidade, cujos objetivos pessoais giram em torno do castelo da região. O sacerdote também é confessor particular de uma das moradoras do castelo, a bela condessa Maria. Aos poucos, o charme, a inteligência e a energia da moça vão se tornando tentação constante para Had, que se vê diante da dificuldade em manter o voto sagrado da castidade e da obrigação de concretizar os planos dos superiores da Sociedade de Jesus. Baseado no livro homônimo de Jiri Sotola. (Competição Novos Diretores)

A Subida da Maré (Quand la Mer Monte)
País: França, 2004 (90 min)
Direção: Gilles Porte, Yolande Moreau
Fotografia: Gilles Porte
Elenco: Yolande Moreau, Wim Willaert, Bouli Lanners, Vincent Mahieu, Olivier Gourmet
Produção: Humbert Balsam, Catherine Burniaux
A performática Irene viaja pelo norte da França, apresentando seu número solo, “Negócio Sujo”. No caminho, ela encontra Dries, que exerce a original profissão de carregador de gigantes de desfiles de Carnaval, e começa um romance que mostra coincidências incríveis com o número que ela interpreta no palco. A vida imita a arte mas é bem mais inusitada. (Competição - Novos Diretores)

"A Vida é Um Milagre" (Zivot Je Cudo - Life is a Miracle)
País: Iugoslávia/França, 2004 (154 min)
Direção: Emir Kusturica
Elenco: Slavko Stimac, Natasa Solak, Vesna Trivalic, Aleksandar Bercek, Vuk Kostic, Nikola Kojo, Branislav Lalevic
Bósnia, 1992. Luka é um engenheiro sérvio que se mudou para uma pequena cidade no meio do nada, levando consigo a esposa cantora de ópera, Jadranka, e o filho do casal, Milos. O homem trabalha na construção de uma ferrovia que visa transformar a região em um paraíso turístico. Totalmente imerso no projeto, Luka segue ignorando os rumores de uma iminente guerra no país. Quando explode o conflito, sua vida sofre uma reviravolta sem precedentes. A mulher abandona-o por outro homem e o filho é convocado para lutar no front. Munido de seu característico otimismo, ele espera pelo retorno da família, porém Jadranka já está muito longe e Milos foi capturado pelas tropas inimigas. Para piorar a situação, Luka é nomeado pelo exército sérvio como guardião de Sabaha, uma refém muçulmana por quem acaba se apaixonando. Mas a jovem mulher já tem destino certo: será usada como moeda no resgate de outro refém: seu filho Milos. O coração de Luka não poderia estar mais dividido. (Perspectiva Internacional)

"A Volta do Gato" (Neko no Ongaeshi - The Cat Returns)
País: Japão, 2002 (75 min)
Direção: Hiroyuki Morita
Animação que narra as aventuras e desventuras de Haru, típica adolescente japonesa que salva um gato prestes a ser atropelado por um caminhão. O gato agradece a garota falando como se fosse um humano e vai embora. Mais tarde, um grupo de gatos, acompanhados do Rei do Gatos, aparece para agradecer a Haru por salvar o príncipe do Reino. O rei pede a todos os gatos que presenteiem a garota como prova de gratidão. É aí que a aventura começa. Haru não sabe, mas o rei tem outros planos, como torná-la a esposa de seu filho. Para resolver este mal-entendido, ela busca ajuda do Baron e seu hilário companheiro Muta (ambos também gatos), que tentaram livrá-la deste terrível engano. (Competição - Novos Diretores)

