Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

F

"Fábio Fabuloso"
País: Brasil, 2004 (70 min)
Diretor: Pedro Cezar, Ricardo Bocão, Antonio Ricardo
Roteiro: Pedro Cezar
Fotografia: Anta Teixeira
Produção: Alfio Laginado
A trajetória do paraibano Fábio Gouveia, considerado o maior surfista brasileiro de todos os tempos, em uma narrativa bem-humorada e em tom de fábula. Além de muito surfe e do registro dos momentos mais importantes da carreira do atleta, como as vitórias nos campeonatos mundiais no Havaí e na França, o filme também mostra um lado mais íntimo e familiar do surfista, destacando a singularidade e o carisma desse ídolo do surfe brasileiro. (Competição - Novos Diretores)

"Família Rodante" (Rolling Family)
País: Argentina/Brasil/França/Alemanha/Espanha/Inglaterra, 2004 (103 min)
Diretor: Pablo Trapero
Roteiro: Pablo Trapero
Fotografia: Guillermo Nieto
Elenco: Graciana Chironi, Liliana Capurro, Ruth Dobel, Frederico Esquerro, Bernardo Forteza, Laura Glave
Produção: Pablo Trapero
Muita coisa mudou na vida da mulher que abandonou a pequena vila natal, para tentar a sorte em Buenos Aires. Hoje, vovó completa 84 anos e está muito feliz porque foi convidada para ser madrinha de casamento de uma sobrinha que conhece apenas por nome. Ela não só aceita o convite como resolve levar consigo toda a família -- e isso inclui quatro gerações -- de volta ao local onde nasceu, numa longa viagem até a pequena cidade na fronteira com o Brasil. A partir daí, a avó, as filhas, os netos e bisnetos, os genros e as amigas se vêem dentro de um único trailer e têm de enfrentar juntos problemas de saúde, calor e distância. A incômoda convivência irá marcar para sempre a vida de cada um dos viajantes. (Competição - Novos Diretores)

"Fancy, Fancy Being Rich"
País: Canadá, 2002 (6 min)
Diretor: Guy Maddin
Elenco: Valdine Anderson, Shelley Kern, Michael Larocque, Shannon Slater, Geoff Trubiak, Kristopher Turner
O filme é parte cinema mudo, parte uma ópera kitsch. A aclamada soprano canadense Valdine Anderson interpreta a obra Powder Her Face, de Thomas Adés, sobre amor, perda e decepção. Um mítico grupo de marinheiros saem das profundezas do Lago de Winnipeg para seduzir as mulheres da região e roubar-lhes os pertences mais preciosos. (Retrospectiva Guy Maddin)

"Feminices"
País: Brasil, 2004 (72 min)
Diretor: Domingos de Oliveira
Roteiro: Domingos de Oliveira
Fotografia: Dib Lufti
Elenco: Priscilla Rozenbaum, Dedina Bernadelli, Clarice Niskier, Cacá Mourthé, Domingos de Oliveira
O filme acompanha uma tarde na vida de quatro atrizes na faixa dos 40 anos, que se juntam para redigir um texto de teatro. O título, “Confissões das Mulheres de 40”, desperta certa desconfiança no diretor da peça que argumenta que as mulheres nessa faixa etária não fazem nenhum tipo de confissão. Esse embate é permeado por preocupação com os maridos e filhos, o envelhecimento, entre outros assuntos, que se fundem em um quase-documentário sobre o comportamento feminino. Baseado na peça “Confissões das mulheres de 40”, de Clarice Niskier. (Perspectiva Internacional)

