Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

T

Tae Guk Gi, , Je-gyu Kang (Brotherhood)
País: Coréia do Sul, 2004, (140 min), colorido, 35mm
Durante pesquisas, um grupo de arqueólogos coreanos encontra um esqueleto e o identificam como Jin-Tae, morto durante a Guerra da Coréia. Para confirmar, eles chamam o irmão da vítima, o velho Lee Jin-Seok. A partir daí, o filme faz uma viagem de volta ao ano de 1950, bem no início do conflito. Jin-Seok e Jin-Tae, irmão de Jin-Seok, são dois jovens que, repentinamente, se vêem lançados em meio a uma realidade sangrenta bastante distinta da tranqüilidade habitual de suas vidas rurais. A guerra vai, aos poucos, transformando a mente de Jin-Tae e sua verdadeira função no conflito irá chocar o irmão no futuro.

Tainá 2 - A Aventura Continua
País: Brasil, 2004 (80 min)
Diretor: Mauro Lima
Roteiro: Cláudia Levay
Fotografia: Uli Burtin
Elenco: Eunice Baía, Vítor Morosini, Arilene Rodrigues, Kadu Moliterno, Chris Couto, Aramis Trindade
Produção: Pedro Carlos Rovai
Nesta nova fase da luta contra os piratas de biodiversidade, a agora pré-adolescente Tainá enfrenta uma perigosa quadrilha que, para capturar e comercializar espécimes raros da fauna amazônica, ataca as árvores milenares onde muitos deles se abrigam. A indiazinha se divide entre o enfrentamento contra os bandidos e a atenção para com a pequenina Catiti, de seis anos, que foge da aldeia querendo imitá-la como protetora do meio ambiente. Tainá também tem problemas com Carlito, menino que veio da cidade para passar as férias com o pai, um biólogo. Ele trouxe Boris, um pequeno cão que se perde na mata. Há um choque cultural envolvendo os conhecimentos urbanos e científicos do estudante Carlito e o saber natural, tradicional de Tainá. Mas todos devem se unir para vencer a agressividade dos malfeitores. (Especiais)

Tainá, Uma Aventura Amazônica
País: Brasil, 2000 (90 min)
Diretor: Tânia Lamarca
Roteiro: Cláudia Levai, Reinaldo Moraes
Fotografia: Marcelo Corpanni
Elenco: Eunice Baía, Caio Romei, Jairo Mattos, Branca Camargo, Betty Erthal, Luiz Carlos Tourinho, Alexandre Zachia
Produção: Pedro Carlos Rovai
Tainá é uma indiazinha órfã de oito anos, que vive com o avó Tigê no belo recanto do Rio Negro, no coração da Amazônia. Com o velho e sábio índio, a menina aprende tudo sobre as lendas e histórias de seu povo e, assim, desenvolve verdadeiro amor pela floresta e pelos animais que lá habitam. A aventura de Tainá começa quando o traficante de animais Shoba recebe uma encomenda e passa a perseguir uma macaca e um filhote da espécie Lagothrix, que serão usados em pesquisas no exterior. Salvo das garras do malfeitor, o macaquinho passa a ser o mais novo amigo de Tainá e até ganha um nome: Catú, que significa bonito. A dupla segue na mira de Shoba e de seus atrapalhados assistentes. Na fuga, eles conhecem a bióloga Isabel e seu filho Joninho que, muito a contragosto, vive na selva acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas. Longe dos shoppings e dos cheeseburgers que não consegue esquecer, o menino desdenha Tainá e seus costumes. Mas, depois de fugir para pregar uma peça na mãe, Joninho vai precisar da ajuda da indiazinha para aprender a sobreviver na floresta. (Especiais)

