Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

K

"Kadosh - Laços Sagrados" (Kadosh)
País: Israel, 1999 (110 min)
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai, Eliette Abecassis
Fotografia: Renato Berta
Elenco: Yaël Abecassis, Meital Barda, Yoram Hattab, Uri Ran Klauzner, Youssef Abu Warda, Sami Hori
Num bairro extremamente ortodoxo de Jerusalém, duas irmãs reagem diferentemente aos preceitos religiosos e regras comunitárias defendidas pelos homens. Meir e Rivka estão casados há dez anos. Eles se amam, mas sofrem por não ter filhos, o que se torna um fonte de problemas na comunidade. O rabino anuncia sua decisão: para garantir sua linhagem, o marido deve rejeitar Rivka e se casar com Haya, que poderá lhe dar filhos. O rabino também decidiu que a irmã de Rivka, Malka, deverá se casar com Yossef, seu dedicado ajudante. Malka, porém, é apaixonada por Yaakov, um jovem cantor que deixou a comunidade para seguir sua carreira. E ela está disposta a lutar por seu amor e por sua liberdade. Ao mesmo tempo, a submissa Rivka, abandonada pelo marido, mergulha numa vida de silêncio e solidão, passando a morar sozinha em um pequeno apartamento. Malka reage de outra maneira ao futuro que lhe foi imposto. Ela se rebela. Filme exibido na 23a. Mostra. (Retrospectiva Amos Gitai)

"Kedma"
País: Israel, 2002 (100 min)
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai, Marie-Josée Sanselme
Fotografia: Yorgos Yavanitis
Elenco: Andrei Kashkar, Helena Yaralova, Yussef Abu Warda, Moni Moshonov, Juliano Merr, Menachem Lang, Sandy Bar, Tomer Ruso
Produção: Amos Gitai e Marin Karmitz
Maio de 1948. Alguns dias antes da saída dos ingleses e da criação do Estado de Israel, um velho cargueiro chamado Kedma transporta dezenas de sobreviventes do Holocausto, vindos dos quatro cantos da Europa. Enquanto as forças judias e árabes se enfrentam a tiros de canhão, os refugiados são despejados em uma praia qualquer por ali. Agora eles estão encurralados, sob o fogo cruzado do Exército britânico, que pretende mandá-los de volta, e da polícia secreta judia, que veio para acolhê-los na Terra Santa e enviá-los aos kibutz, dando início à ocupação do novo Estado. Este filme é a história das primeiras horas que estes homens e mulheres passaram no país recém-instaurado, marco de um conflito cuja solução parece cada vez mais distante. A questão principal que Kedma coloca é a mesma que o mundo atual, mais de 50 anos depois, coloca para o filme de Amos Gitai: podem árabes e judeus conviver no mesmo território? (Retrospectiva Amos Gitai)

"Kleinruppin Forever"
País: Alemanha, 2004 (103 min)
Diretor: Carsten Fiebeler
Roteiro: Peer Klehmet, Sebastian Wehlings
Fotografia: Bernhard Jasper
Elenco: Tobias Schenke, Ann Brüggemann, Michael Gwisdek, Uwe Kockisch, Tino Mewes, Toni Snetberger, Florian Panzner
Produção: Dirk Beinhold
Tim nasceu na pequena e fictícia cidade de Kleinruppin, perdida no meio da Alemanha Oriental. Logo após o nascimento, o bebê é adotado e levado ao lado capitalista do país. Algum tempo se passa e, em 1985, Tim já está com 19 anos, faz sucesso com as garotas e cultiva uma personalidade esnobe e arrogante. Estuda em um dos colégios de maior prestígio internacional da Flórida e, pouco antes da formatura, viaja com os colegas de turma ao outro lado da cortina de ferro, na cinzenta e pouco glamourosa Alemanha comunista. É ali que o jovem conhece o irmão gêmeo, de quem, até então, ignorava a existência. Ronny pede a Tim que lhe empreste o passaporte por apenas um dia, para que conheça o outro lado da fronteira. Indiferente aos apelos do irmão, ele solta uma sonora gargalhada. Ronny reage com violência, surrando-o. Tim acorda no hospital. Agora, Tim está preso em um país comunista, onde todos o chamam de Ronny e consideram sua história maluca. Enquanto planeja fugir de um país político e culturalmente diferente, o rapaz se apaixona, aprende o verdadeiro significado da amizade e experimenta o carinho familiar pela primeira vez na vida. Durante uma competição de natação, quando retorna à pacata Kleinruppin, Tim tem que decidir entre voltar para a Flórida e permanecer na Alemanha Oriental. (Competição - Novos Diretores)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).