"Abacaxi" (Ananas - Pineapple)
País: França, 1984 (76 min)
Direção: Amos Gitai
“Um dia, abrindo minha geladeira, examinei de perto uma lata de abacaxi. Ela tinha sido fabricada nas Filipinas, ‘Packaged in Honolulu’, ‘Distributed in San Francisco’. Era uma ilustração concreta da economia das multinacionais”. Assim o cineasta Amos Gitai descreve a situação que o interessou em realizar este documentário que explora as várias facetas da produção e industrialização de uma das mais populares frutas tropicais. Conta-se a história da fruta, conhecida pelos europeus a partir da descoberta da América por Cristóvão Colombo, no século XV, difundindo-se mundialmente seu consumo pelos comerciantes portugueses, espanhóis e ingleses. O filme focaliza aspectos curiosos, como o alto consumo per capita da fruta em países não-produtores, como os EUA e o Japão. Mostra, igualmente, os modernos métodos de processamento do abacaxi, a partir de uma empresa pioneira na Austrália, divisões de empacotamento no Havaí e plantações nas Filipinas. (Retrospectiva Amos Gitai)

ABC África
País: Irã/França, 2001 (84 min)
Direção: Abbas Kiarostami
O filme rendeu algumas experiências inéditas na vida do consagrado diretor iraniano Abbas Kiarostami. Pela primeira vez ele filmou fora do Irã e utilizou câmeras e tecnologia digitais. O diretor viu ainda modificada toda a visão que tinha da África. “Honestamente, eu não tinha nenhum conhecimento sobre o continente africano além daquele que recebia pela mídia, mas devo acrescentar que esse conhecimento foi totalmente transformado depois dessa experiência”, diz o cineasta. Tudo começou em abril de 2000, quando Kiarostami viajou para Kampala (Uganda) a convite do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD), associação humanitária mantida pela ONU. Durante dez dias filmou as histórias de centenas de crianças e adolescentes, todos órfãos, cujos pais foram vítimas da Aids, doença que já deixou 1,6 milhão de órfãos no país. O convite era para que registrasse a ação da Uweso (Uganda Women’s Effort to Save Orphans), uma associação de mulheres ugandenses que trabalha para a salvação de centenas de milhares de órfãos da Aids no país. O registro rendeu um documentário tocante, repleto de risos e lágrimas e marcado por desilusões e esperanças. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

Abrigo (Shelter)
País: EUA, 2004 (80 min)
Direção: Benno Schoberth
Roteiro: Benno Schoberth
Fotografia: Brian Nisbett
Elenco: Ray Santiago (Ray), John Rafael Peralta (Spider), Marilyn Soto Santiago (Maria)
Produção: Lynn Cassaniti
Depois da morte de sua mãe, Ray, um introspectivo rapaz de 16 anos, se desespera e pede ajuda à problemática Maria, a vizinha viciada em drogas que tenta esconder uma gravidez indesejada. Ela ajuda Ray a encontrar seu irmão mais velho, Spider. Mas este logo vê que o irmão adolescente é uma responsabilidade maior do que pode suportar. Quando Maria é expulsa do apartamento em que mora, vai atrás de Spider e descobre que ele, num ato de desespero, abandonou Ray. Os dois saem em busca do rapaz e o encontram perdido e assustado numa quadra deserta da Times Square. Eles roubam um carro e cruzam a noite vazia até amanhecerem numa praia deserta. Sem ter para onde ir, invadem uma casa de veraneio vazia e, distantes do passado decadente, tentam dar forma a uma nova vida, no conforto e segurança de uma estrutura familiar que nunca tiveram. Mas o mundo de faz-de-conta não dura muito. O ciúme desponta e a “família dos sonhos” começa a ruir. (Perspectiva Internacional)

"Adão e Eva" (Adán y Eva - Adam & Eve)
País: México, 2004 (100 min)
Direção: Ivan Ávila Dueñas
Elenco: Diana Lein, Junior Paulino, Raúl Adalib, Marta Riveros
Adão e Eva viviam tranqüilamente no Jardim de Éden, mas lá também havia uma Serpente astuta que conseguiu convencê-los a provarem da fruta proibida. Como desobedeceram às ordens divinas, o Todo-Poderoso ficou fulo da vida e os expulsou do Paraíso. Mas o castigo foi bem pior do que o descrito na Bíblia: eles também foram condenados à imortalidade, atravessando os séculos infinita e tediosamente. Hoje, vagam pelas ruas da Cidade do México e não agüentam mais viver. (Competição - Novos Diretores)

