Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Vínculo com boas instituições amplia potencial

Free-lance para a Folha

Estar vinculado a instituições acadêmicas respeitadas e participar de pesquisas em centros renomados garante status e visibilidade aos olhos dos mercados público e privado.

Embora a vocação para a pesquisa e o estudo teórico sejam os principais atrativos da vida acadêmica, o prestígio conseguido como pesquisador e professor universitário abre portas e possibilita uma melhor remuneração dos serviços prestados.

O psiquiatra Marcos Romano, 35, explica que os ganhos no consultório são superiores aos de pesquisador da Unifesp (Escola Paulista de Medicina).

No entanto, o prestígio de estar ligado a uma universidade respeitada traz outras vantagens.

"O médico que está na academia e dá aula para outros médicos tem outro status, o que atrai clientes e permite cobrar mais caro pela consulta. É uma espécie de ganho indireto."

O mesmo raciocínio serve para quem atua na área jurídica. Entre advogados, vínculos com instituições tradicionais rendem prestígio e dinheiro.

"O advogado ligado à academia é bem-visto -faz palestras, vai a seminários e consegue projeção. Pode cobrar mais pelos serviços", pondera a advogada Odete Medauar, professora titular da USP.

"O profissional é procurado para dar pareceres em função de seu título e prestígio. Em geral, procura-se um professor titular porque se supõe que tenha um conhecimento mais aprofundado na sua área de atuação", completa.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).