Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Picasso 13/07/1995

Exposição de Picasso é a mais esperada

Depois do sucesso de Rodin, pesquisa Datafolha revela que o modernista espanhol é o nome mais votado pelo público

da Reportagem Local

Depois da exposição de Auguste Rodin na Pinacoteca, que se encerra hoje e foi visitada por 120 mil pessoas desde 6 de junho, o público quer ver obras de Pablo Picasso, Vincent Van Gogh e Joan Miró. Os três são os artistas mais citados em pesquisa Datafolha realizada no último fim-de-semana.

A pesquisa foi feita com visitantes de três museus da cidade: o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Museu de Arte Moderna (MAM) e a própria Pinacoteca.

A exposição de Rodin foi considerada ótima por 84% dos entrevistados e boa por 16%. A maioria (42%) afirmou ter ficado de duas a três horas nas filas, que chegaram a sete horas, mas 92% disseram que valeu a pena enfrentá-las.

O tempo gasto no museu, em média, foi inferior ao perdido na fila: 65% dos visitantes da Pinacoteca disseram ter permanecido no museu de uma a duas horas.

A escultura de Rodin preferida pelo público foi "O Pensador", votada por 30%; em segundo lugar, "O Beijo" (21%).

Na pergunta sobre os artistas de quem o público agora quer ver exposições em São Paulo, Picasso foi citado por 19% dos visitantes da Pinacoteca e do Masp e por 13% dos que foram entrevistados no MAM. Resposta espontânea.

Em seguida foi feita uma pergunta estimulada; diante de alguns nomes, indagou-se: "Você visitaria exposições destes artistas, mesmo tendo muita fila?" Desta vez, Leonardo da Vinci (95%), Michelangelo (94%) e Picasso (85%) foram os artistas mais indicados.

Tanto nas respostas espontâneas como nas estimuladas, o primeiro brasileiro apontado é Candido Portinari. Dos visitantes da Pinacoteca, 9% o mencionaram espontaneamente e 70% disseram que enfrentariam fila para ver obras suas.

Outra unanimidade diz respeito aos impressionistas. Quando a resposta espontânea se referiu a uma escola estética, sem especificar nomes, foram eles os mais lembrados (12% dos visitantes do MAM, 5% da Pinacoteca e 4% do Masp). Na resposta estimulada, 67% declararam que filas não os impediriam de fazer a visita.

A pesquisa também obteve um perfil dos públicos. Entre os visitantes da Pinacoteca há mais mulheres, mais jovens e mais pessoas de renda inferior em relação aos do MAM, que também são frequentadores mais assíduos de galerias e museus.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).