Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Picasso 25/10/1996

Picasso mostra suas musas em Paris

BETINA BERNARDES
de Paris

Até 20 de janeiro, o Grand Palais, em Paris, exibe 144 quadros e desenhos feitos por Pablo Picasso ao longo de sua carreira.

A exposição "Picasso e o Retrato" mostra sobretudo a visão do artista sobre ele mesmo, seus amigos e as mulheres de sua vida.

O pintor morreu em abril de 73, aos 92 anos. Durante a vida, notabilizou-se como conquistador incorrigível e teve várias mulheres: Fernande Olivier, Eva Gouel, Olga Khokhlova, Marie-Thérèse Walter, Dora Maar, Françoise Gilot, Jacqueline Roque.

A cada uma, e a amigos como Guillaume Apollinaire, Max Jacob e Gertrude Stein, Picasso dedicou retratos que, no lugar de serem a cópia perfeita do modelo, recriam suas feições. O artista, na maioria das vezes, não recorria à presença física do modelo para retratá-lo. Usava a memória ou fotos.

A exposição segue uma ordem cronológica. É possível acompanhar as mudanças do artista em cada figura humana pintada.

O auto-retrato de 1901, feito aos 20 anos de idade, é o anúncio da chamada "fase azul", marcada pela dúvida e pela miséria. Mostra um artista envelhecido, triste.

No auto-retrato de 1907, nota-se a influência que o Salão dos Independentes, realizado no mesmo ano, exerceu sobre o pintor.

No salão, estavam expostos o "Nu Bleu, Souvenir de Biskra", de Matisse, e as "Baigneuses", de Derain. Ao se retratar, Picasso ainda usa o primitivismo, mas seu rosto se assemelha a uma máscara.

Dez anos depois, em "Olga dans un Fauteil", Picasso mostra de forma quase clássica a primeira mulher com quem casou, a bailarina russa Olga Khokhlova.

Em 32, apaixonado por Marie-Thérèse Walter, o pintor usa cores fortes para lhe dedicar "Jeune Fille devant un Miroir". O estilo volta no retrato que faz, em 37, de Dora Maar. A Guerra Civil Espanhola é pano de fundo da obra.

Para Françoise Gilot, uma jovem pintora que Picasso conheceu durante a ocupação nazista, o artista faz "Femme dans un Fauteuil", em 46. Nesse ano, Françoise, então com 24 anos, passa a viver com Picasso, 65. Os dois teriam dois filhos, Claude e Paloma.

Picasso se casa então com Jacqueline Roque, com quem ficará até a morte. O retrato que a dedica mostra sua sétima musa em um quadro escuro, sóbrio, mas tranquilo, que passa a marcar sua vida na companhia de Jacqueline.

A exposição ainda tem um ciclo de filmes sobre o artista.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).