Ágata e a Tempestade ("Agata e la Tempesta")
País: Itália/Suíça/Inglaterra, 2004 (118 min)
Direção: Silvio Soldini
Roteiro: Silvio Soldini, Doriana Leondeff e Francesco Piccolo
Fotografia: Arnaldo Catinari
Elenco: Licia Maglietta, Giuseppe Batiston, Emilio Solfrizzi, Marina Massironi, Cláudio Santamaria
Produção: Roberto Cicutto, Luigi Musini e Tiziana Soudani
Um clima surreal percorre a vida de Ágata (Licia Maglietta, de Pão e Tulipas) uma dona de livraria em Gênova capaz de prescrever livros aos clientes como remédios. Dona de uma intensa energia, não só no sentido abstrato, ela é capaz de literalmente provocar curto-circuitos e queimar lâmpadas de casas e automóveis à sua passagem. Uma personalidade assim candente põe a seus pés homens como Nico, seu namorado 13 anos mais jovem do que ela, e também o irmão gêmeo dele, o que provoca algumas confusões. O clima de perplexidade se completa quando Ágata descobre que Gustavo, que sempre pensou que era seu irmão, na verdade é irmão de outra pessoa, o vendedor-viajante Romeo. Neste clima de ambigüidade e redescoberta de tudo, Ágata põe à prova seus conceitos e sua atitude diante da vida. (Perspectiva Internacional)

"Agnes e Seus Irmãos" (Agnes Und Seine Brüder)
País: Alemanha, 2004 (116 min)
Direção: Oskar Roehler
Elenco: Martin Weiss, Moritz Bleibtreu, Herbert Knaup, Katja Riemann, Tom Schilling, Susan Anbeh
Agnes não teria nada em comum com os dois irmãos, não fosse o pai velho e excêntrico, os sérios problemas de relacionamento e uma considerável possibilidade de essas duas coisas estarem intimamente conectadas. Hans-Jörg esconde a frustração sexual atrás de uma aparência de bibliotecário submisso. Reuniões de viciados em sexo não parecem conter sua compulsão por masturbação nem seu bizarro comportamento diante das mulheres. Já Werner é um pouco mais bem-sucedido do que o irmão, embora não possua tanta desenvoltura diante da família quanto demonstra em debates políticos. Os momentos em que passa na bela casa no subúrbio da cidade são divididos entre as brigas com a esposa e os desentendimentos com o filho adolescente. Só que Agnes submeteu-se a uma cirurgia para mudança de sexo, mas se vê constantemente assombrada pela excessiva nostalgia que nutre pelo passado como homem. Apesar de seus esforços, ela não consegue se ajustar totalmente ao perfil de dona de casa tão exigido pelo namorado autoritário. O filme ressalta como a busca diária por sexo, amor e compreensão conduz as pessoas a um estado tal de tensão que pode levá-las a explodir a qualquer momento. (Perspectiva Internacional)

Água Fria
País: Portugal, 2004 (5 min)
Direção: Teresa Villaverde
Roteiro: Teresa Villaverde
Há alguém no mundo que tenha escolhido seu país natal? Há quem more na fronteira podendo assim esticar o braço para cruzá-la a outro país. Mas para quê, a propósito, serve uma fronteira? Este segmento foi feito a partir de imagens que vemos diariamente na televisão e que passam por nossos olhos como se não fossem nada. Elas foram reutilizadas, remontadas e exibidas em velocidade muito menor para serem, assim, apreendidas e compreendidas. (Visões da Europa)

