Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

E

"Easy Six" (Easy Six)
País: EUA, 2003, (90 min)
Direção: Chris Iovenko
Elenco: Julian Sands, Katharine Towne, John Savage, James Belushi, Fisher Stevens
Comédia de humor negro baseada na aclamada novela Mustang Sally, de Edward Allen. A história é centrada no personagem Packard Schmidt, professor de inglês de uma pequena faculdade da Flórida. Sua vida pacata e rotineira começa a mudar quando é convidado a participar de uma conferência em Las Vegas. Lá, acaba se envolvendo num romance tórrido e arriscado que ameaça arruinar sua vida pessoal e carreira. As atribulações provenientes dessa aventura amorosa irão transformar a vida de Pack, ensinando-o a conhecer melhor o poder do desejo, da perda e do amor. (Competição Novos Diretores)

"Éden" (Eden)
País: Israel, 2001, (91 min)
Direção: Amos Gitai
Elenco: Samantha Morton, Arthur Miller, Danny Huston, Luke Holland, Daphna Kastner
Em 1939, Kalman, jovem empreiteiro judeu, decide reunir-se à irmã, Samantha, na Palestina, deixando para trás seu pai, que está velho e debilitado. Ainda que admire o idealismo de seus filhos, o pai adverte Kalman quanto aos perigos daquela região. O filho não lhe dá ouvidos. Ao chegar à Palestina, encontra a irmã morando com Dov, jovem arquiteto idealista e inspirado pelo trabalho de Walter Gropius, criador da Bauhaus. Nas horas vagas, Samantha é assistente do professor Oscar Kalkovsky, que acredita firmemente que a única forma de construir a nação de Israel passa pela cooperação com os árabes, com os quais os judeus compartilham o território palestino. Também pertence a este grupo Silvia, que pensa bem diferente de Oscar. Cada um destes cinco indivíduos tem um ponto de vista inteiramente diverso do futuro do estado independente de Israel. Selecionado para a competição oficial do Festival de Veneza de 2001, o filme baseia-se na novela Homely Girl, de Arthur Miller, e registra igualmente a primeira atuação do octagenário autor americano, no papel do pai. (Retrospectiva Amos Gitai)

"Encruzilhada" (Crossroad)
País: Polônia, 2004, (5 min)
Direção: Malgorzata Szumowska
Amanhecer. Algumas mulheres cantam enquanto mantêm os olhos fixos na figura de Cristo pregada a uma cruz instalada à beira de uma estrada. Mais tarde, um camponês bêbado cai enquanto passa pelo crucifixo e, ao se levantar, olha para a imagem como se tivesse sido reprimido por Deus. Pouco depois, um carro luxuoso pára diante do artefato e dois homens descem do carro. Um deles urina na árvore em frente ao crucifixo. À tarde, um grupo de crianças, lideradas por um padre, diz ao olhar para o crucifixo: "Abençoado seja Deus", e o padre sorri satisfeito. Uma série de ações acontece no local até que dois homens substituem o Cristo do crucifixo por um outro muito mais colorido e sorridente. (Visões da Europa)

"Entre Sem Bater - As Duas Vidas de Aparício Torelly, Barão de Itacaré"
País: Brasil, 2004, (20 min)
Direção: Emílio Gallo
Elenco: Antônio Pedro
Tributo a Aparício Torelly (1895-1971), mais conhecido pelo pseudônimo de Barão de Itararé, considerado o pai dos humoristas políticos brasileiros. O ator Antônio Pedro encarna o criador do jornal "A Manha" e resgata algumas de suas máximas, que continuam atuais, apesar de terem sido criadas há muitos anos. Contribuem com depoimentos o jornalista Sergio Cabral e o cientista político Leandro Konder. (curta-metragem)

"Espinhos" (Thorns)
País: Austrália, 2004, (7’ min)
Direção: Toby Angwin
Algumas pessoas têm sardas. Outras pessoas são dentuças. Joan tem espinhos crescendo nas pontas dos dedos. Ela os corta à noite, mas eles voltam a crescer de manhã. Seu lugar preferido é a água, onde não corre o risco de se ferir. Nadando, ela encontra um garoto e descobre que também pode florescer. (curta-metragem)

"Estado invisível" (Invisible State)
País: Irlanda, 2004, (5’ min)
Direção: Aisling Walsh
Eles estão vindo, mas não serão bem-vindos. As únicas pessoas que vão ficar alegres em vê-los são os traficantes. Há um Estado invisível na Europa formado por milhares de pessoas sem nome, sem Estado. Não têm identidade. Não têm nenhum direito. Não têm nenhuma liberdade.

