Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

C

"Cabeça nas Nuvens"
País: Canadá/Inglaterra, 2004 (121 min)
Diretor: John Duigan
Roteiro: John Duigan
Fotografia: Paul Sarossy
Elenco: Charlize Theron, Penélope Cruz, Stuart Townsend, Thomas Kretschmann, Steven Berkhoff
Produção: Julia Palau, Matthew Payne
Quando o intelectualizado Guy Malyon encontra a bela milionária Gilda Bessé, a paixão surge à primeira vista. O romance, porém, encontra obstáculos não só por causa das diferenças sociais como por conta das turbulências políticas dos anos 30 do século XX. O novo casal muda-se para Paris, onde a jovem mulher o apresenta a seu círculo de amigos. Entre eles, está uma dançarina de cabaré, Mia, que estuda para tornar-se enfermeira. Mia e Guy têm mais apreço pelas questões políticas do que a aristocrática Gilda e acabam embarcando, os dois, para lutar na Guerra Civil Espanhola. Anos depois, quando Guy e Gilda tornam a se ver em Paris, estourou a II Guerra Mundial e ele se transformou num oficial do serviço secreto britânico. Por conta de seu trabalho, Guy acaba descobrindo um segredo sobre Gilda que coloca em risco não só o futuro do relacionamento entre os dois como a própria vida dela. (Perspectiva Internacional)

"Caçados por Sonhos" (Swapner Din)
País: Índia, 2004 (89 min)
Diretor: Buddadeb Dasgupta
Roteiro: Buddadeb Dasgupta
Fotografia: Venu
Elenco: Prosenjit, Rimi Sen, Raima Sen
Produção: Jhamu Sughand
Os sonhos e viagens de três pessoas conduzem a narrativa, delineando um retrato da Índia moderna. Paresh é um projecionista que viaja nas estradas poeirentas do interior do país a bordo de um jipe, exibindo filmes educacionais em 16 mm. Nesse cotidiano repetitivo, ele alimenta a própria imaginação com a imagem de uma garota de um desses filmes, que ele sonha encontrar pessoalmente um dia. Chapal, o motorista substituto do jipe, ao contrário, só pensa em enriquecer no Dubai, passando pela fronteira com um passaporte falso. Amina, uma jovem imigrante muçulmana e grávida, viúva depois da morte do marido numa revolta, não tem outros planos do que conseguir meios para voltar à sua terra natal. Só em sua pátria ela acredita que seu filho poderá nascer e ter uma identidade incontestável. Todos estes projetos se entrelaçam quando os dois homens dão carona à grávida, que planeja passar pela fronteira, mesmo sem documentos nem dinheiro. Mas, a partir daí, o trio enfrenta obstáculos diversos, a partir do roubo do jipe e do projetor e de um assassinato. (Perspectiva Internacional)

"Calicot"
País: França, 2003
Diretor: V. Sarah Gurévick
Roteiro: V. Sarah Gurévick
O cultivo do algodão em Burkina Faso, desde a colheita e todo o manuseio do material até chegar ao seu destino final nos EUA. (Curta-metragem)

"Camelos Também Choram" (Die Geschichte vom weinenden Kamel)
País: Alemanha, 2003 (90 min)
Diretor: Byambasuren Davaa e Luigi Falorni
Roteiro: Luigi Falorni and Byambasuren Davaa
Fotografia: Luigi Falorni
Produção: Tobias N. Siebert
Em pleno deserto de Gobi, no interior da Mongólia, a primavera chegou e as fêmeas de camelo se agitam, pois aproxima-se a hora de darem à luz. Uma família de pastores nômades ajuda nos nascimentos de seu rebanho. A mãe-camelo Ingen Temee tem um parto extremamente difícil mas, com a ajuda dos pastores, nasce um camelo branco muito raro. No entanto, apesar dos esforços de todos, a mãe rejeita o recém-nascido, recusando-lhe friamente o seu leite e o seu amor materno, o que faz com que seu filhote chore desconsoladamente. Tentando evitar que o pequeno camelo morra, a família decide mandar à cidade Dude e seu irmão mais novo, Ugna. Mas eles não estão indo atrás de medicamentos ou comida e sim para chamar um músico local. Eles acham que ele pode tocar uma melodia para a mãe camelo e assim quebrar sua resistência. (Competição - Novos Diretores)

