Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Atualização: Volta à escola "desenferruja" e ajuda a revigorar o currículo

Reciclagem é saída para se atualizar ou encontrar nova vaga

RAFAEL ALVES PEREIRA
Free-lance para a Folha

Quando o administrador Juan José Lopez, 46, decidiu cursar pós-graduação em 2001, seu objetivo era a atualização profissional: colocar o currículo em dia com as exigências do mercado. No caso dele, a decisão contou com estímulo da empresa, que sugeriu e financiou o ingresso no MBA.

Os fins de semana gastos entre livros e apostilas, no entanto, mostraram-se úteis no ano passado, quando Lopez saiu da indústria química em que trabalhava. O fato de ter um MBA de uma escola conceituada (no caso, a Brazilian Business School, de São Paulo) foi decisivo para a recolocação. "Fiquei menos de um mês desempregado", lembra. Hoje, é gerente operacional no banco Zogbi.

Como Lopez, quem quer reciclar conhecimentos e se atualizar deve ter esses objetivos claros na hora de escolher a pós-graduação mais adequada.

Teoria e prática

O engenheiro Leonardo Macarrão Jr., 40, que atua em São Paulo na área de fabricação de protótipos da General Motors, procurava um curso que aliasse prática e teoria, oferecendo, de quebra, um título acadêmico. Optou pelo mestrado profissional em engenharia automotiva da USP.

Os mestrados profissionais foram regulamentados pela Capes em 1998 e se destinam aos que desejam obter um título acadêmico "stricto sensu" sem abrir mão do contato com o mercado.

Assim como o mestrado acadêmico, que é mais direcionado à pesquisa, o curso concede título de mestre. A diferença é que está voltado para a aplicação prática dos conhecimentos. O trabalho final costuma ser relacionado à atividade profissional do aluno.

Dependendo da área escolhida, os programas on-line (à distância) são uma alternativa. "Escolhi o curso de moda e comunicação da Universidade Anhembi Morumbi [em São Paulo] porque era o mais adequado ao que eu queria. Mesmo morando no Rio, pude estudar pela internet", conta a carioca Diana Galvão, 38, que trabalha como editora de um site de moda desde que terminou a pós.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).