Alexandria...Nova York (Alexandrie...New York)
País: Egito/França, 2004 (128 min)
Direção: Youssef Chahine
Roteiro: Youssef Chahine, Khaled Youssef
Fotografia: Ramses Marzouk
Elenco: Mahmoud Hemida, Ahmed Yehia, Youssra, Lebleba, Hala Sedki
Produção: Humbert Balsam, Gabriel Khoury, Marianne Khoury
Um cineasta egípcio, Yehia, viaja para os EUA para receber uma homenagem e reencontra seu primeiro amor, Ginger. O reencontro desencadeia memórias de anos atrás, quando os dois tinham 19 anos de idade, eram alunos do curso de teatro da Pasadena Playhouse e o Sonho Americano dava o tom do século XX. Quarenta anos depois, eles estão juntos novamente mas nada mais é como antes. Yehia descobre também que é pai de um rapaz americano. Desenvolvendo uma história em que os protagonistas cantam, dançam, riem e choram, o cineasta egípcio Youssef Chahine reavalia seu passado e sua relação ambivalente com os EUA. (Perspectiva Internacional)

Alice
País: França, 2002 (48 min)
Direção: Sylvie Ballyot
A complicada e traumática relação entre as duas irmãs acaba desencadeando um tortuoso caminho existencial. Alice é uma mulher de 20 anos que está prestes a separar-se da irmã Manon, o grande amor de sua vida. Carente, conhece Elsa e, com ela, revive seu amor pela irmã. As realidades de confundem, o passado e o presente, o imaginário com o real. As conseqüências do incesto e o sofrimento do primeiro amor. (Perspectiva Internacional)

"Alice e Eu" (Alice et Moi)
País: Bélgica, 2004 (19 min)
Direção: Micha Wald
Elenco: Vincent Lecuyer, Bella Wajnberg, Gita Spiegel, Martha Mora, Sofia Archaval
Simon foi incumbido de levar a tia Mala e mais duas amigas dela à praia. No meio do caminho, ele recebe o telefonema da namorada Alice e a conversa se transforma em uma discussão. As três senhoras, sendo todas já avós e judias, intervêm na briga mas isso só piora a situação de Simon.

Alila
País: Israel/França, 2003 (121 min)
Direção: Amos Gitai
Elenco: Yaël Abecassis, Uri Klauzner, Hanna Laslo,Ronit Elkabetz, Amos Lavie, Lupo Berkowitch
Num condomínio entre Tel Aviv e Jaffa, o velho Schwartz leva uma vida tranqüila e se dá bem com os vizinhos. A jovem Philippine vem regularmente cuidar dele. Mas a paz do lugar está ameaçada. O engenheiro Ezra e a ex-mulher Mali têm problemas com o filho Eyal, que desertou do exército e não manda notícias há algum tempo. Um jovem tenente, Hezi, aluga um dos apartamentos para sua amante, Gabi, a melhor amiga de Mali. O casal faz sexo de maneira barulhenta e incomoda Schwartz. A situação fica insustentável quando novos moradores começam a construir uma casa no jardim. A partir daí, Schwartz tenta remover os invasores. Enquanto isso, Ezra procura desesperadamente o filho pela cidade. Nem a ex-mulher nem Ilan, a nova companheira, são capazes de acalmá-lo. Incursão do diretor Amos Gitai no gênero comédia dramática depois da recente trilogia de forte conteúdo político e religioso formada por Kedma (26ª Mostra), O Dia do Perdão e Kadosh - Laços Sagrados (23a. Mostra). (Retrospectiva Amos Gitai)