"Campeões" (Mistrí)
País: República Tcheca, 2004 (83 min)
Diretor: Marek Najbrt
Roteiro: Robert Geisler, Benjamin Tucek, Marek Najbrt
Fotografia: Miloslav Holman
Elenco: Klára Melisková, Jirí Ornest, Jan Budar, Leos Noha, Tomás Matonoha
Produção: Kucera, Milan Kuchynka, Pavel Strnad
Comédia existencial politicamente incorreta em que obsessão, amor, charlatanismo e fantasia se misturam durante um Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo, acompanhado pela TV de um boteco pelos habitantes de um vilarejo inóspito nos confins da República Tcheca. Entre esses complexos personagens, estão Karel, que acredita que a mulher, Zedna, o ama. Ela, por sua vez, está apaixonada por Milan, motorista de ônibus que sonha pilotar embarcações. Joseph, mais moreno do que um tcheco médio, acha que tem amigos e não é um cigano. Jarda, deprimido com a vida, não acredita mais no próximo, incluindo seu filho. O bêbado local, Bohous, em seus delírios e visões, imagina assistir aos jogos antes de eles acontecerem. Por conta disso, Karel e Joseph começam a achar que Bohous pode ser o seu passaporte para a independência financeira. (Competição - Novos Diretores)

"Campo de Batalha" (Medurat Hashevet)
País: Israel, 2004 (95 min)
Diretor: Joseph Cedar
Roteiro: Joseph Cedar
Fotografia: Ofer Inov
Elenco: Michaela Eshet, Hani Furstenberg, Moshe Ivgy, Maya Maron, Assi Dayan
Produção: David Mandil, Eyal Shiray, Dan Shiray
No começo dos anos 80, Rachel é uma viúva de 42 anos, mãe de duas adolescentes, Esti e Tami. Ela está decidida a mudar de vida, transferindo-se para uma comunidade religiosa na Cisjordânia. O fato de não ter marido, porém, pesa contra ela. Para ser aceita no grupo, ela deve casar-se novamente e provar que suas filhas são capazes de adequar-se às normas vigentes. Quando sua filha caçula, Tami, é acusada de seduzir alguns rapazes, sua situação fica mais difícil. Rachel contará, porém, com a ajuda de Yossi, um solteirão de 50 anos com quem está tendo um caso e parece disposto a mostrar-lhe que é possível encontrar alguma felicidade, mesmo que se decida viver fora dos padrões de comportamento normalmente aceitos. (Competição - Novos Diretores)

"Capitão Sky e o Mundo de Amanhã" (Sky Captain and the World of Tomorrow)
País: EUA, 2004 (107 min)
Diretor: Kerry Conran
Roteiro: Kerry Conran
Fotografia: Erik Adkins
Elenco: Gwyneth Paltrow, Jude Law, Giovanni Ribisi, Michael Gambon, Ling Bai
Produção: Jon Avnet, Sadie Frost, Jude Law, Marsha Oglesby
Em 1939, uma repórter de Nova York descobre a conexão entre os estranhos desaparecimentos dos mais famosos cientistas do mundo e a invasão da cidade por robôs gigantes, que arremessam carros e destroem edifícios inteiros. Determinada a encontrar a solução do mistério, ela pede ajudar um ex-namorado, o capitão de uma legião de pilotos mercenários. A dupla está investigando o caso quando os robôs invadem Nova York mais uma vez. Por sorte, o braço direito do capitão Joseph Sky encontra pistas importantes. O grupo empreende, então, uma viagem em volta do mundo à procura do Dr. Totenkopf, que tem planos de criar o “mundo de amanhã” .... assim que destruir o de hoje. Capitão Sky e o Mundo de Amanhã foi inteiramente rodado contra tela azul, tendo os cenários inseridos posteriormente com imagens criadas em computador. (Competição - Novos Diretores)

"Casa de Areia e Névoa" (House of Sand and Fog)
País: EUA, 2003 (126 min)
Diretor: Vadim Perelman
Roteiro: Vadim Perelman, Shawnl L. Otto
Fotografia: Roger Deakins
Elenco: Jennifer Connely, Ben Kingsley, Ron Eldard, Shoreh Aghdashloo
Produção: Vadim Perelman, Michael London
História de duas pessoas que, tomadas pelo desespero, adotam medidas extremas na luta pelo direito à propriedade de uma casa. Ainda que se trate apenas de uma pequena casa no norte da Califórnia, para Kathy Nicolo ela é o último vestígio de esperança de viver uma vida que quase foi destruída pelo vício. Por um erro burocrático, Kathy fica sem ter onde morar, pois é despejada e não tem como evitar que a casa seja arrematada em leilão por um preço abaixo do seu valor real. O novo proprietário, Massoud Amir Behrani, vê na propriedade a realização do sonho americano que ele buscava desde que teve de fugir do Irã, muitos anos antes, com toda a família. Ex-coronel da Força Aérea Iraniana, Behrani se vê forçado a realizar trabalhos insignificantes, mantendo a esperança de que dias melhores virão. E agora que investiu todas as suas economias na compra da casa, acredita que ela trará de volta a prosperidade para sua família. À medida que a disputa pela propriedade vai se tornando mais agressiva, Kathy encontra um aliado no policial Lester Burdon, que se torna um perigoso defensor de sua causa. (Competição - Novos Diretores)

