Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Copa América
03/07/2004

História

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

MAIS ANTIGO TORNEIO DE SELEÇÕES

A Copa América é o torneio continental de seleções mais antigo do mundo. A primeira disputa oficial aconteceu em 1916. O palco da disputa foi a cidade argentina de Buenos Aires. Participaram da competição apenas quatro países: Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.

A seleção brasileira terminou em terceiro. Empatou em 1 a 1 com Chile e Argentina e perdeu para o Uruguai por 2 a 1. Os uruguaios, que golearam os chilenos por 4 a 0 e ficaram no 0 a 0 com os argentinos, foram os campeões. O uruguaio Gradín foi o artilheiro --três gols.

Reuters
Atletas colombianos festejam título inédito da Copa América-01
O Brasil alcançou seu primeiro título em 1919, quando organizou o torneio. Com um ataque, em que se destacavam Friedenreich e Neco, o Brasil começou com uma goleada: 6 a 0 sobre o Chile. Na outra partida, o Uruguai venceu apertado a Argentina por 3 a 2. Na segunda rodada, os chilenos perderam do Uruguai por 2 a 0, e os brasileiros venceram a Argentina por 3 a 1.

Com o resultado, a briga pelo título ficou entre Brasil e Uruguai. Numa partida muito equilibrada, no estádio das Laranjeiras, os dois países não passaram de um empate (2 a 2). Como ambos terminaram com cinco pontos, foi realizado um jogo extra. Desta vez, com um gol de Friedenreich, o Brasil chegou a primeira conquista.

Os brasileiros voltariam a ganhar a competição em 1922, novamente jogando em casa. Depois, tiveram que esperar 27 anos para voltar a erguer a taça, em 1949. Jejum ainda maior o país viveria nas décadas seguintes. Apesar dos três títulos mundiais (1958, 1962 e 1970), o Brasil não conseguiu triunfar uma única vez em seu continente no período.

O tabu foi quebrado apenas em 1989, quando a seleção brasileira foi campeã jogando em casa. Após o fim do jejum, os brasileiros também venceriam o torneio em 1997, na Bolívia, e em 1999, no Paraguai, totalizando seis títulos no total, mas muito distantes de seus dois principais rivais, Argentina e Uruguai, que somam 14 conquistas.

Na última edição do torneio, em 2001, jogando em casa, os colombianos venceram pela primeira vez na história a Copa América. Entre os dez membros da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Equador, Chile e Venezuela são os únicos que nunca foram campeões. Paraguai e Peru somam dois títulos, e a Bolívia, um.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).