Amanhecer (Om jag vänder mig om)
País: Suécia, 2003 (115 min)
Direção: Björn Runge
Roteiro: Björn Runge
Fotografia: Ulf Brantas
Elenco: Leif Andrée, Pernilla August, Jan Coster, Jacob Eklund
Produção: Clas Gunnarsson
Um dia na vida de um grupo de pessoas. Algumas se conhecem, outras não, mas ao final dessas 24 horas, nenhuma delas poderá continuar vivendo exatamente como antes. Rickard é um cirurgião muito bem-sucedido que dá como certa sua promoção até ser barrado por ter colocado em risco a vida de alguns pacientes. Ao mesmo tempo, descobre que sua amante está grávida. Enquanto isso, Agnes, sua mulher, prepara a mudança da família, sem saber que o novo emprego não deu certo. Anita é uma mulher divorciada que sobrevive do tráfico de drogas e alimenta um surdo rancor contra o ex-marido, por tê-la trocado por uma esposa bem mais jovem do que ela e pelo fato de o novo casal ter ficado morando naquela que era sua casa. Anders é um pedreiro que trabalha dia e noite para manter o padrão de vida da mulher e da filha, uma situação que o está levando a tornar-se gradativamente um estranho na vida das duas. Num jantar na casa do cirurgião, as emoções mal-disfarçadas virão à tona, arrancando pouco a pouco as máscaras de cada um dos convidados.

Amélia
País: Canadá, 2004 (60 min)
Direção: Édouard Lock
Roteiro: Édouard Lock
Fotografia: André Turpin
Elenco: Andrea Boardman, Nancy Crowley, Mistaya, Hemingway, Keir Knight, Chung Hong Li
Produção: Mr. Pierre Touchette
O coreógrafo Édouard Lock leva às telas a sua famosa companhia de dança, a La La Human Steps, de Montreal, propondo um desafio à percepção visual do espectador com singulares efeitos luminosos, movimentos de câmera e coreografias intrincadas. Todo o virtuosismo da premiada companhia é mostrado de seu ponto de vista técnico, minimalista e priorizando cada movimento, tudo sob a luz delicada do fotógrafo André Tupin. A câmera interage com os movimentos dos dançarinos, focalizando o detalhe e o todo, na tentativa de levar ao espectador uma percepção mais íntima da dança. Lock faz questão de ressaltar que não se trata de uma adaptação de um espetáculo de dança, mas uma visão inteiramente nova sobre ele. (Perspectiva Internacional)

Amor em Pensamentos (Was nützt die Liebe in Gedanken)
País: Alemanha, 2004 (88 min)
Direção: Achim von Borries
Roteiro: Hendrik Handloegten, Annette Hess
Fotografia: Jutta Pohlmann
Elenco: Daniel Brühl, August Diehl, Anna Maria Mühe, Thure Lindhardt, Jana Pallaske
Produção: Stefan Arndt, Christophe Mazodier
Guenther e Paul são dois jovens convencidos de que a vida deve ser vivida no limite e sem regras, o que também vale para o amor. Junto com Hilde, irmã de Guenther, eles vão passar um fim de semana numa casa de campo. Paul fica fascinado por Hilde e se apaixona instantaneamente. Em princípio, ela parece também estar sentindo o mesmo por ele. Mas Hilde, há algum tempo, vem se encontrando secretamente com um rapaz chamado Hans, ex-amante de Guenther. Os três promovem uma festa nos jardins da casa e convidam um grupo de amigos. Surpreendentemente, Hans aparece e provoca uma verdadeira reviravolta nas emoções de todos. Fora de controle e inebriados pelo álcool e as drogas, os quatro protagonistas caminham para um desfecho trágico. (Competição - Novos Diretores)

Ana Mora em Marghera
País: Itália, 2004 (5 min)
Direção: Francesca Comencini
Um dia na vida de Anna, uma jovem estudante italiana de 26 anos. Ela vive em Porto Marghera, um lugar onde em cada casa há uma notificação alertando às pessoas para se trancarem quando ouvirem uma sirene. Uma cidade em que duas gerações lutam contra uma indústria petroquímica localizada perto de Veneza, um dos lugares mais bonitos da Terra.