"Casa dos Bebês" (Casa de los Babys)
País: EUA/México, 2003 (95 min)
Diretor: John Sayles
Roteiro: John Sayles
Fotografia: Mauricio Rubinstein
Elenco: Daryl Hannah, Marcia Gay Harden, Lili Taylor, Mary Steenburgen, Maggie Gyllenhaal, Rita Moreno
Produção: Lowry, Alejandro Springall, Lemore Syvan
Num hotel chamado “Casa dos Bebês”, num país sul-americano, várias mulheres americanas esperam sua vez para adotar crianças locais, um esquema ilegal e lucrativo comandado pela dona do hotel, a senhora Muñoz, e seu irmão, um advogado que se encarrega de legalizar os processos. Cada uma dessas mulheres tem uma história para contar e tempo não falta, já que precisam esperar semanas até que tudo esteja arranjado. A atlética Skipper teve três abortos e a maneira como se refere a cada um deixa bem clara a profunda dor que sente pela morte dos filhos. Gayle tornou-se estéril depois de anos de alcoolismo. Leslie não consegue manter um relacionamento com um homem por tempo o bastante para criar um vínculo. Jennifer não pode engravidar. Nan, a menos sentimental delas, é cínica o bastante para regatear o preço da adoção. Por trás deste ativo comércio clandestino, há ainda o lado das mães forçadas a dar seus filhos por conta da pobreza e as crianças abandonadas na rua, ali bem perto do hotel. (Perspectiva Internacional)

"Casa Vazia" (Bin Jip)
País: Coréia do Sul, 2004 (95 min)
Diretor: Kim ki-duk
Roteiro: Kim ki-duk
Fotografia: Jang seong-back
Elenco: Hee Jae, Seung-yeon Lee
Produção: Kim ki-duk, Michiko Suzuki
Um jovem vagabundo errante entra nas casas de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora. Ele costuma ficar um ou dois dias em cada lugar, pagando a hospitalidade roubada fazendo limpeza ou pequenos consertos. Mas esta rotina despreocupada começa a mudar quando ele encontra uma bela mulher numa mansão. Pela primeira vez em muito tempo, ele se depara com alguém com quem compartilha algo: ela também procura escapar da vida que leva, no caso, de um casamento infeliz e que não atende à menor de suas expectativas. (Perspectiva Internacional)

"Ceremonia"
País: França, 2003 (10 min)
Diretor: Wozniak
Roteiro: Wozniak
Animação sem diálogos que conduz o espectador a fazer uma reflexão sobre a vida. (Curta-metragem)

"Céu Azul, Céu Negro" (Cielo Azul, Cielo Negro)
País: Argentina, 2003 (87 min)
Diretor: Paula de Luque e Sabrina Farji
Roteiro: Paula de Luque e Sabrina Farji
Fotografia: Alejandra Martin
Elenco: Andrea Carballo, Ines Rampoldi, Boy Olmi, Luis Ziembrowsky, Marie Louise Alemann, Diana Lamas, Zoe Trilnick Farji, Martin Borisenko, Silvana Sosto, Violeta Naon
Produção: Marcelo Schapces
Fruto da parceria entre uma cineasta e uma coreógrafa, o filme alterna passagens narrativas e cenas de dança, em movimentos cuidadosamente coreografados, quase sempre abrindo mão dos diálogos. Divide-se em quatro segmentos que procuram contar pequenas histórias, explorando as maneiras pelas quais as pessoas vêem o mundo. A jovem Violeta usa sua câmera de vídeo para filmar todos à sua volta, colhendo aleatoriamente sinais de sua passagem e elementos-chave de seu destino. Ela segue Juan, que também está filmando um grupo de mulheres que executam estranhos movimentos em vagões de metal. Num pronto-socorro, Abel (Boy Olmi), tenta descobrir como é que veio parar ali com ferimentos a bala, enquanto delira sobre seu passado, com visões de sua filha. Na sala de espera de um hospital, cruzam-se Ana, que vem ali diariamente visitar sua mãe enferma, e Gabriel, que procura notícias de uma mulher que não pôde socorrer sozinho. Sonho e realidade se misturam em cena. Os estados de espírito dos personagens traduzem-se pelas coreografias, com alternância de imagens em cores e branco e preto. (Competição - Novos Diretores)

