Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Motivos para pós: Diploma traz benefícios para quem sabe o que aprender

Profusão de MBAs leva escolas a criar "selo de qualidade"

MARCIO PINHEIRO
Free-lance para a Folha

Aumentar o salário, atualizar-se, mudar de profissão, fazer contatos. Várias razões podem levar alguém a cursar uma pós-graduação. Quando se colocam as mãos no diploma, contudo, o cumprimento dessas metas depende de ter traçado um plano claro e de ter escolhido o curso apropriado.

Em meio à intensa propagação de programas de pós e MBA (Master in Business Administration, especialização em administração), o planejamento de carreira ganha importância. Inchado, o mercado sinaliza para uma espécie de auto-regulamentação. Um grupo de 12 entidades já articula a criação da Associação Nacional de Escolas de MBA (Anamba), com a meta de avaliar novos cursos e "separar o joio do trigo".

"A associação faria uma auditoria na escola que está se preparando para entrar no grupo. Será feita uma outra auditoria a cada três anos", explica um dos fundadores da entidade, o coordenador de MBA do Ibmec, Irineu Gianesi.

Foco

Ainda sem parâmetros objetivos para selecionar o melhor curso, cabe aos estudantes definir metas na hora de fazer a pós. A agente internacional de vendas Leslie de Oliveira Heringer, 47, cursou MBA na Fisp (Faculdades Integradas de São Paulo) em busca de reciclagem e de contatos.

Conseguiu, além disso, um novo emprego: foi convidada para lecionar na própria faculdade. "A minha vida mudou radicalmente, e para melhor, depois do curso."

Mas o retorno dos estudos nem sempre é tangível. Para David Forli, da Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), acabou o tempo em que o título era sinônimo de promoção automática.

O engenheiro Sidney Nobre, 38, que cursou MBA na USP (Universidade de São Paulo), é exemplo de que a pós não é uma panacéia.

"Minha vida não mudou nada." Mesmo não sendo um diferencial absoluto, o "headhunter" Luciano Carbonari, da consultoria Panelli Motta Cabrera, diz que a pós "ainda traz vantagens".

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).