Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Folhainvest Conta Investimento
25/10/2004

Anbid tem roteiro on-line com dicas para quem quer investir em fundos

Free-lance para a Folha

A Anbid, entidade que reúne os bancos de investimento, colocou no ar o site www.comoinvestir.com.br, para orientar os interessados em aplicar nos fundos de investimento. Trata-se de um plano de educação do investidor, que, no entendimento de muitos gestores, vai precisar de um longo aprendizado até se sentir seguro para fazer escolhas.

O objetivo da Anbid é gerar mais confiança no setor. O jogo fica mais aberto, o investidor passa a ter mais poder e passa a delegar mais poder, pondera o gestor de um dos principais fundos privados do país.

Com a criação das contas-investimento, muitas pessoas poderão se sentir atraídas por produtos mais rentáveis e de mais risco, o que exige mais informação, observa o executivo. Na sua opinião, clientes mais bem informados serão mais sensíveis às comunicações das instituições financeiras, o que deverá dar mais dinamismo ao mercado.

Como investir

O site, resultado de um investimento da ordem de R$ 150 mil, é um guia didático de fácil utilização que oferece informações sobre aplicação em fundos de investimento, com advertências sobre riscos, informações sobre normas e custos e um glossário amplo, contendo a terminologia que pode deixar um investidor inexperiente à vontade diante do gerente do banco.

O site possui, além de canais de conteúdo, ferramenta de educação à distância, seção de consultas e áreas de relacionamento para troca de conhecimento.

Saber escolher

Segundo Edvaldo Morata, membro da comissão de educação da Anbid, o site sobre fundos é o primeiro de uma família de instrumentos destinados a capacitar e atrair o investidor. "Vamos criar outras fontes sobre outras formas de investimento, no maior número possível de segmentos financeiros, sempre trazendo o que é mais relevante para cada investidor", afirma Morata.

"Com as novas regras, torna-se ainda mais importante que o investidor saiba as diferenças entre comprar CDBs e investir em fundos de ações", acrescenta. "Ele precisa, no mínimo, aprender a fazer as perguntas corretas". (LMC)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).