"Chapéu Verde" (Lu Mao Zi)
País: Taiwan, 2004 (110 min)
Diretor: Liu Fendou
Roteiro: Liu Fendou
Fotografia: Ying Chen
Elenco: Fan Liao, Haibin Li, Lifan Dong, Congxi Li, Mei Li
Produção: Yan Lu, Peggy Chiao
Wang é um criminoso que se junta a dois amigos para roubar um banco. A empreitada dá certo e, com sua parte do dinheiro, ele decide viajar para os Estados Unidos, onde pretende encontrar o grande amor de sua vida, que não vê há dois anos. Ainda no aeroporto, entra numa loja e faz uma ligação para a namorada para avisá-la que está de partida. Para sua surpresa, ela termina o relacionamento pelo telefone mesmo e diz para ele não ir para a América, pois já tem um novo amor em seu lugar. Revoltado, Wang saca seu revólver, aponta para a cabeça da dona da loja e a toma como refém. Em seguida, entra em cena um policial que tenta convencer o rapaz a aceitá-lo como refém no lugar da mulher. Wang recusa, aponta o revólver para a própria cabeça e exige uma resposta para a mais complexa das perguntas: “O que é o amor?” (Competição - Novos Diretores)

"Chuva Outra Vez" (Baz Baran)
País: Irã, 2004 (35 min)
Diretor: Ali Vazirian
Roteiro: Ali Vazirian
Elenco: Nasrin Nakisa
Javad vive em uma região extremamente chuvosa. O menino sonha em possuir um guarda-chuva, assim como todas as outras crianças de sua idade. O problema é que a família do menino não tem dinheiro suficiente para comprar o artefato mas mesmo assim a mãe de Javad tenta realizar o desejo do filho. (Curta-metragem)

"Cinco" (Five)
País: Irã, 2004 (74 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Abbas Kiarostami
Produção: Marin Karmitz
Neste trabalho intensamente contemplativo, Abbas Kiarostami convida o espectador, como ele mesmo diz “a olhar para as coisas que, em si mesmas, não são particularmente merecedoras de um olhar mais atento”. Encontrando-se no norte do Irã, perto do mar Cáspio, o diretor utilizou-se apenas de sua câmera DV para filmar os acontecimentos singelos que aconteciam nos 500 metros de praia diante de sua casa – um pedaço de madeira levado ao sabor das ondas, pessoas caminhando à beira-mar, patos barulhentos, a paisagem desolada de uma praia no inverno.
Para Kiarostami, aqui se revela um mundo inteiro. “É um trabalho que se aproxima da poesia, da pintura, e que me liberou da obrigação da narrativa e da escravidão da direção”. Através de sutis mudanças no enquadramento e suaves movimentos de câmera, o diretor consegue criar uma atmosfera diferente em cada tomada. O filme teve sua pré-estréia mundial no Festival de Cannes de 2004, onde foi exibido fora de competição. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

"Close Up" (Nema-ye Nazdik)
País: Irã, 1990 (100 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Elenco: Hosein Sabzian, Hassan Frazmand, Abolfazi Ahankhah, Mehdad Ahankhah, Husnang Shahai, Moshen Makhmalbaf
Produção: Hassan Aghakarimi
Semidocumentário sobre um jovem cinéfilo frustrado, preso pela polícia ao se fazer passar por Mohsen Makhmalbaf, célebre diretor de cinema iraniano. Apresentando-se como Makhmalbaf perante uma família rica, o homem dizia pretender usar sua casa como cenário e escalá-los como atores em seu próximo filme. Desmascarado, é preso e levado a julgamento. Ao visitar o acusado na prisão e obtendo permissão para filmar seu julgamento, Abbas Kiarostami dá ao acusado a oportunidade de revelar suas razões e argumentos para montar esta farsa, revelando uma pessoa que apenas no momento em que se fez passar por outro se sentiu realmente importante. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

