Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

L

"La Niña Santa"
País: Argentina/Espanha/Itália, 2004 (106 min)
Diretor: Lucrecia Martel
Roteiro: Lucrecia Martel
Fotografia: Felix Monti
Elenco: Mercedes Morán, Carlos Belloso, Maria Alché, Mia Maestro, Mônica Villa, Marta Lubos, Alejo Mango
Produção: Lita Stantic, Pedro Almodóvar, Agustín Almodóvar
Duas garotas de 15 anos, Josefina e Amália, dividem as emoções e incertezas da adolescência . Falam em segredo sobre beijos e sexo, enquanto assistem às acaloradas discussões de um grupo de catecismo, onde o assunto passa pelas tentações do demônio e a vocação religiosa. Josefina é de uma família de classe média interiorana. Amália vive no Hotel Termas, que pertence à sua família, ao lado de sua mãe, Helena, e do tio, Freddy. Neste momento, o hotel está sediando um congresso de otorrinolaringologistas. Na rua em frente, uma multidão pára para ouvir um músico que toca um instrumento raro. Amália também está ali. Aproveitando a aglomeração, um homem encosta-se nela. Mais tarde, ela descobre que se trata do dr. Jano, um dos médicos do congresso. Helena, mãe da menina, vai envolver-se romanticamente com o mesmo médico, um relacionamento que a filha acompanha furtivamente, sem deixar que o médico veja que mora no hotel, esperando o momento certo para revelar-se. À amiga Josefina, Amália conta ter-se convencido de que sua missão é salvar a alma do médico que a molestou. (Competição - Novos Diretores)

"La Quimera de Los Héroes"
País: Argentina/França/Dinamarca, 2003 (70 min)
Diretor: Daniel Rosenfeld
Roteiro: Daniel Rosenfeld
Fotografia: Ramiro Aisenson
Elenco: Eduardo Rossi
Produção: Federico Badía, Ana Laura Bonet, Verónica Cura
Em meio à selva argentina, um homem branco é o grande líder de um grupo de tobas, aborígenes excluídos socialmente e distantes da civilização. O tal homem ensina-os a jogar rugby, o famoso esporte inglês criado no século XIX, bem como a defender sua dignidade, honra e direitos. A partir daí, eles formam o Aborígene Rúgbi Club. Paralelamente, o passado deste carismático professor liga-o a ideologias extremas. Uma aventura relativa à consciência de um homem. (Competição - Novos Diretores)

"La Torcedura" (Twisted)
EUA (12 min)
Diretor: Pascal Leister
Roteiro: Pascal Leister, Samson Mucke
Elenco: Alexandra Barreto, Yuri Elvin, Sean Everett, Joe Huff, Steve Larkin, Elise Lee
Jose é um jovem trabalhador que se vê na mais fina joalheria da cidade comprando um anel de noivado de um milhão de dólares. Ao sair da loja, ele é seqüestrado. A próxima coisa da qual se lembra é um interrogatório policial e uma arma em sua mão. (Competição - Novos Diretores)

"Lição de Casa" (Mashgh-e Shab)
País: Irã, 1989 (86 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Iraj Safavi
Elenco: Estudantes e Professores da Escola Shahid Masumi
Produção: Abbas Kiarostami, Marin Karmitz
O diretor Abbas Kiarostami, que já trabalhou como professor de artes e cinema, faz uma análise do sistema de ensino em seu país. As crianças expressam suas opiniões, contam um pouco de suas vidas e falam dos problemas que enfrentam diante dos pais analfabetos ou impacientes, que não estão familiarizados com os modernos métodos de ensino e não conseguem ajudar os filhos com as lições de casa – que consideram excessivas. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

"Linda Cidade" (Shahre Ziba)
País: Irã, 2004 (102 min)
Diretor: Asghar Farhadi
Roteiro: Asghar Farhadi
Fotografia: Ali Loghmani
Elenco: Framarz Gharibian, Taraneh Alidoosti, Babak Ansari, Ahoo Kheradmand
Produção: Iraj Taghipoor
Akbar tinha apenas 16 anos quando foi preso, acusado de um assassinato. Por dois anos, ele fica prisioneiro num centro de reabilitação, esperando completar 18 anos. No dia seguinte ao seu 18o. aniversário, ele é transferido para uma prisão, aonde deve esperar o dia de sua execução. Sua irmã e seu amigo, Ala, fazem os últimos esforços para impedir sua morte. (Competição - Novos Diretores)

"Los Muertos"
País: Argentina, 2004 (78 min)
Diretor: Lisandro Alonso
Roteiro: Lisandro Alonso
Fotografia: Cobi Migliora
Elenco: Argentino Vargas
Produção: Micaela Buye
Vargas é um homem de 54 anos que sai da prisão na província de Corrientes com uma única coisa em mente: encontrar sua filha que vive num lugar isolado no meio da selva. Para chegar até ela, inicia uma longa e reveladora viagem de barco num labirinto de rios incrustados na mata densa. Ao longo do caminho, vai tomando contato com a natureza e com os ribeirinhos, num mundo distante e envolto em mistérios que praticamente não se alterou durante os longos anos em que esteve encarcerado. (Competição - Novos Diretores)