"Estamira"
País: Brasil, 2004, (127 min)
Direção: Marcos Prado
Fotografia: Marcos Prado
Produção: Marcos Prado e José Padilha
Dona Estamira é uma senhora de 63 anos que trabalha há mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ela sofre de surtos esquizofrênicos, mas seu carisma e seu caráter maternal fizeram dela a líder da pequena comunidade de idosos que habitam o lixão. O documentário acompanhou, a partir de 2000, o tratamento ao qual Estamira se submeteu num centro psiquiátrico público e focou, a partir de seu cotidiano, a transformação clínica e os efeitos dos remédios que teve que tomar. Através de depoimentos dos filhos da senhora também foi possível revelar os árduos caminhos trilhados por Estamira. Mesmo vivendo no lixo, ela conseguiu superar sua condição miserável e ainda levantou diante das câmeras questões e valores há muito esquecidos na sociedade. (Mostra Brasil - Novos Diretores)

"Ester" (Esther)
País: Israel/Inglaterra, 1985, (97 min)
Direção: Amos Gitai
Elenco: Mohammed Bakri, Rim Bani, Simone Benyamini, David Aaron Cohen, Juliano Mer
Este primeiro filme de ficção da carreira de Gitai consiste de uma recriação poética do relato bíblico sobre Ester, a mulher que se sacrifica a entrar num círculo de vingança para salvar seu povo. A estética do filme é toda planejada como um grande quadro vivo, em que cenários teatrais, efeitos de luz, imagens de montanhas milenares ao lado de um congestionamento de trânsito e sons de sirenes e buzinas contribuem para a intenção de torná-lo atemporal. Remetendo à época em que se passa a história original, a primeira tomada encena o banquete de casamento do rei Assuero, ao mesmo tempo que um narrador lê trechos do Livro de Ester. A heroína é uma mulher de origem judaica, que foi levada ao exílio pela perseguição do rei babilônio Nabucodonosor, refugiando-se no palácio de Sushan com seu tio e guardião, Mordecai. O tio adverte-a para manter em segredo suas origens, o que é providencial para salvar-lhes a vida. Desconhecendo esta ascendência judaica, Assuero apaixona-se por Ester. Seu apreço pela família cresce mais depois que Mordecai ajuda a revelar um complô contra o rei. Enquanto isso, o conselheiro real, Haman, torna-se cada vez mais invejoso da influência de Mordecai e trama contra ele. (Retrospectiva Amos Gitai)

"Estradas para Koktebel" (Roads to Koktebel)
País: Rússia, 2003, (100 min)
Direção: Boris Khlebnikov, Alexei Popogrebskij
Elenco: Igor Csernyevics, Gleb Puskepalis, Aleksandr Ilyin, Vladimir Kucherenko, Agrippina Steklova
Pai e filho deixam Moscou e rumam para pequena Koktebel, cidade da costa do Mar Negro, na intenção de deixar para trás as más lembranças que incluem a morte da mãe e longos anos de alcoolismo. O pai também quer reencontrar a irmã, que prometeu ajudar na criação do menino de 11 anos e na construção de uma nova vida. Durante a viagem, evidencia-se a dificuldade de relacionamento entre os dois, baseada em quase nenhuma manifestação de carinho. Mesmo assim, pai e filho seguem por quase 30 quilômetros, a pé, de carona ou através de qualquer meio de transporte que aparecer. Nas andanças, eles se deparam com muito estranhos. Num desses encontros, conhecem um guarda mal-humorado que os cutuca com um pedaço de madeira enquanto dormem. Ele os convida a segui-lo. Temerosos mas curiosos, pai e filho esperam pelo que está para acontecer. (Competição Novos Diretores)

"Estranha Estação do Ano" (Dziwna Pora Roku)
País: Polônia/Brasil, 2004 (9 min)
Direção: Isabela Tozini
Claudia é uma jovem mulher cheia de problemas e obsessões que não consegue mais se comunicar com o mundo. Após uma crise, decide se matar. Inesperadamente, encontra em seu caminho um pequeno animal que muda seus planos. (curta-metragem)

"Estrela do Norte" (Northern Star)
País: Alemanha, 2003 (80 min)
Direção: Felix Randau
Elenco: Julia Hummer, Denis Moschitto, Nic Romm, Lena Stolza, Peter Kurth
Anke tem 18 anos e vive com a mãe em uma pequena cidade ao norte da Alemanha. A garota nunca conseguiu superar a morte do pai, que cometeu suicídio quando ela tinha cinco anos. Desde então, passou a ser introvertida e agressiva. Sem nenhum amigo, Anke divide o tempo entre as brigas em casa e os cuidados que dedica ao cão que foi do pai. Quando a mãe conta sobre o relacionamento secreto que vive com o vigário, a menina decide abandonar a cidade o mais rápido possível. A solução parece estar em Ulf, excêntrico músico cujo projeto é deixar o vilarejo a bordo de um barco abandonado na garagem. Feliz por finalmente encontrar alguém que a compreende, a menina se torna obcecada por seu salvador. (Competição Novos Diretores)

"Euroflot" (Euroflot)
País: Estônia, 2004 (5 min)
Direção: Arvo Iho
Anne, uma simples mulher da Estônia, quer viajar para Bruxelas, capital da União Européia. Depois de enfrentar muita burocracia e ser investigada por um agente de segurança americano, é enviada para Magadan, a capital russa das prisões no nordeste da Sibéria. (Visões da Europa)

