Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

12/07/2004

Glossário

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | L | M
N | O | P | Q | R | S | T | V | Z

A

ABERTURA - Cerimônia realizada no primeiro dia de competição, com desfile de todas as delegações, na qual é acesa a pira olímpica, marcando o início dos Jogos. Em Atenas, 202 delegações vão participar da festa.

ANABOLIZANTES - Mais bem definido como "esteróides anabolizantes", é um dos dopings mais conhecidos no esporte. São hormônios que têm ação marcante sobre o tecido muscular e sobre o metabolismo do corpo.

ARCO E FLECHA - É disputado na distância de 70 m do alvo, que tem 1,22 m de diâmetro com dez círculos concêntricos. O atleta soma dez pontos quando acerta no círculo central, na "mosca". Nos seguintes, o esportista perde um ponto a cada círculo que se afasta do ponto central.

ATLETISMO - Mais tradicional e nobre esporte da Olimpíada, o atletismo faz parte do programa dos Jogos desde a primeira edição, em 1896. É uma das modalidades que mais concedeu medalhas ao Brasil nos Jogos --foram 12 pódios no total (3 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze).

B

BADMINTON - Jogo de peteca que tem seus primeiros registros no século 16. O badminton virou esporte olímpico em 1992, em Barcelona, e é dominado pelos países asiáticos (destaque para China e Indonésia).

BASQUETE - Esporte inventado pelo professor James Naismith em 1891, em Massachusetts (EUA), o basquete se tornou olímpico nos Jogos de Berlim-36. O Brasil soma uma prata e quatro bronzes conquistados na modalidade --em Atenas, o país estará presente com o time feminino.

BEISEBOL - O esporte, cujas regras foram definidas em 1845, tem nos países das Américas as principais forças. Campeões em Sydney-2000, os norte-americanos falharam no Pré-Olímpico e estarão ausentes. Com isso, Cuba, que levou ouro em 1992 e 1996, é favorito para ganhar.

BOXE - O esporte virou olímpico em Saint-Louis-1904 e ficou de fora só em Estocolmo-1912. O Brasil soma um bronze na história --o único pódio veio com Servílio Oliveira, no México-68. A maior força da modalidade é Cuba --em Sydney, os cubanos levaram ouro em quatro dos 12 pesos.

C

CANOAGEM - Esporte disputado nas modalidades slalom (em corredeiras) e velocidade (águas calmas). São usados dois tipos de barcos: caiaque e canoa. A canoagem entrou no programa olímpico em Berlim-1936.

CICLISMO - Um dos esportes mais tradicionais dos Jogos. Faz parte do programa desde a primeira edição. É disputado em três categorias: mountain bike, estrada e pista. França e Itália são as maiores forças.

CIDADES-SEDE - A escolha da cidade-sede dos Jogos é feita em uma assembléia dos membros do COI. Atenas foi definida como sede em 1997, em Lausanne (SUI), após superar na última apuração Roma (Itália).

COB - Sigla do Comitê Olímpico Brasileiro. Foi criado em junho de 1914, no Rio, para cuidar da primeira participação do país nos Jogos --seria em Berlim-1916, mas a competição foi cancelada devido à Primeira Guerra Mundial. O COB, então, acabou extinto, sendo reinaugurado em 1935.

COI - Sigla do Comitê Olímpico Internacional. A entidade foi criada em 1894 e é responsável pela organização dos Jogos. Atualmente, o COI conta com 202 NOCs (Comitê Olímpicos Nacionais) filiados.

D

DELEGAÇÃO - Grupo de atletas enviado por cada membro do COI. Em Atenas, mais de 10 mil estarão presentes, representando 202 delegações. O Brasil deverá contar com sua maior equipe da história.

DIA OLÍMPICO - O dia 23 de junho é data instituída como Dia Olímpico pelo barão de Coubertin, que em 1894, em uma convenção olímpica na Sorbonne, em Paris, reuniu 21 nações e definiu os rumos da 1ª Olimpíada.

