Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições nos EUA
19/08/2004

Perfil - Laura Bush

da Folha Online

Laura Welch Bush nasceu no dia 4 de novembro de 1946, em Midland, no Texas. Seu amor pela educação e pela leitura começou cedo, eventualmente conduzindo-a para uma carreira de professora primária e bibliotecária.

Graduou-se como professora na Southern Methodist University, em Dallas, Texas, em 1968, e após a universidade trabalhou como professora na Longfellow Elementary School.

Em 1969, mudou-se para Houston, Texas, onde lecionou na John F. Kennedy Elementary School até 1972. No ano seguinte, em 1973, conseguiu mestrado em biblioteconomia pela Universidade do Texas, em Austin.

Em 1977, conheceu George W. Bush na casa de amigos em comum. Eles se casaram em novembro do mesmo ano e foram morar em Midland. Em 1981, o casal ganhou gêmeas e as batizou com os nomes das avós, Barbara e Jenna.

Bush foi eleito em 1994 governador do Texas e em 2000 presidente dos EUA. Laura, durante seus anos como primeira-dama do Estado e como primeira-dama dos EUA, fez da educação sua prioridade.

Crianças

Em 1998, como primeira-dama do Texas, a senhora Bush lançou uma iniciativa para o desenvolvimento de crianças em idade precoce, que ajuda os pais e professores a dar instrução escolar às crianças pequenas desde que entram na escola.

Esta iniciativa continha também um programa de colaboração com a Fundação Barbara Bush para a alfabetização das famílias, na qual se trabalha para que todas as famílias do Texas saibam ler e escrever.

Laura também demonstra bastante interesse em assuntos sobre a saúde da mulher, particularmente sobre a prevenção do câncer de mama. No Texas, ela trabalhou com o Programa de Esposas de Governadores da Associação Nacional de Governadores para promover os temas da saúde da mulher.

Também trabalhou para estabelecer programas como o Adote uma Assistente Social e o Rainbow Rooms, que proporcionam ajuda comunitária para as necessidades básicas de crianças que tenham sido objeto de abuso ou negligência. A ajuda pode incluir desde proteção até roupas e fraldas.

Educação

Após tornar-se primeira-dama dos EUA, em 2001, Laura ampliou para todo o país sua intenção de ajudar na educação e no ensino dos EUA.

No dia 8 de setembro de 2001, Laura lançou o primeiro Festival Nacional do Livro, que apresentou autores de todo o país e foi prestigiado por dezenas de milhares de pessoas. Três dias depois, os EUA experimentaram o pior ataque terrorista da história americana.

Após os atentados, Laura se empenhou em realizar esforços mundiais na tentativa de parar com a opressão realizada pelo regime Taleban [regime afegão que foi deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001] contra mulheres e crianças no Afeganistão.

Em novembro de 2001, ela se tornou a primeira primeira-dama da história a gravar um discurso presidencial em rádio, falando sobre os esforços de mulheres e crianças sob a opressão do Taleban no Afeganistão.

A ex-bibliotecária e professora foi a maior incentivadora do marido e candidato à Presidência dos EUA, George W. Bush, a largar a bebida. Ela ajudou também a "limpar" a imagem de Bush, casando-se com ele pouco antes de sua primeira campanha para deputado.

Fonte: www.biography.com, www.georgewbush.com

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).