"Coisas" (Zihrom Devarim)
País: Israel/França/Itália, 1995 (112 min)
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai, Gilad Evron, Madi Levy
Fotografia: Renato Berta
Elenco: Assi Dayan, Azaria Rapaport, Lea Keonig, Maya Kadishman, Amos Schub, Menahem Golam, Amos Gitai
Produção: Shuki Friedman
Drama baseado no livro Passado Contínuo, do escritor Yaakov Shabtai, um dos maiores nomes da nova prosa israelense, constituindo o primeiro filme de uma trilogia sobre as cidades (completada em Yom Yom e Kadosh – Laços Sagrados). Os protagonistas são três homens, moradores em Tel Aviv, cidade criada por pioneiros judeus em 1909. César é um fotógrafo quarentão, dedicado a uma série interminável de conquistas amorosas. Divide um apartamento caindo aos pedaços com um amigo músico, Israel, de 30 anos, que não consegue superar a depressão. Goldman, amigo dos dois, é um homem mais velho, advogado, que sonha com um grande amor que dê sentido à sua vida. Neste momento, porém, nada está mais distante dele, que ainda mora no apartamento junto com os pais e vive mergulhado numa rotina desesperadora. A história formula um retrato de uma geração que perdeu o contato com os valores de seus ancestrais e tornou-se a expressão do desencanto com a política. (Retrospectiva Amos Gita)

"Como Eu Matei um Santo" (Kako Ubiv Svetec)
País: Macedônia/Eslovênia/França, 2003 (82 min)
Diretor: Teona Strugar Mitevska
Roteiro: Matthew Bardin
Fotografia: Alain Marcoen
Elenco: Labina Mitevska, Milan Tocinovski, Dzevdet Jasari, Lea Lipsa
Produção: Labina Mitevska
Depois de anos vivendo nos EUA, Viola, uma jovem de 25 anos, retorna para casa e encontra sua família e seu país num estado de extrema desordem. As forças da Otan ocupam a Macedônia na tentativa de manter a paz. Seu irmão caçula, Kokan, movido por um patriotismo perigoso, está envolvido em atividades terroristas. Seus pais ignoram os problemas da família e desperdiçam o tempo ocioso com ilusões. Seu avô, antes um grande revolucionário, agora passa os dias prostrado em frente a uma TV. Ciente de que seus pais depositaram todas as esperanças em sua “filha americana”, Viola não revela as verdadeiras razões de seu retorno. Tenta manter contato com seu irmão alienado seguindo-o até a fronteira, aonde ele pretende se encontrar com um contrabandista de armas. No trajeto, uma ação da polícia separa os dois. Assustada e sozinha, Viola sofre todo o tipo de humilhação nos postos de checagem antes de conseguir voltar para casa. Kokan também consegue retornar vivo, apesar de ter atravessado um campo minado. Sua missão é plantar uma bomba no Parlamento e detoná-la durante a chegada da procissão de São Clemente. O desfecho da ação mudará de forma violenta o mundo dos dois. (Competição - Novos Diretores)

"Companhia Silenciosa" (Hamsafare Khamoosh)
País: Irã, 2004 (15 min)
Diretor: Elham Hosseinzadeh
Roteiro: Elham Hosseinzadeh
Elenco: Tofigh Saki, Elham Hosseinzadeh, Reza Sourani
Dias antes do confronto entre EUA e Iraque. Um homem iraquiano cruza secretamente a fronteira entre Iraque e Irã numa pequena embarcação. Seu destino é uma aldeia onde pretende conseguir, com alguns amigos contrabandistas, um vestido de noiva emprestado. Um de seus amigos lhe dá um vestido que foi usado por diversas mulheres da aldeia, mas tenta convencê-lo a não voltar para o Iraque, pois a guerra foi deflagrada e um casamento é inviável nesta situação. Apesar dos apelos do amigo, o iraquiano mantém-se irredutível: guarda o vestido em sua embarcação e parte de volta ao seu país sem saber o que o espera. (Curta-metragem)