Tartarugas Podem Voar ("Lakposhta Ham Parvaz Mikonand")
País: Irã, 2004 (98 min)
Diretor: Bahman Ghobadi
Roteiro: Bahman Ghobadi
Fotografia: Shahryar Assadi
Elenco: Avaz Latif, Soran Ebrahim, Saddam Hossein Feysal, Hiresh Feysal Rahman
Produção: Abbas Ghazali
Na fronteira entre Irã e Iraque, semanas antes da invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas, num acampamento de refugiados curdos, as pessoas se reúnem para ouvir as notícias da guerra. Em meio a estes refugiados, há jovem mãe de 14 anos chamada Agrin que quer cometer suicídio. Este é um filme sobre as aventuras de Agrin. (Competição - Novos Diretores)

Tempo de Resistência
País: Brasil, 2004 (115 min)
Diretor: André Ristum
Roteiro: Ícaro Martins
Fotografia: André Francioli e Fernando Souza
Elenco: Denize Crispim, José Dirceu, Franklin Martins, Leopoldo Paulino
Produção: Edgar de Castro
Uma análise profunda da luta guerrilheira contra a ditadura militar nos anos 1960 e início dos 1970, a partir dos pontos de vistas de seus integrantes na época. Acompanha-se o nascimento de diversos movimentos contra o governo, suas facções e divisões internas, até o contra-ataque da direita e a perseguição aos movimentos de oposição. Vê-se também a sobrevivência precária dos movimentos fora do país e o começo do retorno dos exilados com a anistia e o início do processo de abertura. Um mergulho nos "anos de chumbo" de nossa história, por meio de um estudo da resistência contra a ditadura e do que isso representou, não apenas para o Brasil da época, mas também para a sua formação atual. (Competição - Novos Diretores)

Temporada de Patos (Temporada de Patos)
País: Argentina, 2003 (85 min)
Diretor: Fernando Eimbcke
Roteiro: Fernando Eimbcke, Paula Markovitch, Felipe Cazals
Fotografia: Aléxis Zabé
Elenco: Enrique Arreola, Diego Cataño, Daniel Miranda, Danny Perea
Produção: Christian Valdelièvre
Flama e Moko são dois garotos de 14 anos que se conhecem desde crianças e vivem na Cidade do México. A dupla tem tudo para enfrentar mais um entediante domingo: um apartamento sem nenhum pai, muitos videogames, revistas de pornografia, refrigerantes e pizzas. Porém, a companhia de eletricidade, o vizinho Ulisses, uma pintura horrível de patos, onze segundos, o jogo do Real Madri contra o Manchester e alguns biscoitos de chocolate são suficientes para acabar com a paz dos dois adolescentes. Nessa confusão, vêm à tona assuntos como divórcio, solidão, amizade e outros problemas da vida adulta. (Competição - Novos Diretores)

Terra da Fartura (Land of Plenty)
País: EUA, 2004 (123 min)
Diretor: Wim Wenders
Roteiro: Wim Wenders, Michael Meredith
Fotografia: Franz Lustig
Elenco: Michelle Williams, John Diehl, Shaun Toub, Wendell Pierce
Produção: Jake Abraham, In-Ah Lee, Samson Mucke, Gary Winick
Na América pós-11 de setembro, Paul, um ex-veterano do Vietnã, mergulhou numa verdadeira paranóia patriótica e xenófoba. Os atentados contra Nova York e o Pentágono ressuscitam seus piores fantasmas. Obcecado pela suposta necessidade de identificar inimigos em potencial da nação, vigia as ruas à procura daqueles que poderiam ser terroristas - e que, na sua opinião, só podem ser árabes. O contraponto a esta neurose é sua sobrinha, Lana, uma jovem idealista que passou os últimos 10 anos a serviço de missões humanitárias na África e na Europa. Há muito afastada do tio, ela o procura para reatar o único vínculo a uni-la à família de sua mãe. A princípio arredio a este contato, como a qualquer convívio humano, Paul experimenta através da moça novas possibilidades de enxergar a vida. Quando testemunham juntos o ferimento aparentemente casual de um sem-teto do Oriente Médio, tio e sobrinha decidem investigar o caso juntos. Partem de Los Angeles rumo ao Marco Zero, o local onde outrora se erguiam as Torres Gêmeas em Nova York. É uma viagem que possibilita a redescoberta deste país, que já foi a terra do sonho e da liberdade e embarcou, desde o 11 de setembro, num mar de propaganda que o isolou da cultura do resto do mundo. (Perspectiva Internacional)