DOPING - Substância proibida usadas por atletas para melhorar a performance durante as competições. Os exames antidoping começaram a ser realizados pela primeira vez nos Jogos da Cidade do México-1968.

E

ESGRIMA - Surgida há cerca de 4 mil anos, a esgrima só virou esporte de competição em 1874 e é uma das modalidades que faz parte dos Jogos desde o início. A esgrima conta com três armas (florete, espada e sabre).

ESPORTES OLÍMPICOS - Segundo o COI, para ser olímpico, um esporte deve ser praticado por homens em pelo menos 75 países e quatro continentes e por mulheres em pelo menos 25 países e três continentes.

ESPORTES DE DEMONSTRAÇÃO - Até os Jggos de Barcelona-92, o COI permitia a disputa de modalidades de "demonstração", ou exibição, que participavam como teste e não valiam para o quadro de medalhas.

F

FOTOCHART - Sistema fotográfico utilizado nas provas do atletismo para definir o vencedor quando dois ou mais competidores cruzam a linha de chegada praticamente juntos. O método estreou em Los Angeles-1932.

FUSO HORÁRIO - A diferença de horário entre Brasília e Atenas é de menos seis horas. Portanto, as competições que começarem, por exemplo, às 18h na capital grega estarão passando ao meio-dia no Brasil.

FUTEBOL - Esporte mais popular do planeta não verá em campos gregos a seleção brasileira, que não se classificou no Pré-Olímpico. A modalidade é disputada desde Paris-1900. As mulheres foram aceitas em 1996.

G

GINÁSTICA - Dividida em três modalidades (artística, rítmica e trampolim), a ginástica é praticada desde a Antigüidade, mas sua concepção moderna foi desenvolvida pelo professor alemão Friedrick L. Jahn, no século 18.

GRÉCIA - Berço dos Jogos Olímpicos da Antigüidade e da Era Moderna, a Grécia volta a abrigar o maior evento esportivo do planeta em 2004. Sua capital Atenas foi sede da 1ª edição dos Jogos modernos, em 1896.

H

HANDEBOL - O esporte estreou nos Jogos de Berlim-1936, mas, depois, foi excluído. Só retornou em 1972, quando o evento voltou a acontecer em solo alemão, em Munique. As mulheres competem desde 1976.

HINO OLÍMPICO - O hino olímpico é tocado quando a bandeira da Olimpíada é hasteada, na cerimônia de abertura. A música foi composta por Spirou Samara. A letra, introduzida pelo grego Costis em 1896.

HIPISMO - A modalidade conta com três provas: saltos, adestramento e concurso completo de equitação. Fez sua aparição olímpica em Paris-1900, mas é disputado regularmente desde a edição de Estocolmo-1912.

HÓQUEI - Fez sua estréia olímpica em Londres-1908. Tem na Índia sua maior força, com oito ouros. No entanto o país asiático não sobe no lugar mais alto do pódio desde Moscou-80. O torneio feminino estreou em 80.

I

IATISMO - Fez sua estréia na Olimpíada-1900, mas, das classes atuais, a mais antiga é a finn, disputada desde 1924. O Brasil tem grande tradição na modalidade, com 12 medalhas (4 ouros, 2 pratas e 6 bronzes).

INGRESSOS - Os organizadores dos Jogos de Atenas-2004 colocaram à venda 5,3 milhões de entradas, número inferior ao da edição anterior, em Sydney-2000, quando 9 milhões de ingressos foram confeccionados.

J

JUDÔ - Criado por Jigoro Kano em 1882, o judô estreou na Olimpíada de 1964, quando os Jogos foram realizados no Japão, maior força da modalidade. O Brasil soma dez pódios (2 ouros, 3 pratas e 5 bronzes).

JURAMENTO OLÍMPICO - A frase "O importante não é vencer, mas competir" foi redigida como juramento na Olimpíada-1920. O barão de Coubertin se inspirou depois de ouvir a frase durante os Jogos-1908.

JOGOS DE INVERNO - Teve sua 1ª edição em 1924, em Chamonix (FRA). Até 1992, acontecia no mesmo ano dos Jogos de Verão. Em 1994, o COI antecipou a Olimpíada de Inverno e, agora, acontecem em anos distintos.

