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25/10/2004

Clientes relatam dificuldade para transferência entre instituições

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O maior problema verificado nas primeiras semanas de vigência da conta-investimento diz respeito à migração de recursos para gestores independentes. Nos primeiros dias, muitos correntistas que tentaram transferir dinheiro dessa forma tiveram dificuldades.

A operação não podia ser feita por telefone nem pela internet, e os gerentes, em geral, diziam que não era possível o procedimento, uma vez que a transferência não seria para outra conta-investimento de mesma titularidade.

"O Banco Central distribuiu informações para todo o mercado financeiro, e essa possibilidade estava muito clara. Foi basicamente desinformação dos gerentes de agência e também uma tentativa de manter os recursos na instituição", afirma Maurício Graccho, da Mellon Global Investiments.

Naquele primeiro momento, os clientes que não insistiram acabaram fazendo a transferência via conta corrente, deixando de utilizar o direito de fazer novas operações sem incidência de CPMF, ou desistiram da operação.

FRASE
O BC informou ao mercado financeiro que essa transferência é possível. Foi desinformação dos gerentes de agência e também uma tentativa de manter os recursos na instituição
MAURÍCIO GRACCHO
Mellon Global Investiments
Moacyr Castanho, do Itaú, diz que chegou a ter reclamação de clientes nesse sentido. Ele afirma que o pessoal da agência não estava acostumado com esse tipo de transação, mas diz que naquela instituição os problemas já foram todos solucionados.

Emanuel Pereira, sócio da GAP Asset Management, relata que não teve nenhum problema para transferir dinheiro de sua conta em um banco para o fundo da GAP logo nos primeiros dias de vigência da conta-investimento. "Fui até a agência, conversei com o gerente, e ele fez a transação na hora. Mas ouvi reclamações de clientes da GAP que têm conta no mesmo banco. Deve ser questão de interesse pessoal do gerente de se manter informado e dar a melhor orientação ao correntista."

Dificuldades

Apesar de as dificuldades terem diminuído, alguns casos continuam acontecendo. Samy Botsman, gerente da Máxima, afirma que, até 18 de outubro, houve 64 tentativas de aplicações de recursos transferidos de outras instituições para a administradora, porém apenas 40 foram efetuadas.

Isso soma R$ 7,6 milhões, um valor 20% acima do esperado. "Se as outras tentativas tivessem resultado em investimentos, teríamos captado de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões a mais", diz.

O administrador de empresas Felipe Pfisterer Pereira, 24, conta não que teve dificuldade para migrar recursos de sua conta corrente no Citibank para a conta-investimento que foi aberta automaticamente em seu nome.

Porém, quando quis transferir valores para um fundo na Máxima Asset Management, no dia 18, não conseguiu. "Disseram que não era possível migrar recursos para terceiros via conta-investimento, e tive de transferir de novo o dinheiro para a conta corrente e mandar por DOC", conta Pereira, que acabou pagando dupla CPMF (para transferir para a conta-investimento e depois para passar da conta corrente para a conta da outra instituição).

Ele ainda tentou obter o ressarcimento da CPMF relativa à transferência para a conta-investimento, sem êxito. "Eu não tinha tempo de ficar discutindo, então resolvi da maneira que era viável no momento. Só que até agora não entendi onde aconteceu o problema e se vou conseguir usar a conta-investimento em outra oportunidade", reclama o correntista.

"Na primeira semana realmente houve um ruído na comunicação entre o Citibank e algumas "assets" independentes, até porque cada uma tem um tipo de conta, uma forma de fazer a transação. Conversei com os representantes e instruí minha equipe a adotar procedimentos compatíveis com cada caso. Agora está tudo fluindo bem. Muito me espanta ter acontecido outro caso na semana", afirma Rosaline Nunes, superintendente de investimentos do Citibank. (JA)

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