Terra Prometida (Promised Land)
País: França/Israel, 2004 (88 min)
Diretor: Amos Gitai
Roteiro: Amos Gitai, Marie-Jose Sanselme
Fotografia: Caroline Champetier
Elenco: Rosamund Pike, Diana Bespechini, Anne Parrillaud, Hanna Schygulla, Yussuf Abu-Warda
Sob a lua do deserto do Sinai, um grupo de jovens mulheres da Europa do leste se aquece junto a uma fogueira. Fazem parte de uma caravana clandestina, conduzida por árabes, em camelos. O grupo está na beira da fronteira com Israel, para onde estas jovens serão levadas, integrando o lucrativo comércio de escravas brancas. Para essas mulheres sem possibilidade de escolha, o futuro é serem levadas a leilão como gado, não raro submetidas a outros tipos de violência e desumanização, dentro do circuito de clubes fechados para clientes da prostituição. Para essas estrangeiras, apartadas da própria pátria, família e relações, restam poucas possibilidades de um contato humano mais genuíno. Ainda assim, uma das madames de um clube procura propiciar algum conforto às suas moças. Entre essas jovens atormentadas, alguns vínculos também acabam por se estabelecer. Ainda assim, elas não têm como esperar um melhor amanhã nesta que não é sua terra prometida. (Retrospectiva Amos Gitai)

The Dead Father
País: Canadá, 1986 (26 min)
Diretor: Guy Maddin
Roteiro: Guy Maddin
Elenco: DR. D.P.Snidal, Margaret Anne Macleod, John Harvie, Angela Heck, Rachel Toles
Garoto identificado apenas por "o filho" tenta ressuscitar o pai através de lembranças. Assim, o morto comparece a refeições familiares, ao leito da esposa durante a noite e a outras situações cotidianas. No primeiro filme da carreira do diretor, já se observa a obsessão de Maddin pela morte e a predileção por fazer interagir personagens vivos e mortos. (Retrospectiva Guy Maddin)

The Heart Of the World
País: Canadá, 2000 (6 min)
Diretor: Guy Maddin
Roteiro: Guy Maddin
Elenco: Leslie Bais, Caelum Vatnsdal, Shaun Balbar, Greg Klymkiw, Tammy Gillis, Carson Nattrass
No 25º aniversário do Festival de Toronto, Maddin realizou um de seus mais aclamados curtas-metragens, uma paródia dos filmes mudos de propaganda soviéticos. Prêmio de melhor filme experimental da National Society of Film Critics e Golden Gate no Festival de São Francisco. O próprio diretor comenta sua obra: "Sem que ninguém percebesse, espremi inúmeras reviravoltas microscópicas entre as imagens dessa minha ostensiva apresentação cinematográfica e subliminarmente transformei um filme de seis minutos em um longa-metragem. Por favor, assistam com cuidado!" (Retrospectiva Guy Maddin)

The Last Minute
País: França, 2004 (11 min)
Diretor: Nicolas Salis
Roteiro: Nicolas Sali
As aventuras temporais de dois gêmeos. Um deles está atrasado e o outro, adiantado. Num mundo onde a pontualidade conduz tudo, essa diferença pode ser primordial. (Curta-metragem)

The Morning Guy
País: EUA, 2003 (5 min)
Diretor: Mark W. Gray
Roteiro: Mark W. Gray
Ele é uma pessoa que vive o dia. Ela, a noite. A história de um casal cosmopolita e os problemas decorrentes de uma vida agitada que os mantém unidos, mas, ao mesmo tempo, distantes. Um casal como muitos outros da cena urbana. (Curta-metragem)

The Report
País: Irã, 1977 (112 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Ali-Reza Zarrindast
Elenco: Shohreh Agdashlu, Kurosh Afsharpanah, Mostafa Tari
Produção: Bahman Farmanara
O protagonista é um coletor de impostos, acusado de aceitar suborno. Além dos problemas no trabalho, o homem ainda tem que lidar com as crises da esposa que há pouco tentou se suicidar. Após a Revolução Islâmica, em 1979, o filme foi censurado por abordar temas que só diziam respeito à família. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

