Folha de S.Paulo Moda
*número doze *sexta-feira, 17 de dezembro de dois mil e quatro
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / fashionista



mascate pós-moderno

Xavier introduz nos Jardins a cultura popular fashion

Vender produtos de registro popular numa loja especializada em artigos de luxo pode parecer tarefa impossível, mas José Xavier de Brito Neto conseguiu. É dele a idéia de vender verdadeiras especiarias na loja Clube Chocolate, como calças da Gang -o jeans das popozudas cariocas-; o tradicional e multiuso Leite de Rosas; delícias da Confeitaria Colombo; o guaraná pink Jesus, do Maranhão; os clássicos biscoitos de polvilho Globo e até pássaros tropicais autorizados pelo Ibama (que vendem feito água).

"Nosso alvo são os turistas internacionais", enfatiza Xavier (como é chamado). Ele divide seu tempo entre Rio e São Paulo, cuidando das duas lojas-conceito, uma nos Jardins e outra em São Conrado. "Apostamos na oferta de produtos brasileiros que um estrangeiro dificilmente descobriria sozinho." Assim, o mascate pós-moderno que nasceu em Pernambuco incentiva a crescente paixão pelo Brasil no Planeta Fashion.

Entre as animadas sugestões de Xavier para a Clube Chocolate estão ainda: esmaltes Niasi; Sonho de Valsa; a sex shop Clube das Meninas, no terceiro andar da loja paulistana; e a escolha de Isabela Capeto para desenhar a linha Balneário, que a cada temporada muda de estilista. O próximo nome Xavier guarda em segredo. A listinha de seus próximos hypes também. "Só posso adiantar a abertura de uma nova loja no Rio e outra na Europa, talvez em Portugal."

andré do val

Xavier com uma cacatua à venda na Clube Chocolate da rua Oscar Freire

fotos silvia boriello

veja a galeria
Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).