"Europa" (Europa)
País: Alemanha/França, 2003 (14 min)
Direção: Carlo Avventi, Christophe Bruncher
Um ponto misterioso cresce na parede de Schmidt, perturbando-o enquanto ele tenta terminar de escrever seu roteiro. Levado por sua paranóia dos EUA, ele encontra o Sr. Smith, sua versão americana, que quer que ele venda sua alma por fama e dinheiro. Schmidt tem apenas uma última chance para evitar um final feliz e fatal. (curta-metragem)
"Europa" (Europe)
País: Dinamarca, 2004 (5 min)
Direção: Christoffer Boe
A questão não é o que você pode dizer em cinco minutos, mas sim o que você não pode. Você não pode dizer "Europa". Não na companhia de uma bela mulher. Não se você é um homem com uma missão. Esqueça. Você não pode fazer isso.

"Euroquiz" (Euroquiz)
País: Holanda, 2004 (5 min)
Direção: Theo Van Gogh
Euroquiz é programa de perguntas veiculado em toda a Europa. Hoje, há uma nova apresentadora: a americana Rose, que está um pouco nervosa mas pretende seguir as instruções que lhe foram passadas. Avisaram-na de que todos os games televisivos começam com uma pequena conversa sobre o participante, a mais rápida e superficial possível. O problema é que a primeira concorrente, Elsbeth, tem uma história para contar e Rose não sabe como lidar com o imprevisto. Quando Elsbeth termina seu depoimento, o tempo do programa já está esgotado.

"Evergreen" (Evergreen)
País: EUA, 2004 (86 min)
Direção: Enid Zentelis
Elenco: Cara Seymour, Mary Kay Place, Noah Fleiss, Gary Farmer, Lynn Cohen
Henri é uma jovem rebelde de 14 anos que mora com a mãe e a avó na periferia e vive em crise devido à situação financeira precária da família, que não lhe permite realizar seus sonhos de adolescente. No colégio onde estuda, conhece Chat Turly, rapaz que mora do lado rico da cidade e cujo padrão de vida Henri sempre sonhou ter. Disposta a embarcar neste novo mundo a qualquer custo, ela se afasta cada vez mais da mãe e faz de tudo para se aproximar da família do rapaz, apesar de achar seu comportamento um pouco estranho. Com o passar do tempo, começa a descobrir que a vida familiar de Chat está longe do ideal e passa repensar sua relação com a própria família e o seu papel dentro dela. (Competição Novos Diretores)

"Evropa" (Evropa)
País: Eslovênia, 2004 (5 min)
Direção: Damjan Kozole
A queda das fronteiras físicas entre os países membros da União Européia e a aparição de novas fronteira bem menos perceptíveis. A produção também aborda a eterna rivalidade entre eslovenos e croatas, o amor e o fato das pessoas nunca estarem satisfeitas com o que têm. (Visões da Europa)

"Exílios" (Exils)
País: França, 2004 (104 min)
Direção: Tony Gatlif
Elenco: Romain Duris, Lubna Azabal, Leïla Makhlouf, Habib Cheik, Zouhir Gacem
Certo dia, Zano sugere uma idéia absurda à companheira Naïma: cruzar a França e a Espanha em direção à Argélia para, finalmente, conhecerem a terra que seus pais tiveram que abandonar. Esses dois filhos da Diáspora encaram a aventura como um desafio e, tendo na bagagem diferente tipos de música, pegam a estrada desfrutando ao máximo a sensação de liberdade. No caminho, a dupla deixa-se seduzir pela vibrante sensualidade que paira no ar de Andaluzia, antes de decidirem cruzar o mar Mediterrâneo. De um encontro fortuito a outro, ao som de música eletrônica e de ritmos flamencos, Zano e Naïma refazem o caminho do exílio, procurando ao final da jornada encontrarem a si mesmos. (Perspectiva Internacional)

"Expedição em Busca dos Dinossauros"
Direção: João Carlos Nogueira, Leonardo Edde e Maurizio D’Atri
País: Brasil, 2003 (70 min)
Numa manhã de janeiro de 2001, um comboio de cinco Land Rovers e uma equipe de 16 pessoas partiram do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, rumo ao Nordeste do Brasil. Eram paleontólogos, pesquisadores, fotógrafos, produtores e cinegrafistas, todos em busca de fósseis de dinossauros brasileiros, habitantes de um passado remoto do país, de um tempo situado há mais de 100 milhões de anos. No itinerário, descobrem-se pegadas de dinossauros herbívoros e carnívoros, insetos, peixes, ossos de pterossauros, trilhas de difícil acesso, paisagens deslumbrantes e, sobretudo, habitantes anônimos carregados de histórias e mitos. Brasileiros que vivem muito próximos deste passado de milhões de anos e, à margem das teorias científicas, também têm suas próprias interpretações sobre a origem do mundo. (Competição - Novos Diretores)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).