Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

28ª Mostra BR de Cinema
20/10/2004

Sinopses

da Folha Online

V

Vácuo (Vakuum)
País: Alemanha, 2004 (70 min)
Diretor: Thomas Grampp
Roteiro: Thomas Grampp, Cosima Lange
Fotografia: Michael Gsell
Elenco: Fabian Busch, Wanja Mues, Jana Thies, Denise Zich
Produção: Cosima Lange
O ano é 2024. Mick tem 27 anos e trabalha como engenheiro na Singen Industries, empresa líder no mercado de tecnologia. Um de seus clientes é o Hive, um enorme e completamente esterilizado edifício onde pessoas com problemas imunológicos vivem e trabalham, completamente isoladas do mundo exterior. Certo dia, enquanto Mick realiza suas funções no local, ele avista Lilia, por quem foi apaixonado na infância. A moça vive do lado de dentro dos enormes vidros de isolamento. Mesmo que para ela sair dali possa ser arriscado demais, isso não impede que ambos se sintam atraídos e iniciem um relacionamento. Quando uma pessoa próxima à moça desaparece misteriosamente, o lado obscuro da corporação Singen vem à tona. Agora, Lilia corre grande perigo e Mick tem que encontrar uma maneira de salvá-la. O problema é que, para isso, ele precisa alcançar o centro de controle do Hide. Sua simples presença no recinto pode pôr a vida da amada em risco. (Competição - Novos Diretores)

Velhas Canções Malditas
País: Alemanha, 2004 (5 min)
Diretor: Fatih Akin
Roteiro: Fatih Akin
Heinrich Heine escreveu "Um Amor de Poeta" em 1840 para descrever um relacionamento infeliz. Robert Schumann também sofreu de amor e transformou os poemas de Heine num ciclo de canções intitulado "As velhas canções malditas". Aqui, soldados alemães e outras pessoas cantam algumas "canções malditas" das inumeráveis guerras do continente europeu. 9Visões da Europa)

Vera Drake
País: Inglaterra, 2004 (125 min)
Diretor: Mike Leigh
Roteiro: Mike Leigh
Fotografia: Dick Pope
Produção: Simon Channing-Williams
Londres, 1950. Vera Drake mora com seu marido Stan e seus filhos adultos, Sid e Ethel. Não são ricos, mas formam uma família unida e feliz. Vera é faxineira, Stan é mecânico na oficina de seu irmão. Sid trabalha numa alfaiataria e Ethel, numa fábrica. Vera esconde um segredo: sem aceitar pagamento, ajuda jovens mulheres a interrromperem gestações indesejadas. Quando uma destas garotas acaba no hospital após um aborto, a investigação policial conduz a Vera e o mundo desaba sobre ela. (Perspectiva Internacional)

Viagem do Coração (Bon Voyage)
País: França, 2003 (114 min)
Diretor: Jean-Paul Rappeneau
Roteiro: Jean-Paul Rappeneau, Patrick Modiano
Fotografia: Thierry Arbogast
Elenco: Isabelle Adjani, Gérard Depardieu, Virginie Ledoyen, Yvan Attal, Grégori Derangère, Peter Coyote, Jean-Marc Stehlé, Aurore Clément
Produção: Laurent Pétin, Michèle Pétin
No começo da 2ª Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que os nazistas ocupam Paris, muitos habitantes da capital inquietam-se por seu próprio futuro e procuram fugir. Um grupo heterogêneo, que une políticos, jornalistas, cientistas, burgueses, mulheres elegantes e espiões junta-se no elegante Hotel Splendide, em Bordeaux. Entre os hóspedes, também está a atriz mundialmente conhecida Viviane Denvers. O personagem principal é o jovem escritor Frédéric, que está dividido entre a tentação quase irresistível de cortejar a famosa estrela de cinema e o dever de ajudar uma bela jovem, filha de um cientista importante, a fugir dos nazistas para Londres. É o momento de decisão para o rapaz, que precisa optar por deixar para trás a irresponsabilidade juvenil, entrando na ambigüidade do mundo adulto, num momento histórico em que nenhuma regra ou bom senso parecem mais ter qualquer valor. (Perspectiva Internacional)