"Lost Zweig"
País: Brasil, 2003 (113 min)
Diretor: Sylvio Back
Roteiro: Sylvio Back e Nicholas O'Neill
Fotografia: Antonio Luiz Mendes
Elenco: Rüdiger Vogler, Ruth Rieser, Renato Borghi
Produção: Sylvio Back
Última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro Brasil, País do Futuro, e de sua jovem mulher, Lotte que, num pacto ainda hoje cercado de mistério, se suicidam em Petrópolis (RJ) após o Carnaval de 1942. Um gesto que, ainda hoje, sessenta anos depois, desperta dúvidas e assombro pela sua premeditação e caráter emblemático. O escritor se refugiou no Brasil fugindo da destruição e perseguição causadas pelos nazistas, manifestando a esperança de encontrar no país um mundo livre dos vícios daquele que deixara para trás na Europa. A incompreensão cercou, porém, sua entrada neste novo ambiente, cujos códigos e preconceitos ele desconhecia, lançando-o num novo ciclo de tristeza e desesperança, que podem ter contribuído para sua drástica opção final. (Mostra Brasil - Perspectiva)

"Lustre"
País: EUA, 2003 (81 min)
Diretor: Art Jones
Roteiro: Art Jones
Fotografia: Ben Wolf
Elenco: Victor Argo, Jordan Lage, Gordon Joseph Weiss, John Hoyt
Produção: Art Jones, Patricia Yoon
Produzido durante os 12 meses que sucederam o ataque às Torres Gêmeas, o filme conta a história de Hugo, homem solitário que acredita que Nova York não tem mais alma. Nada lhe parece familiar, nem os inúmeros arranha-céus nem as pessoas que vagam pelas ruas. Tendo sempre como referência uma antiga Nova York, Hugo começa a ter problemas para distinguir o que é realidade do que não é. Acaba perseguido por estranhas visões e, durante a noite, ouve vozes de pessoas do passado. Hugo está ficando louco ou não passa de um homem triste forçado a encarar o mundo com novos olhos? (Competição - Novos Diretores)

"Luz Fria" ("Kaldaljós")
País: Islândia, 2004 (93 min)
Diretor: Hilmar Oddsson
Roteiro: Hilmar Oddsson
Fotografia: Sigurdur Sverir Palsson
Elenco: Ingvar Eggert Sigurosson, Kristbjörg Kjeld, Ruth Olafsdottir, Snaefriour Ingvarsdottir, Helga Braga Jónsdóttir, Valdimar Örn Flygenring
Produção: Fridrik Thor Fridriksson
Grimur foi um menino feliz. Até o dia em que uma catástrofe matou toda a sua família – um acontecimento que ele havia antecipado através dos desenhos que fazia, cujo significado na época lhe escapava. Aos 40 anos, Grimur transformou-se num homem solitário, levando uma vida isolada, uma espécie de exílio auto-imposto. Da criança capaz de prever o futuro, ele passou a uma vida adulta assombrada por visões, todas elas ligadas a um passado com o qual não consegue lidar. Decidido a romper este círculo vicioso, passa a conviver com pessoas totalmente diferentes, uma atitude que pode levá-lo à reconciliação consigo mesmo. Começa a freqüentar aulas de desenho, onde intriga seus colegas com suas versões muito peculiares dos modelos nus. Envolve-se romanticamente com a professora e ela engravida – o que desencadeia um processo agudo de auto-questionamento. É um processo turbulento, ao final do qual alguma felicidade poderia aguardá-lo, se ele puder enfrentar seus medos. (Perspectiva Internacional)

"Luzes Vermelhas" (Feux Rouges)
País: França, 2004 (106 min)
Diretor: Cédric Kahn
Roteiro: Cédric Kahn
Fotografia: Patrick Blossier
Elenco: Jean-Pierre Darroussin, Carole Bouquet, Vincent Deniard, Charline Paul, Jean-Pierre Gos
Produção: Patrick Godeau
Feriado de fim de semana, em meio ao forte verão parisiense. Antoine, um vendedor de seguros, espera pela esposa Hélène, uma advogada de sucesso. O casal tem que enfrentar uma longa jornada até o sul da França para pegar os filhos ao final de um acampamento de férias. Mas Hélène está atrasada e Antoine decide tomar algumas cervejas. Ela finalmente chega e a dupla cai na estrada. Mas o álcool começa a fazer efeito. Antoine vai perdendo a concentração e passa a dirigir em alta velocidade, mesmo sob os protestos da esposa. O casal inicia uma briga e a viagem vai se tornando um pesadelo. Já sem paciência, Hélène abandona o carro quando o marido pára para abastecer o tanque do veículo. No caminho até a próxima estação de trem, onde imagina encontrar a fugitiva, Antoine oferece carona a um estranho. O encontro terá sérias conseqüências tanto para o motorista quanto para seu casamento. (Perspectiva Internacional)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).