"Andando na Lua" (Mondspaziergang)
Direção: Jutta Schünemann
País: Alemanha, 2004 (5 min)
Animação na qual um pequeno homem e seu cão observam a lua durante uma caminhada à noite. Com a intenção de alcançá-la, o homem apanha uma escada e tenta subir, mas a lua perde o equilíbrio e cai sobre a terra. (Curta-metragem)

"Antes do Pôr-Do-Sol" (Before Sunset - Before Sunset)
Direção: Richard Linklater
País: EUA, 2004 (80 min)
Nove anos depois, os personagens de Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995) estão de volta. Jesse e Celine se conheceram por acaso em uma viagem de trem que ia de Budapeste a Viena, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Agora, eles se reencontram novamente por acaso. Ele é agora um conhecido escritor e vai a Paris para lançar a versão em francês de seu novo livro, enquanto ela trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente na capital francesa. Os dois decidem tomar um café juntos e passear pela cidade antes de se separarem novamente. Seus diálogos percorrem desde trivialidades até questões filosóficas profundas. (Perspectiva Internacional)

"Apenas Um Beijo" (Ae Fond Kiss - Just a Kiss)
País: Inglaterra/Itália/Alemanha/Espanha, 2003 (103 min)
Direção: Ken Loach
Elenco: Atta Yaqub, Eva Birthistle, Shamshad Akhatar, Ghizala Avan, Gerard Kelly
Produção: Rebecca O’Brien, Ulrich Felsberg
Casim Khan é um DJ de sucesso, que anima as festas mais animadas de Glasgow e sonha comprar sua própria casa noturna. Seus pais, paquistaneses e muçulmanos devotos, planejam o casamento do filho com uma prima que está para chegar à Escócia, mantendo, assim, intactas os costumes e a tradição. Contrariando os planos, Casim apaixona-se por uma jovem européia e católica, Roisim, professora na escola de sua irmã, Tahara. Assim que o namoro se torna público, o assunto vira escândalo, dando margem ao choque de culturas e personalidades em ambas comunidades. (Perspectiva Internacional)

"Apertando o Nó" (Tying the Knot)
País: EUA, 2004 (87 min)
Direção: Jim de Sève
Análise contundente da guerra entre a comunidade gay norte-americana e aqueles que insistem em lhe negar o direito à legalização do matrimônio. Uma das histórias é a da policial Lois Marrero e sua companheira Mickie. Depois de 13 anos de união, Lois morre num tiroteio durante um assalto a banco. Mickie, a princípio, é até tolerada pela família da policial, mas quando resolve reivindicar seu direito a uma pensão do departamento de polícia, a irmã de Lois, Brenda, intervém e garante que a pensão seja paga à família. Outro caso é o de Sam, um rancheiro de Oklahoma que perde seu companheiro de 25 anos e tem de enfrentar os primos do cônjuge que tentam expulsá-lo do lugar onde vive há anos. A produção também faz um levantamento histórico dos movimentos ativistas gays e suas conquistas ao longo dos anos, chegando à atual situação de recrudescimento da direita americana que tentar revogar direitos conquistados há décadas. (Competição - Novos Diretores)

Arcanjo
País: Canadá, 1990 (90 min)
Direção: Guy Maddin
Roteiro: Guy Maddin, George Toles
Fotografia: Guy Maddin
Elenco: Kyle McCulloch, Kathy Marykuca, Sarah Neville, Ari Cohen, Michael Gottli
Produção: Andre Bennett, Greg Klymkiw, Tracy Traeger
Muitos dos personagens recorrentes na obra do diretor canadense juntam-se nesse estranho drama, ambientado no norte da Rússia no inverno de 1919. A pequena cidade de Archangel, repleta de torres com abóbadas e habitada por gente bastante estranha, recebe um grupo de hóspedes durante o avanço bolchevique. Os moradores do local parecem sofrer de amnésia e, por conta disso, não se lembram do fim da I Guerra Mundial ocorrido há três meses. O soldado John Boles está no centro desta narrativa circular. Ao chegar à cidade, apaixona-se imediatamente por Veronkha ao confundi-la com sua amada morta, Íris. Mas a moça já é casada com o veterano de guerra Philbin, embora não se lembre muito bem disso. Ali, Boles tenta recuperar a amada Íris, a perna amputada e as próprias raízes. Arcanjo ganhou o prêmio de melhor filme experimental pela Associação de Críticos Canadenses. (Retrospectiva Guy Maddin)