Viciados em Atuar (Die Spielwütigen)
País: Alemanha, 2004 (108 min)
Diretor: Andres Veiel
Roteiro: Andres Veiel
Fotografia: Pierre Bouchez, Claus Deubel, Johann Feindt, Rainer
Elenco: Prodromos Antoniadis, Karina Plachetka, Constanze Becker, Stephanie Stremler
Produção: Klaus Volkenborn
Documentário que disseca o sonho de tornar-se ator, acompanhando por mais de sete anos as vidas de quatro candidatos à prestigiada Academia Ernst Busch, de Berlim - onde, a cada ano, mais de 100 jovens disputam as poucas vagas colocadas à disposição. Prodromos Antoniadis desde logo deixa claras a sua tendência a conflitos com autoridade e a preferência pela atuação intensa, com sua obsessão pelos monólogos do protagonista de Taxi Driver, Travis Bickle. Constanze Becker luta para comprovar a previsão de seu professor, que enxerga nela uma intérprete talhada para os papéis de mulher poderosa. Karina Plachetka, antes de mais nada deve superar sua timidez. E Stephanie Stremler, que teve de disputar várias vezes a sua vaga antes de conseguir finalmente sua admissão. Nos quatro anos seguintes do curso, os estudantes devem conciliar os dilemas de seu próprio processo de amadurecimento e as pressões do currículo, numa escola que é conhecida pelo seu apego ao treinamento duro com técnicas que visam à desconstrução e reconstrução emocional como caminho para consolidar um genuíno compromisso com a atuação. O filme acompanha estas quatro vidas por mais de sete anos, na escola, nos conflitos com os docentes, na casa dos pais, encarnando seus primeiros papéis no palco, na tevê ou no cinema, procurando agências de casting, enfrentando a perspectiva do casamento. (Perspectiva Internacional)

Vida de Artista
País: Brasil, 2003 (80 min)
Diretor: João Batista de Andrade
Roteiro: João Batista de Andrade
Fotografia: João Batista de Andrade
Neste filme, o primeiro da série Vida de Artista, o personagem é um talentoso santeiro polivalente da cidade histórica de Pirenópolis, Goiás. Elogiado, polêmico, ele abre sua vida e o vigor de sua obra para a câmera, disposto a revelar também os lados sombrios de sua existência como artesão e como pessoa. Seu nome: José Inácio Nascimento. Um personagem típico de crise de um momento de graves transformações culturais, o cheque-mate dado tanto pela indústria cultural quanto pela investida das correntes retrógradas do calvinismo contra toda sensualidade e criatividade da formação barroca do artista. O documentário pretende se aprofundar nos conflitos da vida de Nascimento, sua vida familiar, os conflitos gerados por sua criativa irreverência e as reações na sociedade onde vive. (Mostra Brasil - Perspectiva)

Vida de Menina
País: Brasil, 2004 (101 min)
Diretor: Helena Solberg
Roteiro: Elena Soárez, Helena Solberg
Fotografia: Pedro Farkas
Elenco: Ludmila Dayer, Dalton Vigh, Daniela Escobar, Lígia Cortez
Produção: David Meyer, Clélia Bessa
No Brasil do final do século 19, que acabou de abolir a escravidão e proclamar a República, a menina Helena Morley começa a escrever seu diário. Descendente de ingleses, mora na cidade de Diamantina (MG), que vivia na época a decadência da mineração. Seu pai é um dos últimos a acreditar que as lavras dos arredores ainda renderão muito dinheiro. Por conta desta opção arriscada do marido sonhador, sua mãe faz sacrifícios e engole humilhações do irmão mais rico. Helena participa destas angústias mas não deixa de experimentar as alegrias de sua idade. Rebelde e independente, cria problemas disciplinares no colégio, que compensa com sua grande criatividade para escrever. Passa todo o tempo que pode ao lado da avó, sua grande protetora, flerta com o primo da cidade e aguça sua intuição e inteligência para transformar-se de menina em mulher. (Mostra Brasil - Novos Diretores)