The Traveller
País: Irã, 1974 (80 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Firooz Malekzadeh
Elenco: Hassan Darabi, Masoud Zand
Produção: Abbas Kiarostami
Como todo garoto de 10 anos, Qasem vive em uma pequena cidade iraniana e sua maior diversão é passar a tarde inteira jogando futebol com os amigos. Os deveres do colégio são, portanto, deixados para serem realizados à noite. Quando descobre que a seleção do país tem um jogo marcado em Teerã, o menino se desespera tentando encontrar uma maneira de viajar até a capital. Para conseguir o dinheiro da passagem, ele mente, rouba e trapaceia até o melhor amigo. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

The Woodsman
País: EUA, 2004 (117 min)
Diretor: Nicole Kassell
Roteiro: Nicole Kassell, Steven Fechter
Fotografia: Xavier Perez
Elenco: Kevin Bacon, Kyra Sedgwick, Benjamim Bratt, Mos Def
Produção: Lee Daniels
Depois de 12 anos de prisão por pedofilia, Walter volta para casa em liberdade condicional. A partir daí, procura reconstruir sua vida. Arranja um emprego numa serraria e reencontra uma antiga namorada, Vickie. Mas isto não basta para que Walter supere totalmente os fantasmas que o assombraram. Por melhores que sejam suas intenções e maior ainda a sua vontade de enterrar definitivamente o passado, ele ainda tem que convencer também os vigilantes Mary Kay, a secretária do lugar em que trabalha, e Lucas, o detetive que supervisiona sua condicional, duas pessoas de quem depende dramaticamente a sua reabilitação. Qualquer movimento em falso pode custar-lhe tudo o que está apenas conquistando. (Competição - Novos Diretores)

The Yellow Tag
País: Suécia, 2004 (5 min)
Diretor: Jan Troell
Roteiro: Jan Troell
Carneiros pastam ao longe. Vacas vagueiam lado a lado no campo. Quando nos aproximamos da cena, a paz é quebrada pelo amarelo dos marcadores de plástico pendurados nas orelhas dos animais. Vacas, cordeiros e porcos, todos têm de ser marcados, registrados e checados, não por ordem do Ministério da Agricultura sueco, mas por exigência da União Européia. Este choque entre o idílico ambiente pastoral e as rígidas exigências da indústria alimentícia é o tema central do filme. Visões da Europa

Tormento (Tarnation)
País: EUA, 2004 (100 min)
Diretor: Jonathan Caouette
Roteiro: Jonathan Caouette
Elenco: Jonathan Caouette, Renée Leblanc, David Sanin Paz
Produção: Stephen Winter, Gus Van Sant, John Cameron Mitchell
O estreante Jonathan Caouette realizou este filme todo em iMovie, programa básico de edição digital que vem gratuito em qualquer computador Macintosh. Sensação do Festival de Sundance em 2004, a produção narra a perturbadora e emotiva história familiar do realizador e é constituída por fotografias, imagens de vídeos caseiros dos anos 1970 e 1980 e entrevistas com a sua mãe e avós. Todas as imagens da produção são de seu arquivo pessoal (super 8, VHS, Digital 8, Mini-DV, fotos) e áudio guardado (fitas cassete, recados de secretária eletrônica). A idéia, segundo o diretor, era fazer uma catarse dos fantasmas do seu passado e homenagear a mãe Renée, que passou as últimas três décadas em instituições psiquiátricas. (Competição - Novos Diretores)

Transit
País: Irã/França, 2004 (30 min)
Diretor: Bani Khoshnoudi
Roteiro: Bani Khoshnoudi
A caminho da Inglaterra, Arya cruza a fronteira da Europa com um grupo composto por afegãos, iranianos e curdos. Em Paris, o rapaz é enviado a um minúsculo e escuro quarto de hotel onde deve aguardar pela próxima etapa da viagem. É ali que Arya conhece Khorshid, uma garota iraniana que perdeu a família no meio do caminho e, como ele, segue esperando. (Curta-metragem)

