Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

D

"Da Terra do Silêncio" (Sakenine Sarzamine Sokoot)
País: Irã, 2004, (70 min)
Direção: Saman Salur
Elenco: Hossein Bande-Ali, Hassan Bande-Ali, Omid Rokhafrooz, Roohollah Farokh Nejad
Numa área inóspita e desértica nas proximidades de uma mina de sal no interior do Irã, dois jovens irmãos lutam pela sobrevivência diária como podem. Um deles alimenta com ópio os camelos que carregam contrabando para aumentar o rendimento dos animais. O outro rouba combustível dos caminhões para depois revender aos próprios motoristas e faturar uns trocados. Certo dia, aparece um homem misterioso que, aparentemente, é oriundo da região e está voltando para viver ali seus últimos dias de vida. Os três iniciam então um relacionamento que irá mudar para sempre a vida dos meninos. (Competição Novos Diretores)

"Dandelion" (Dandelion)
País: EUA, 2004, (94 min)
Direção: Mark Milgard
Elenco: Vincent Kartheiser, Taryn Manning, Arliss Howard, Mare Winningham
Produção que pretende um olhar poderoso e autêntico sobre o amor e a exploração poética de sua vertente romântica e platônica. Trata-se da história de Mason Mullich, um adolescente que vive em um mundo onde o amor parece estar perdido, em que as famílias existem num silêncio fragmentado no qual os sentimentos se apresentam dispersos. Certo dia, ele conhece uma garota chamada Danny e sua conexão com ela lhe apresenta uma vida muito além da que conhece até então. Ele começa a olhar para dentro de si em busca das respostas às perguntas que o atormentam há muito tempo. Descobre que o amor não somente é possível, como está em toda parte. Vê que nem sempre podemos escolher quem vamos amar, mas que amar, inevitavelmente, é uma escolha a se fazer. (Competição Novos Diretores)

"De Mãos Vazias" (Bad Be Dastan)
País: Irã, 2004, (70 min)
Direção: Abdolreza Kahani
Elenco: Hossein Mirdousti, Maryam Dorosteh, Fatemeh Khorvash, Farah Mirkamali
Seguindo uma das vertentes mais características do cinema iraniano, o filme conta uma história real, interpretada por seus protagonistas verdadeiros. O personagem central é um homem polígamo, que tem cinco esposas e 50 filhos, formando sozinho uma aldeia no sul do Irã. Ele acredita que explora suas mulheres e crianças, mas na verdade é também explorado por seu patrão, já que toda a família trabalha na fazenda deste, apenas para dispor de um lugar melhor para viver. Finalmente, seu patrão promete construir-lhe uma casa. É aí que começam dilemas muito maiores. (Competição Novos Diretores)

"De Outros Mundos" (From Other Worlds)
País: EUA, 2004, (88 min)
Direção: Barry Strugatz
Elenco : Cara Buono, Isaach De Bankolé, Melissa Leo, Joel De La Fuente, David Lansbury
Comédia sobre uma dona-de-casa deprimida do Brooklyn que encontra um disco voador no jardim. Com a ajuda de um imigrante africano, decide desvendar o mistério por trás da aparição extraterrestre e, sem querer, encontra um romance, salva o planeta Terra e encontra um novo significado para sua vida. (Competição Novos Diretores)

"De-Lovely Vida e Amores de Cole Porter" (De-Lovely)
País: EUA/Inglaterra, 2004, (125 min)
Direção: Irwin Winkler
Elenco: Kevin Kline, Ashley Judd, Jonathan Pryce, Kevin McNelly, Sandra Nelson, Allan Corduner, Keith Allen
Recriação ficcional da vida do compositor Cole Porter salpicada com as inesquecíveis canções do americano. No filme, Porter revê sua vida como se fosse um de seus grandiosos shows, com pessoas e acontecimentos marcantes tornando-se o foco da ação que se desenrola no palco. Através de elaborados números musicais e hits populares como "Anything Goes", "It's De-Lovely" e "Night and Day", o filme traz de volta o passado elegante e cheio de excessos de Porter, além de seu complicado relacionamento com sua mulher e musa, Linda Lee Porter. (Perspectiva Internacional)