As Muxicas
País: Espanha, 2002 (18 min)
Direção: Carlos Alberto Alonso
Elenco: Fely Manzano, Antonio Lagares, Manuel Lourenzo
Na região da Galícia, em meados dos anos 20, um casal de idosos vive longe da civilização, em uma humilde casa no meio do nada. Certo dia, o homem decide cavar um buraco com o intuito de enterrar a esposa ali quando ela morrer. E nada é capaz de tirar essa idéia de sua cabeça. (Curta-metragem)

"As Últimas Horas de Che" (Le Ultime Ore del Che)
País: Itália, 2003 (60 min)
Direção: Romano Scavolini
Elenco: Gen. Gary Prado, Gen. Jaime Niño de Guzman, Gen. Fernando Arana Serrudo, Col. Ayoroa, Froilan Gonzalez, Julia Cortez, Jorge Quiroga, Irma Rosado, Policarpio Cortez
Documentário investigativo que busca a verdade sobre o assassinato de Ernesto "Che" Guevara na Bolívia, cometido entre 8 e 9 de outubro de 1967. Na época, a primeira versão divulgada sobre a captura do guerrilheiro dava conta de que Che havia sido descoberto e preso por um agente da CIA chamado Felix Rodriguez, um cubano conhecido apenas por Félix. Na verdade, o verdadeiro responsável pela prisão de Guevara foi o capitão Gary Prado, comandante de um pelotão de elite boliviano que cercou Che e seus homens na localidade de Quebrada Del Churro. O filme traz imagens inéditas de arquivo e entrevistas com testemunhas da época, como a professora Julia Cortez, única pessoa a falar com Che em suas últimas horas de vida, e o próprio Gary Prado, hoje um general aposentado. (Perspectiva Internacional)

"Através das Oliveiras" (Zire Darakhatan Zeyton)
País: Irã/França, 1994 (103 min)
Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Hossein Rezai, Mohamad Ali Keshavarz, Tahereh Ladania, Farhad Kheradmand
Um cineasta filma no interior do Irã, numa região marcada pela pobreza e abalada por um terremoto. Paciente, ele conversa com as pessoas e se interessa pelos pequenos dramas de todos. Os atores são recrutados entre os habitantes e o final das filmagens acaba retardado porque dois dos selecionados não conseguem repetir as falas de uma cena banal. O jovem está apaixonado pela atriz e, no fundo, ele erra as falas para retardar a separação dos dois. Nos intervalos, implora que ela se case com ele e, quando o diretor encerra os trabalhos, ele aproveita os últimos instantes para conquistá-la. Vencedor do Prêmio da Crítica da 18ª Mostra. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

Avanim
País: Israel/França, 2004 (110 min)
Direção: Raphael Nadjari
Elenco: Assi Levy, Uri Gavriel, Danny Steg, Shaul Mizrahi, Florence Bloch
Esposa e mãe na faixa dos 30 anos, Michale trabalha na firma de contabilidade do pai, cujos clientes são organizações ultra-ortodoxas de Israel. Sua vida cotidiana se desenrola neste estreito círculo familiar, onde a religião tem um peso preponderante. Ela alivia a pressão desta rotina onde sobra pouco espaço para a expressão individual com um caso extraconjugal, que funciona como válvula de escape e, desta maneira, permite-lhe seguir adiante com a manutenção das aparências sociais. Quando seu amante morre num atentado terrorista, o mundo de Michale desmorona de uma só vez. Deterioram-se rapidamente as relações com seu pai e também com seu marido sefardita. (Perspectiva Internacional)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).