Trekkies 2
País: EUA, 2004 (93 min)
Diretor: Roger Nygard
Roteiro: Roger Nygard
Fotografia: David Doyle
Elenco: Denise Crosby, Tony Alleyne, Vaughn Armstrong, Christine Anderson
Produção: Joel Soisson, Denise Crosby
O primeiro documentário da série Trekkies esmiuçou o universo de vários fãs do seriado Jornada nas Estrelas (Star Trek), que foi ao ar há mais de 30 anos, atualmente ainda é exibido em mais de cem países. Acompanhou o dia-a-dia de pessoas que se vestem como os personagens do seriado e que conhecem cada detalhe da espaçonave Enterprise. Nessa continuação, o foco é o caráter altruísta das comunidades trekkies, cujo sonho é encontrar um lugar onde todos são aceitos pelo que são. A exemplo disso, está a história de um fã-clube que adotou uma criança com câncer. Trekkies 2 também possui um caráter mais universal, já que o diretor percorre oito países, entre eles o Brasil, em busca de fãs da série. (Perspectiva Internacional)

"Trilogia Neofascista 1 - No Vale do Wupper"
País: Israel/Alemanha/França/Itália, 1993 (90 min)
Direção: Amos Gitai
O tema central deste documentário é a investigação de um assassinato cometido por dois neonazistas na cidade alemã de Wuppertal, perto de Colônia, em novembro de 1992. Uma cidade que ao mesmo tempo que se tornou um refúgio para muçulmanos fugitivos da guerra na antiga Iugoslávia transformou-se num dos quartéis-generais dos neonazistas daquele país. O crime ocorreu numa noite depois que a vítima, de origem judaica, bebeu num bar junto com alguns militantes de extrema-direita. O incidente é colocado pelo cineasta dentro do contexto de uma comunidade que está recebendo um grande número de refugiados e, ao mesmo tempo, experimentando um crescimento das tensões raciais. Gitai chega à cidade apenas uma semana depois da morte, tendo a oportunidade de recolher depoimentos no calor da hora, ainda incertos de todos os detalhes. Ao mesmo tempo, quebra com o tradicional modelo dos documentários, interrompendo a entrevista de um popular para colher as impressões de um outro passante, uma tática que ele repete diversas vezes, permitindo uma discussão mais livre. Ao mesmo tempo, Gitai recusa-se a identificar os entrevistados por meio de legendas, negando ao público a possibilidade de categorizações. (Retrospectiva Amos Gitai)

"Trilogia Neofascista 3 - Queen Mary"
País: França/Alemanha/Israel/Itália, 1993 (90 min)
Direção: Amos Gitai
Documentário sobre o Queen Mary, grupo de rock de Gennevilliers, subúrbio parisiense, que foi descoberto por Dave Stewart e Annie Lennox, do Eurythmics, e convidado por estes para gravar um disco em Londres. Através do retrato traçado pelo ambiente, os fãs e as canções do grupo, o cineasta encontra pistas para a explicar o crescimento do racismo na Europa. As letras das canções do Queen Mary expressam com clareza cristalina os sentimentos dos moradores das periferias urbanas, uma espécie de alienação dos indivíduos motivada por seu habitat, a arquitetura anônima dos conjuntos habitacionais de baixo custo, típicos da segunda metade do século 20. (Retrospectiva Amos Gitai)