"Delamu" (Cha Ma Gu Dão Xi Lie)
Direção: Tian Zhuangzhuang
País: Japão/China, 2004, (110 min)
Documentário que acompanha a vida dos tropeiros de mulas que ainda existem na velha rota do chá, em algumas das mais altas e perigosas estradas do mundo, estendendo-se entre a China e o Tibete. Colocando sua câmera nestes caminhos estreitos e serpenteantes, o diretor detém-se também nas pequenas aldeias ao longo do vale do rio Nijiang, retratando um modo de vida em progressiva extinção. As imagens mostram tropas de mulas sobrecarregadas, equilibrando-se em caminhos estreitíssimos, pontes de madeira sacolejantes sobre abismos a grande altura. Lá do alto, grandes rios parecem fios d´água. Em outras seqüências, as caravanas são mostradas a uma maior distância, fazendo pessoas e animais parecerem formigas dentro da imensidão da natureza. Um dos tropeiros testemunha o quanto sua vida depende de suas mulas, elogiando sua resistência, ao mesmo tempo que lamentando-se da diminuição de seu rebanho. O filme, aliás, empresta seu nome de uma das mulas sobreviventes deste tropeiro --"Delamu" quer dizer "anjo pacífico", evidenciando a proximidade afetiva entre homens e animais neste contexto. Nas rústicas aldeias do rio Nijiang e no vale Yuannan, velhos moradores recordam os sobressaltos ali vividos durante a Revolução Cultural. Mas o que predomina, afinal, é a tranqüilidade zen-budista desta atmosfera, capturada pela câmera em longas seqüências sob luz natural, flagrando um equilíbrio entre homem e natureza talvez prestes a desaparecer. (Perspectiva Internacional)

"Depois da Meia-Noite" (Dopo Mezzanotte)
País: Itália, 2004, (89 min)
Direção: Davide Ferrario
Elenco: Alberto Barbera, Silvio Orlando, Francesca Inaudi, Giorgio Pasotti
Martino é o guarda-noturno do Museu do Cinema de Turim. Mas considera sua profissão bem mais do que um simples trabalho. Depois da meia-noite, sozinho nos longos corredores, é como se fosse o dono do palácio. Passa as noites assistindo velhos filmes mudos, depois se refugia num escritório abandonado para passar o resto do dia. O Anjo é um pequeno ladrão da periferia da cidade, que gosta de automóveis e mulheres. Sua namorada é Amanda, que trabalha numa lanchonete e gostaria de levar uma vida normal, o que ela sabe que está bem fora de seu alcance. Um dia, ela se encrenca com a polícia e, durante a fuga, acaba se escondendo no museu guardado por Martino. O guarda e a moça não poderiam ser mais diferentes. Ele está acostumado à solidão e agora tem que dividir seu espaço com uma garota. Ela, por sua vez, nunca imaginou que um lugar tão fascinante quanto este museu pudesse existir. Lentamente, forma-se uma ligação entre os dois. Mas o Anjo virá em busca de sua namorada. (Perspectiva)

"Depois do Dia Anterior" (Másnap)
País: Hungria, 2004, (120 min)
Direção: Attila Janisch
Elenco: Tibor Gaspar, Borbála Derzi, Dénes Újlaky, Kati Lázár, Mari Nagy, Marta Szabó
Um homem de meia-idade chega a uma remota cidade à procura da fazenda que ganhou de herança, tendo como pista apenas uma fotografia em preto-e-branco do local. Mas os moradores da região parecem loucos, agem de maneira violenta e desconfiada e ninguém parece querer ajudá-lo a localizar a tal propriedade. Enquanto procura a fazenda, algumas questões vêm à sua mente. Já teria ele estado na cidade? Quem seria a garota assassinada de quem todos falam? E porque, exatamente, ele tem sangue em suas mãos? (Competição Novos Diretores)

"Detroit" (Detroit)
País: Alemanha, 2003, (78 min)
Direção: Carsten Ludwig, Jan-Christoph Glaser
Elenco: Christoph Bach, Diana Maier, Mark Zwins, Johannes Lang
Edzard dirige em direção a Braunschweig para comparecer ao funeral do irmão mais velho Volker. Vindo de Berlim, ele tem à frente um trajeto de 250 km que, em condições normais, não levaria mais do que três horas. Ao longo da estrada, conhece todo tipo de gente e, através desses encontros fortuitos, dá-se conta de seu desespero e de seus conflitos internos. A aventura começa quando ele dá carona a um viajante que, por falar muito, é novamente abandonado à beira da estrada. Pouco tempo depois, um homem no banheiro resmunga alguma frase pseudo-filosófica que martela na cabeça do protagonista. E é Mira, mulher misteriosa que Edzard parece conhecer de algum lugar, quem contribui para transformar seu caminho numa viagem surreal que só chega ao final três dias depois. (Competição Novos Diretores)

"Dez" (Ten)
País: Irã, 2002, (94 min)
Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Mania Akbari, Amin Maher, Kamran Adl, Roya Arabshahi
Dez seqüências na vida emocional de seis mulheres e os desafios com que elas se deparam num momento particular de suas vidas. Dez episódios que se passam em dias diferentes, mas sempre no carro de uma jovem mulher. Divorciada e recém-casada com outro homem, ela tem um filho do primeiro casamento, que, no entanto, não cansa de culpá-la por não agir dentro do código moral do Irã. Além de seu filho, ela dá carona a várias mulheres: uma prostituta, uma jovem apaixonada, uma senhora, criando um sensível retrato da feminilidade no Irã. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

