Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Folhainvest Ranking de Fundos
03/2004/2004

Aprenda como evitar riscos em cenário incerto

SANDRA BALBI
da Folha de S. Paulo

Para analistas, numa conjuntura em mudança como a atual, o melhor é se mexer pouco. “O investidor correrá riscos se se movimentar de uma aplicação para outra”, diz Marcelo Giufrida, vice-presidente da Anbid.

Se até o momento a troca de aplicações tem o custo de uma CPMF (0,38%), a partir de agosto, com a entrada da conta investimento, migrar entre fundos ficará fácil.

O risco neste momento é que, a cada solavanco até que o quadro externo e interno se defina, o investidor passe a saltar de galho em galho, colhendo mais prejuízos do que ganhos.

Eduarda de La Rocque, diretora-executiva da RiskControl, recomenda que o investidor planeje suas finanças e faça uma análise prospectiva, em vez de olhar para a rentabilidade passada das aplicações.

“Faça um planejamento financeiro e patrimonial, avaliando quais são seus objetivos e compromissos de curto e médio prazos. Isso permite alocar recursos em diferentes aplicações, de maturação de curto ou longo prazo, dependendo do objetivo a ser alcançado”, diz.

Também não há tempo certo para ficar em cada aplicação. “O fundamental é olhar sempre a relação risco-retorno esperada para o futuro”, afirma.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).