"Confidências Muito Íntimas" (Confidences Trop Intimes)
País: França, 2004 (104 min)
Diretor: Patrice Leconte
Roteiro: Jérôme Tonnerre
Fotografia: Eduardo Serra
Elenco: Sandrine Bonnaire, Fabrice Luchini, Michel Duchaussoy, Anne Brochet, Gilbert Melki
Produção: Christine Gozlan, Alain Sarde
Anna sofre de um distúrbio de atenção e com freqüência faz pequenas confusões com endereços. Em certa ocasião, ela vai parar na sala do consultor financeiro William Faber, imaginando estar diante do psicanalista com o qual tem uma consulta marcada. Logo no início da suposta sessão, Anna narra com minúcia os problemas pelos quais seu casamento está passando. William se envolve de tal modo com as histórias que não tem coragem de contar a verdade a Anna. A cada semana, parece mais fascinado em ouvir segredos que nenhum outro homem conhece. (Perspectiva Internacional)

"Conseqüências" (Lad de Små Born)
País: Dinamarca, 2004 (104 min)
Diretor: Paprika Steen
Roteiro: Kim Fupz Aakeson
Fotografia: Erik Zappon
Elenco: Sofie Gråbøl, Mikael Birkkjær, Laura Christensen, Lars Brygmann, Karen-Lise Mynster, Søren Pilmark, Lena Endre
Produção: Thomas Heinesen
Como suportar o insuportável? Este é o dilema vivido por Claes e Britt, um casal que perdeu seu único filho num acidente de carro cinco meses antes. Cada um à sua maneira, eles tentam superar a tragédia, mas não está fácil. Britt nem sequer pode falar sobre o assunto. Claes não pode falar sobre qualquer coisa. Ela passa a se concentrar apenas em seu trabalho de assistente social e se envolve com uma mãe solteira e seu bebê, mas nitidamente começa a ultrapassar os limites profissionais. Claes não consegue trabalhar e é mandado de licença para casa. Ele não conta a Britt, mas começa a perseguir a mulher causadora do acidente que vitimou sua filha. A situação torna-se insustentável para os dois. Quando Britt entra em conflito com a jovem mãe e Claus finalmente confronta a tal mulher, fica claro que a vingança não poderá aplacar o sofrimento dos dois. (Competição - Novos Diretores)

"Contos do Hospital Gimli" (Tales from the Gimli Hospital)
País: Canadá, 1988 (72 min)
Diretor: Guy Maddin
Roteiro: Guy Maddin
Fotografia: Guy Maddin
Elenco: Kyle McCulloch, Michael Gottli, Angela Heck, Margaret Anne MacLeod, Heather Neale, David Neale
Produção: Greg Klymkiw, Stephen Snyder
O primeiro longa da carreira do diretor canadense é sobre dois pacientes no mais estranho dos hospitais, o de Gimli, durante a epidemia de varíola na virada para o século 20. Duas crianças vão ao hospital visitar a mãe que está morrendo. Para entretê-las, a avó conta aos garotos a fábula de Einar, o Solitário. Nela, há uma pequena vila de pescadores na Islândia que sofre com a epidemia da varíola, que desfigurava o rosto de suas vítimas. Einar e Gunnar são dois homens em quarentena que dividem um quarto no hospital da região. Isolados do mundo, os dois começam a contar um ao outro os fatos que marcaram suas vidas. Gunnar revela que assassinou a esposa infectando-a com a doença. Einar confessa que violou o túmulo de uma jovem e teve relações sexuais com o cadáver. À medida que se conhecem, Einar e Gunnar descobrem que possuem muito mais em comum do que imaginam. (Retrospectiva Guy Maddin)

"Contra a Parede" (Gegen Die Wand)
País: Alemanha, 2003 (120 min)
Diretor: Fatih Akin
Roteiro: Fatih Akin
Fotografia: Rainer Klausmann
Elenco: Birol Ünel, Sibel Kekilli, Catrin Striebeck, Güven Kirac
Produção: Stefan Schubert
Um homem e uma mulher de origem turca vivem na Alemanha e encontram-se à beira do suicídio. Ele é Cahit, um alcoólatra autodestrutivo internado num hospital onde se recupera de uma tentativa de suicídio. Ela é Sibel, jovem à procura de um casamento pró-forma para se livrar das amarras sufocantes de sua família. Quando conhece Cahit, propõe-lhe um casamento de conveniência, apesar de não amá-lo. Pouco a pouco, o amor acaba surgindo entre os dois. Um amor marcado por medos, conflitos existenciais e confrontos culturais, numa Alemanha pouco generosa com seus imigrantes. O filme foi a grande surpresa do Festival de Berlim 2004 ao vencer o Urso de Ouro. (Perspectiva Internacional)