"Filhos do Samba"
País: Brasil, 2004 (52 min)
Diretor: Germano Fehr, Tomás Carvalho
Roteiro: Germano Fehr
Fotografia: Tomás Carvalho
Produção: Paulo Machline
Ele é desconhecido do grande público, um personagem que se mistura à multidão que lota os trens de subúrbio, passando despercebido no vai e vem de pedestres. No entanto, são poucos os que não sabem de cor seus versos embalados pelo ritmado dos tamborins. Este brasileiro, o compositor de sambas, é o alvo do documentário Filhos do Samba, que vai até o subúrbio desvendar a identidade de personagens tão populares e, paradoxalmente, tão anônimos, que são a alma do samba brasileiro. (Mostra Brasil - Perspectiva)

"Filhote" ("Cachorro")
País: Espanha, 2004 (99 min)
Diretor: Luis Miguel Albaladejo
Roteiro: Luis Miguel Albaladejo e Salvador García
Fotografia: Alfonso Sanz
Elenco: José Luis Garcia-Perez, David Castillo, Elvira Lindo, Ampar, Diana Cerezo
Produção: Juan Alexander
Pedro é um dentista homossexual que leva uma vida agitada e sem compromissos. Um dia, sua irmã Violeta decide viajar à Índia com o novo namorado e deixa seu filho Bernardo, de 11 anos, sob a guarda do tio. Sozinho com o menino, Pedro aproveita para colocar em dia seu relacionamento com o sobrinho, a quem praticamente nunca via. Bernardo, por sua vez, adapta-se rapidamente à rotina longe de sua mãe, não atrapalhando em nada a vida do tio. Entretanto, Violeta e o namorado envolvem-se numa grande enrascada e devem passar um bom tempo na prisão na Índia. Aumenta drasticamente a responsabilidade de Pedro diante do sobrinho, de quem deve cuidar a partir de agora com um empenho de longo prazo. Se a mudança de situação não cria embaraços nem a Pedro nem a Bernardo, incomoda muito a avó paterna do garoto, dona Teresa, que não se conforma que o neto seja criado por um homossexual. (Perspectiva Internacional)

"First Graders"
País: Irã, 1984 (85 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Elenco: professores e alunos da Escola Primária Tohid
O documentário foi rodado na escola primária Tohid, na metade da década de 80. Os alunos arrumam alguma confusão e o diretor é chamado para resolver o conflito. Ele observa, interroga e confronta as crianças de maneira a incutir nelas senso de responsabilidade. Fica visível uma espécie de jogo pedagógico baseado em métodos severos utilizados no sistema de ensino do Irã. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

"Fora da Floresta" (Mikivun Haya’ar)
País: Israel, 2003 (90 min)
Diretor: Limor Pinhasov e Yaron Kaftory
Roteiro: Limor Pinhasov e Yaron Kaftory
Fotografia: Eytan Harris
Produção: Limor Pinhasov e Yaron Kaftory
“Sexta-feira, 11 de julho de 1941. O tempo está agradável e sopra um vento morno. Somente algumas nuvens no céu. Tiros podem ser ouvidos vindos da floresta.” Estas são as palavras de abertura do diário de Kazimierz Sakowicz, polonês que testemunhou os horrores de um campo de extermínio no vilarejo de Ponar, na Lituânia. Lá, mais de 100 mil pessoas foram exterminadas entre os anos de 1941 e 1944, a maioria judeus. Sakowicz, ao ouvir os tiros, entendeu que algo estranho estava acontecendo na vizinhança e decidiu colocar num diário tudo o que viu e ouviu, documentando assim 835 dias de genocídio. Guiado pelo diário de Sakowicz, Fora da Floresta coleta depoimentos dos antigos moradores de Ponar e mostra suas versões sobre os acontecimentos. Entre estes personagens estão a mulher que foi obrigada a cozinhar para os assassinos; outra que recusou a abrir a porta para um fugitivo que, minutos antes, havia escapado da execução; e o homem que vivia de negociar as roupas dos mortos. O filme também aborda como poloneses, lituanos e judeus vêem o mesmo episódio brutal de maneira diferente. Sessenta anos depois, cada uma dessas comunidades recusa a idéia de arcar com qualquer responsabilidade, preferindo culpar o outro. (Competição - Novos Diretores)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).