"Diário de Campanha" (Yoman Sadeh)
País: Israel/França, 1982, (83 min)
Direção: Amos Gitai
Encarando toda a espécie de obstáculos colocados por soldados, oficiais e autoridades, que não pouparam esforços para impedi-lo de filmar, o diretor Amos Gitai conseguiu realizar este documentário ambientado na Cisjordânia e Faixa de Gaza, ocupadas pelas tropas israelenses, antes e durante a invasão do Líbano. Compõe, assim, um agudo retrato da vida cotidiana, retratando desde a febril atividade nos mercados e fazendas, os ônibus lotados, aos comentários de soldados israelenses que são, em sua maioria, favoráveis à ocupação – apenas um sugere que a terra deveria ser devolvida aos palestinos – sem esquecer de dar a palavra tanto aos palestinos como aos colonos judeus. Um dos pontos altos é uma entrevista com um prefeito que ficou paralítico depois de um atentado a bomba. No plano geral, o filme é um esforço generoso para apresentar um painel amplo da vida de palestinos e judeus nestes territórios acirradamente disputados. Na época de sua realização para a televisão israelense, o filme foi proibido pela censura, que não permitia uma discussão assim aberta de uma das questões cruciais em Israel. (Retrospectiva Amos Gitai)

"Diez Minutos"
País: Espanha, 2003, (17 min)
Direção: Alberto Ruiz Rojo
Elenco: Eva Marciel, Gustavo Salmerón
Enrique liga para a operadora telefônica para tentar descobrir o último número discado de seu celular que, por alguma razão, não ficou registrado. A ligação misteriosa foi realizada pela noiva do rapaz a uma amiga, pouco antes de abandoná-lo para sempre. Enrique precisa da informação o quanto antes, mas a telefonista não parece muito sensível às suas preces. (curta-metragem)

"Dois Anjos" (Deux Fereshté)
País: França/Irã, 2003, (80 min)
Direção: Mamad Haghighat
Elenco: Siavash Haghighat, Mehran Rajabi, Golshifte Farahani
Numa cidade sagrada no Irã, um pai muito devoto, acreditando ter matado o único filho, vai até o santuário confessar o crime. No entanto, o jovem Ali de apenas de 15 anos não está morto e sim foragido por não agüentar mais as regras do pai. No deserto, ele ouve música pela primeira vez na vida, graças à flauta de um simples pastor. Nesse momento, o garoto vê a imagem de um anjo e o encontro muda sua vida para sempre. Tomado por aquele sentimento estranho Ali pede ajuda à mãe e, escondido do pai que considera pecado ouvir música, vai até Teerã onde conhece outro anjo: a bela Azar. (Competição Novos Diretores)

"Dom Helder Câmara - O Santo Rebelde"
País: Brasil, 2004, (74 min)
Direção: Erika Bauer
D. Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, marcou sua trajetória pela participação como uma das figuras centrais da ala progressista da Igreja Católica. No início da década de 50, ajudou a criar a CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) e o CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano CELAM). Mas sua imagem cristalizou-se a partir de suas ações durante a ditadura, quando se tornou um obstáculo aos olhos da cúpula do regime ao se aliar aos movimentos sociais. Sua atuação levou-o a um envolvimento profundo com as comunidades eclesiais de base, incomodando a tal ponto as autoridades da época a ponto de leva-las a proibir qualquer citação referente ao arcebispo em todo o território nacional. Mais tarde, evidencia-se que, mais do que um arcebispo e membro da Igreja, D. Helder foi um defensor dos direitos humanos. (Competição Novos Diretores)

"Dracula: Páginas do Diário de uma Virgem" (Dracula: Pages From a Virgin’s Diary)
País: Canadá, 2002, (73 min)
Direção: Guy Maddin
Elenco: Zhang Wei-qiang, Tara Birtwhistle, David Moroni, CindyMarie Small
Transposição do clássico de Bram Stoker inspirada numa adaptação realizada pelo Royal Winnipeg Ballet. O ambiente gótico contextualiza a trama, que reconta a história do conde Drácula e, de maneira inovadora, faz uso dos intertítulos típicos do cinema mudo e de cenas filmadas em Super-8. A história se separa em duas partes: a primeira descreve a sedução de Lucy Westenra pelo mestre das trevas e a transformação da moça em vampira; e a segunda acompanha a perseguição que Drácula impõe à prima de Lucy, Mina, e ao marido Jonathan Harker. A obra mantém o tom surrealista, comum em grande parte da filmografia do diretor, além do caráter subversivo e erótico que fica claro no exame que o cientista Van Helsing realiza em Lucy. O musical flui ao som da Primeira, Segunda e Nona Sinfonia de Gustav Mahler, e ganhou, em 2002, o International Emmy Awards na categoria Programas de Artes. (Retrospectiva Guy Maddin)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).