"Contra Todos"
País: Brasil, 2004 (95 min)
Diretor: Roberto Moreira
Roteiro: Roberto Moreira
Fotografia: Adrian Cooper
Elenco: Leona Cavalli, Ailton Graça, Sílvia Lourenço, Júlio Lopes, Dionísio Neto
Produção: Fernando Meirelles, Roberto Moreira, Geórgia Costa Araújo, Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck
Num bairro da periferia de São Paulo vivem Teodoro, sua filha adolescente, Soninha, e sua segunda mulher, Cláudia. Mas o dia-a-dia dessa família classe média baixa está assentado sobre mentiras. Por trás da fachada de homem religioso, Teodoro ganha a vida como matador, bate na revoltada Soninha e procura seduzir a devota Terezinha, sua companheira de culto. Vaidosa e insatisfeita no casamento, Cláudia vive um caso com Júlio, jovem filho do açougueiro da vizinhança. Sempre circulando em torno deste grupo está Waldomiro, amigo e sócio de Teodoro e objeto do desejo de Soninha. O precário equilíbrio deste núcleo é rompido pelo assassinato de Júlio. Culpando o marido, Cláudia foge. Num hotel do centro, envolve-se com o porteiro Lindoval. Exausto, Teodoro decide deixar sua vida em São Paulo, casar-se com Terezinha e mandar Soninha para a casa da avó. Mas nada sai como planejado. Quando Lindoval é espancado por carecas, Cláudia suspeita de que o ex-marido encontrou sua pista. Na mesma noite, Terezinha recebe em casa uma fita de vídeo em que Teodoro transa com Cláudia. O matador atribui a idéia da fita a Cláudia. O engano duplo prepara um desfecho chocante. (Mostra Brasil - Novos Diretores)

"Conversaciones com Mamá"
País: Argentina/Espanha, 2004 (84 min)
Diretor: Santiago Carlos Oves
Roteiro: Santiago Carlos Oves
Fotografia: Anibal Bosco
Elenco: China Zorrilla, Eduardo Blanco, Ulises Dumont, Silvina Bosco
Produção: Santiago Carlos Oves, Mónica Roza, Pascual Condito
Mamá tem 80 anos e seu filho Jaime, 50. Ambos vivem em mundos bem diferentes. Jaime está casado, tem dois filhos, uma bela casa, dois carros e uma sogra para cuidar. Mamá vive só e da mesma forma simples que viveu ao longo da vida. Um dia, porém, ocorre o inesperado. A empresa para qual Jaime trabalha o despede por uma questão de ajuste interno. A lamentável situação o leva a tomar decisões drásticas. Uma delas é a de vender o apartamento da mãe para pagar a hipoteca da casa e as mensalidades atrasadas dos colégios dos filhos. Quando vai ao apartamento de Mamá lhe dar a triste notícia, Jaime é quem é surpreendido. Mamá tem um noivo treze anos mais novo e pretende formalizar sua união com ele. E, naturalmente, nem pensa em abrir mão do apartamento. (Perspectiva Internacional)

"Covardes se Ajoelham"
País: Canadá, 2003 (60 min)
Diretor: Guy Maddin
Roteiro: Guy Maddin
Fotografia: Guy Maddin, Rubén Guzmán
Elenco: Darcy Fehr, Melissa Dionisio, Amy Stewart, Tara Birtwhistle, Louis Negin, Mike Bell, David Stuart Evans
Produção: Philip Monk
O jogador de hockey Guy, estrela dos Maroons de Winnipeg, bate com a cabeça e fica com amnésia. Enquanto isso, a namorada é submetida a um aborto, realizado pelo Doutor Fusi numa clínica clandestina disfarçada de salão de cabeleireiros e propriedade de Liliom. A filha da dona do local, Meta, deseja se vingar da mãe e do namorado pelo misterioso assassinato do pai. Covardes se Ajoelham foi exibido como instalação em uma galeria de arte durante o Festival de Roterdã, em 2003, e dois meses depois na galeria de arte contemporânea Power Plant, em Toronto. Ali, os espectadores podiam assistir ao filme através de dez pequenos buracos que revelavam, cada um, apenas seis minutos do filme. (Retrospectiva Guy Maddin)