Vida e Nada Mais - a Vida Continua (Zendegi va Digar Hich)
País: Irã, 1991 (91 min)
Diretor: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Fotografia: Homayun Pievar
Elenco: Farhad Kheradmand, Pooya Pievar
Produção: Ali Reza Zarrin
Um road movie que mistura crítica social com o registro de uma tragédia. Junto com seu filho, um cineasta faz uma viagem pela região norte do Irã, local atingido por um forte terremoto em 1990, para reencontrar os dois jovens atores de seu filme Onde Fica a Casa do Meu Amigo (do próprio Abbas Kiarostami). No caminho, testemunham diversos acidentes e se defrontam com o caos gerado pelo terremoto. Apesar de desolados, os habitantes da região não se abatem e, ao mesmo tempo em que lutam para resgatar dos escombros o que restou, assistem aos jogos da Copa do Mundo. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

Vizinhos
País: Brasil, 2004 (52 min)
Nem sempre é preciso pegar a estrada para realizar uma grande viagem. Vizinhos é um documentário sobre um quarteirão, bem próximo da casa da diretora. Ali, onde antes havia um matagal e algumas casas, remanescentes de antigas chácaras, surgiu uma favela. Nos anos 90, em pleno boom da especulação imobiliária no bairro, foram construídos muitos prédios nas proximidades. O filme não partiu de uma hipótese, mas de uma pesquisa: descobrir como os favelados e os habitantes dos cortiços e casinhas vêem aqueles que moram nos prédios, e vice-versa, e quais são os pontos de contato entre estes mundos. Os depoimentos refletem, à sua maneira, o modo como essas pessoas pensam a sociabilidade, em parte reflexo da sociedade brasileira como um todo. (Mostra Brasil - Novos Diretores)
Diretor: Marta Nehring
Roteiro: Marta Nehring
Fotografia: Michelle MacCabe, Bel Bechara e Sandro Serpa
Produção: Cláudio Kahns, Andréia Ramalho

Volte sempre Abbas!
País: Brasil, 1999 (6 min)
Diretor: Leon Cakoff, Renata de Almeida
Roteiro: Abbas Kiarostami, Leon Cakoff
Um dos membros do júri da 22a. Mostra, o cineasta Abbas Kiarostami lançou um olhar generoso à cidade de São Paulo e seus habitantes, detendo-se especialmente sobre uma garota que vivia nas ruas e que se tornou o assunto de um roteiro, "Uma Boa Cidadã". Com esta história, Kiarostami homenageia os habitantes da cidade que, apesar de viverem na pobreza, lutam para manter um mínimo de dignidade. A arquitetura caótica de São Paulo, alternado trechos novos e deteriorados, é o cenário em que estes cidadãos desassistidos improvisam seu cotidiano, procurando não perder de vista alguma alegria de viver. (Retrospectiva Abbas Kiarostami)

Vôo Cego Rumo Sul
País: Brasil, 2004 (89 min)
Diretor: Hermano Penna
Roteiro: Hermano Penna, Sinval Medina, Luna Alkalay
Fotografia: André Macedo
Elenco: Milhem Cortaz, Gustavo Wabner, Robson Nunes, Sérgio Cavalcante
Produção: Lia Camargo
Em um velho fusca caindo aos pedaços, quatro jovens militantes partem do Rio de Janeiro no final da tarde de 1º de abril de 1964 rumo ao sul do país. Eles são Aníbal, Sargento, Abílio e Ribamar, a "armada Brancaleone", e estão desiludidos com qualquer possibilidade de reação na Guanabara. Decididos a chegar a Porto Alegre - depois de ouvirem no rádio a convocação de Brizola e a notícia de que Jango estaria indo para lá armar a resistência -, enfrentam inúmeros problemas por conta do carro velho de Aníbal e outros acontecimentos inesperados e insólitos no trajeto. Um road movie que mostra a ingenuidade e o entusiasmo desses jovens personagens, tão iguais a qualquer jovem de ontem, de hoje e sempre. (Mostra Brasil - Perspectiva)

Vovó vai ao Supermercado
País: Brasil, 2004 (20 min)
Diretor: Valdemir Milani
Roteiro: Érico Besuschi, Valdemir Milani
Vovó vai ao supermercado e quebra as regras da boa conduta para chamar a atenção das pessoas. Crítica bem-humorada aos problemas enfrentados pelos idosos, filme é baseado numa história real ocorrida em Curitiba. A protagonista Lala Schneider ganhou o troféu de melhor atriz de curta em 35 mm no Festival de Gramado 2004. (Curta-metragem)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).