L

LAUSANNE - Cidade suíça onde fica a sede do COI (Comitê Olímpico Internacional), presidido pelo belga Jacques Rogge. Em Lausanne, também estão as sedes das principais federações esportivas internacionais.

LEMA OLÍMPICO - "Citius, altius, fortius", que significa "Mais rápido, mais alto, mais forte" em latim. O lema vem de uma frase que o barão de Coubertin, idealizador dos Jogos, ouviu de um pedagogo francês.

LEVANTAMENTO DE PESO - Esporte tradicional que faz parte dos Jogos desde a primeira edição, o levantamento de peso é pouco difundido entre os brasileiros. O país jamais ganhou uma medalha na modalidade.

LUTA OLÍMPICA - Dividida em dois estilos: livre e greco-romana, a luta está presente desde a primeira Olimpíada, em Atenas-1896. A modalidade é dominada pelos europeus, além dos EUA, Cuba e Coréia do Sul.

M

MASCOTE - A mania de se eleger um mascote para a Olimpíada nasceu em Munique-1972, com o cachorro Waldi. O mais famoso foi o urso Misha, em Moscou-1980. Em Atenas-2004, os mascotes são Athena e Phevos.

MEDALHA - As insígnias que serão distribuídas aos três primeiros em cada uma das provas da próxima Olimpíada foram criadas por Elena Votsi. Nos Jogos de Atenas, haverá 301 cerimônias de premiação.

N

NADO SINCRONIZADO - É restrito apenas às mulheres. É dividido em competição de solo, dueto e por equipe. O nado sincronizado fez sua estréia olímpica em 1984 e é dominado por EUA, Canadá, Japão e Rússia.

NATAÇÃO - A modalidade contará com 16 provas, tanto para os homens como para as mulheres. A natação é dividida em quatro estilos: livre, peito, costas e borboleta, sendo dominada por EUA e Austrália.

NOC - Sigla usada para designar Comitê Olímpico Nacional. Em Atenas, 202 NOCs enviarão delegações, um recorde histórico. A entidade que congrega todos os Comitês Olímpicos Nacionais é conhecida como ANOC.

O

ODEPA - Sigla da Organização Desportiva Pan-Americana. A ODEPA, presidida por Mario Vásquez Raña (MEX), foi fundada em 1948 e conta com 42 membros, das Américas do Sul, Norte e Central e do Caribe.

OLÍMPIA - Local onde nasceram os Jogos Olímpicos, o lugarejo era na verdade considerado um bosque sagrado na margem direita do Alfeu, na antiga Élida, onde fora erguido um templo aos deuses do lendário Olimpo.

OLIMPÍADA - O termo designa o período de quatro nos que começa com a abertura de uma Olimpíada e termina no início da seguinte. É numerada a partir de 1896 e conta, inclusive, os Jogos cancelados pelas guerras.

P

PENTATLO MODERNO - Reúne provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Incluído no programa olímpico em 1912 por sugestão do barão de Coubertin, a modalidade terá a estréia das mulheres em Atenas.

PIRA OLÍMPICA - É acesa no dia da abertura oficial da Olimpíada. A tradição começou nos Jogos de Amsterdã-1928 e se firmou na Olimpíada de Berlim-1936. Desde então, é o ponto culminante da festa de abertura.

PÓLO AQUÁTICO - Esporte olímpico desde os Jogos de Paris-1900. O pólo aquático é dominado pelas nações européias, que só não levaram o ouro em 1904. Hungria, Itália e Rússia são algumas das potências.

PORTA-BANDEIRA - Atleta que carrega a bandeira durante a cerimônia de abertura. Em Sydney, Sandra Pires foi a primeira mulher a carregar a bandeira brasileira na festa de abertura. Em Atlanta, foi Joaquim Cruz.

PREMIAÇÃO - Cerimônia em que são entregues as medalhas aos três primeiros colocados de cada prova disputada nos Jogos. Em alguns esportes, como no caso do judô, são distribuídos dois bronzes.

