Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Diplomados têm de batalhar pelo reconhecimento

Free-lance para a Folha

Para as companhias, não importa o número de títulos, a sentença é a mesma: promoção automática não existe.

Segundo Marta Regina Miranda, gerente de remuneração de uma seguradora, as empresas são transparentes em relação a isso "para que o funcionário não crie expectativas".Marita Bernhoeft, superintendente de RH do BankBoston, concorda. "A promoção é parte de um processo. Há outros elementos que contam, como a experiência e a prática."

Para o gerente de desenvolvimento de gestão empresarial da universidade corporativa da Petrobras, Cláudio Born, "o fato de o profissional ter feito o MBA dá o potencial de diferencial, mas não o diferencial". "É o desempenho na empresa, sua bagagem e suas realizações que vão fazer diferença", avalia.

No entanto, o profissional não deve ser passivo e esperar que a companhia o encaminhe para cursos de aperfeiçoamento. "O desenvolvimento tem de ser encarado como co-responsabilidade entre a empresa e o empregado. E a iniciativa tem de ser do empregado. O profissional nunca pode reclamar: "A empresa não investe em mim'", diz Rogério Bulhões, gerente de planejamento e desenvolvimento de pessoas da Votorantim Celulose e Papel.

O processo seletivo para a concessão de subsídios nas companhias é parecido com a seleção de alunos das instituições de ensino abertas. São levados em conta, geralmente, o tempo do funcionário na empresa, seu nível de experiência e seu perfil profissional.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).