Tudo Azul
País: EUA, 2000 (79 min)
Diretor: Jesse Acevedo
Roteiro: Jesse Acevedo
Fotografia: Cláudio Rocha
Elenco: Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Virgínia Rodrigues e integrantes da Portela
Produção: Jesse Acevedo
Um registro da história de vida de quatro artistas negros e um travesti no mundo de violência e segregação racial das favelas do Rio de Janeiro. Artistas com diferentes estilos de vida, sonhos e aspirações, mas com uma coisa em comum: fazer samba, a encantadora música do Carnaval; música que nasce em seus corações sem necessidade de fórmulas ou esquemas sociais, como uma voz desesperada de confrontação e resistência. Uma história contada pelos artistas, não só pelo famoso, mas também pelo desconhecido. Mergulho na alma da musicalidade brasileira. O diretor registra a performance da escola de samba Portela durante o Carnaval, a melodiosa voz de Caetano Veloso, o misticismo do candomblé na voz de Virgínia Rodrigues e traz entrevistas com a atriz Fernanda Montenegro e com o transformista Rogéria. (Competição - Novos Diretores)

Tudo Isto é Fado
País: Portugal, 2004 (101 min)
Diretor: Luís Galvão Teles
Roteiro: Suzanne Nagle
Fotografia: Jacques Raybaut
Elenco: Ângelo Torres, Danton Mello, Deborah Secco, Ana Cristina Oliveira, Carlos Santos, João Lagarto, António Mello
Produção: Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles
Dois jovens amigos não agüentam mais a rotina de seus empregos, que não lhes dão a menor esperança de progresso. Decidem, então, sair pelo mundo e tentar agarrar seu futuro com as próprias mãos. Embarcam em toda espécie de aventuras, do Rio de Janeiro a Lisboa, mas sempre se dão mal. De desastre em desastre, acabam tendo a idéia de praticar um roubo. Para ajudá-los, não acreditam que haja ninguém mais preparado do que um famoso escritor policial. Mas ainda falta convencê-lo a entrar no golpe. Quando finalmente os dois conseguem montar todo o plano e acham que já podem executá-lo, o futebol, o amor e a amizade ameaçam pôr tudo a perder. Mas, pelo menos, o crime é um ramo que dá oportunidades iguais para todos. (Perspectiva Internacional)

Tudo Vai Ficar Bem
País: Latvia, 2004 (5 min)
Diretor: Laila Pakalnina
Roteiro: Laila Pakalnina
Vocês não precisam ter receio de nós e nós não precisamos ter receio de vocês. Nós somos seres humanos e vocês também. (Visões da Europa)

Twinni
País: Austria, 2003 (89 min)
Diretor: Ulrike Schweiger
Roteiro: Ulrike Schweiger, Michael Tanczos
Fotografia: Michael Riebl
Elenco: Diana Latzko, Ingrid Burkhard, Maria Hofstätter, Hanna Halbmayr
Produção: Helmut Grasser
Um retrato bem-humorado e honesto dos problemas de inadequação enfrentados pelos adolescentes. Jana é uma garota de 13 anos cujo mundo virou de cabeça para baixo desde a separação dos pais. O divórcio a obriga a ir morar em Viena na casa da avó. Dividida, quer encontrar o pai que a abandonou e investe contra a mãe, que considera culpada pela separação. Sentindo-se um peixe fora d’água na cidade, busca aceitação entrando para uma igreja, mas é ridicularizada ao se candidatar a coroinha, atividade exercida exclusivamente pelos rapazes. Retraída demais para responder a uma carta de um colega de classe que confessa seu interesse por ela, acaba sendo traída por outro colega ciumento. (Competição - Novos Diretores)

Twist
País: Canadá, 2003 (97 min)
Diretor: Jacob Tierney
Roteiro: Jacob Tierney
Fotografia: Gerald Packer
Elenco: Joshua Close, Gary Farmer, James Gilpin, Emily Hampshire, Josh Holliday
Produção: Victoris Hirst, Dan Lyon, Kevin Tierney
Versão do clássico de Charles Dickens, Oliver Twist, transposto para os dias atuais. O cenário é uma casa muito pobre e as ruas da cidade, palcos para a história contada a partir do ponto de vista de Dodge. Ele conhece o belo Oliver e acaba por conduzi-lo ao mundo das drogas e da prostituição. A inocência de Oliver vai se perdendo na mesma medida que Dodge vai percebendo que não pode escapar de seu passado e de suas experiências. (Competição - Novos Diretores)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).