PRÉ-OLÍMPICO - Competição classificatória para a Olimpíada. Devido ao número grande postulantes a uma vaga, alguns esportes, como futebol e basquete, contam com classificatórios que definem os participantes.

Q

QUADRO DE MEDALHAS - Classificação que enumera as medalhas conquistadas por cada nação nos Jogos Olímpicos. O COI, no entanto, não registra oficialmente o quadro de medalhas, pois considera a Olimpíada uma disputa entre atletas, e não entre países.

R

RECORDE - É a mais alta marca alcançada por um atleta em dado esporte, sob as mesmas condições. Há o recorde mundial, o olímpico, o nacional etc. No caso do olímpico, só pode ser quebrado nos Jogos.

REMO - Disputado em raias de 2.000 m, o remo contará com 14 provas em Atenas --oito masculinas e seis femininas. A modalidade, dominada por europeus, faz parte do programa desde os Jogos de Paris-1900.

RIVALIDADE - No passado, o principal duelo olímpico era entre soviéticos e norte-americanos, mas, agora, é entre Rússia e EUA. No entanto existem também as rivalidades continentais, como Brasil e Argentina.

S

SALTOS ORNAMENTAIS - A modalidade se tornou olímpica em Saint-Louis-1904. Era dominado pelos norte-americanos, mas, nas últimas edições, a China "herdou" o status de nação mais poderosa.

SOFTBOL - Inventado em Chicago em 1887 e praticado principalmente por mulheres, o esporte é uma variação do beisebol e faz parte do programa olímpico desde Atlanta-1996. Os EUA dominam a modalidade.

T

TAEKWONDO - Luta coreana que envolve pés e mãos e tem dois séculos de idade, o taekwondo foi um dos estreantes na Olimpíada de Sydney-00. Antes, havia sido disputado como esporte de demonstração em 1992.

TÊNIS - Depois de fazer parte da edição inaugural da Olimpíada, em 1896, o tênis esteve ausente entre 1928 e 1984, voltando apenas em Seul-1988, quando os tenistas profissionais foram aceitos.

TÊNIS DE MESA - Esporte inventado como lazer no século passado, o tênis de mesa passou a valer medalha a partir da Olimpíada de Seul, em 1988. É dominado pelo asiáticos, principalmente pelos chineses.

TERRORISMO - É a maior preocupação do COI em relação aos Jogos Olímpicos de Atenas. Para evitar possíveis atentados, os organizadores gastarão uma quantia recorde de US$ 1 bilhão com a segurança.

TIRO - Disputado desde a primeira edição dos Jogos, a modalidade ficou ausente em apenas duas edições --Saint-Louis-04 e Amsterdã-28. O tiro deu ao Brasil suas três primeiras medalhas olímpicas, na Antuérpia-20.

TOCHA OLÍMPICA - A tocha é acesa na antiga Olímpia, na Grécia, dando início ao revezamento. Neste ano, ela passará, pela primeira vez, por cinco continentes. O Brasil será o primeiro país sul-americano a ser incluído no trajeto. O revezamento acontecerá no Rio de Janeiro.

V

VILA OLÍMPICA - É o alojamento construído ou adaptado para abrigar competidores, treinadores, médicos, dirigentes. Em Atenas, são 366 edifícios, num total de 2.292 apartamentos, para acolher 16 mil pessoas.

VÔLEI - Esporte criado em 1895, o vôlei ganhou status de olímpico em Tóquio-1964. O Brasil soma quatro medalhas --uma de ouro. Em Atenas, o Brasil chega com chances de vitória entre homens e mulheres.

VOLUNTÁRIOS - Pessoas que prestam serviços gerais durante o evento, desde informações ao público até ajuda médica especializada. Em Atenas, os organizadores decidiram cobrar € 70 por dia de cada voluntário.

Z

ZEBRA - Vitória ou resultado inesperado de um atleta ou uma equipe. Como muitos esportes são decididos num único dia, como o judô e o tiro, as medalhas premiam quem estiver mais bem preparado no dia da prova.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).