"Crepúsculo das Ninfas de Gelo"(Twilight of the Ice Nymphs)
País: Canadá, 1997 (92 min)
Diretor: Guy Maddin
Roteiro: George Toles
Fotografia: Michael Marshall
Elenco: Pascale Bussières, Shelley Duvall, Frank Gorshin, Alice Krige, R.H. Thomson, Ross McMillan
Produção: Ritchard Findlay, Robert Lantos, Derek Masun, Charlotte Mickie
O sol nunca se põe na mística Mandrágora para iluminar os relacionamentos estranhos dos pouquíssimos moradores do local. Recém-libertado, o prisioneiro político Peter Glahn, cujo nome faz uma das muitas alusões ao personagem criado pelo escritor norueguês Knut Hamsun, retorna para a fazenda da família, administrada pela irmã solteirona. Lá, ele observa paixões que se convertem em loucura na vida da dona de uma fazenda de avestruz, da viúva de um pescador, de um hipnotista e do biscateiro Cain Ball.Nesse transbordamento de emoções, Peter descobre que o desejo que nutre por uma jovem mulher cresce à medida que presencia as loucuras amorosas dos que o cercam. O elenco com sotaques extremamente variados completa essa narrativa surreal, de cores vibrantes e de estranhos adornos creditados à direção de arte. (Retrospectiva Guy Maddin)

"Crianças Nada Perdem" (Nieko Nepraranda)
País: Lituânia, 2004 (5 min)
Diretor: Sharunas Bartas
Roteiro: Sharunas Bartas
Um córrego pequeno transforma-se num grande rio que deságua no mar. Um barco de papel nas mãos de uma criança nunca irá alcançá-lo. Milhares de primaveras virão, sapos nadarão nos riachos e a tentativa se repetirá inúmeras vezes. Nesse interim, pessoas aprenderão a odiar, outras a amar. As águas do rio nunca param de correr, mas as margens se alteram. (Visões da Europa)

"Crimes em Wonderland" (Wonderland)
País: EUA/Canadá, 2003 (104 min)
Diretor: James Cox
Roteiro: James Cox, Captain Mauzner, Todd Samovitz, D. Loriston Scott
Fotografia: Michael Grady
Elenco: Val Kilmer, Lisa Kudrow, Kate Bosworth, Dylan McDermott, Josh Lucas, Franky G., Tim Blake Nelson
Produção: Holly Wiersma, Michael Paseornek
Na tarde de primeiro de julho de 1981, a central de polícia de Los Angeles recebe um chamado, originário da avenida Wonderland e que comunica o assassinato de quatro pessoas. As vítimas foram Ron Launius, Billy Deverell, Barbara Richardson e Joy Miller, espancados até a morte, além de Susan, encontrada em estado crítico. Os detetives Sam Nico, Louis Cruz, Mike Peters são enviados para investigar o caso, inicialmente considerado como acerto de contas entre traficantes. Com o tempo, as pistas conduzem os policiais até John Holmes, antes lenda viva da indústria pornográfica mas mergulhou no ostracismo e vive atolado na ruína financeira. O ex-ator é o pivô do triângulo amoroso composto também pela esposa Sharon e pela amante adolescente Dawn, por quem nutre verdadeira adoração. O filme foi inspirado em uma história real que intrigou Los Angeles nos anos 80. (Competição - Novos Diretores)

"Cuidadoso" (Careful)
País: Canadá, 1992 (100 min)
Diretor: Guy Maddin
Roteiro: Guy Maddin, George Toles
Fotografia: Guy Maddin
Elenco: Kyle McCulloch, Gosia Dobrowolska, Sarah Neville, Paul Cox, Brent Neale, Victor Cowie
Produção: Andre Bennett, Greg Kymkliw, Tracy Traeger
Atmosfera de sonho envolve a história dos moradores da gelada Tolzbad, situada aos pés de uma montanha. As pessoas do local se habituaram ao medo de uma avalanche destruir a cidade. Esse temor é ensinado desde cedo às crianças, que falam baixo e se auto-reprimem. O ponto central da trama gira em torno dos irmãos Johann e Grigorss. O primeiro é noivo de Klara, mas cultiva sentimentos peculiares pela própria mãe, Zenaida. Observa-a enquanto trabalha e a espiona durante o banho. O interesse se torna obsessão depois que Johann tem um sonho erótico com a mãe e decide, depois disso, punir-se por tal heresia. Grigorss, recém-graduado na escola de mordomos da região, é admitido pelo misterioso Conde Knotgers e somente mais tarde descobre as verdadeiras intenções do patrão. O expressionismo alemão serve de parâmetro para essa sátira sobre personagens com desejos e sentimentos absolutamente reprimidos. O diretor também utiliza intertítulos e pintura na própria película que dão a Cuidadoso a aparência de uma produção do cinema mudo. (Retrospectiva Guy Maddin)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).