Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Picasso 11/04/1997

Washington recebe o jovem Picasso

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
de Washington

A mais abrangente exposição dos primeiros 14 anos da carreira do artista plástico Pablo Picasso pode ser vista até o dia 27 de julho próximo na Galeria Nacional de Arte, em Washington.

São 152 quadros, desenhos e esculturas dos três períodos iniciais da longa produção do artista mais influente do século 20.

Quando a mostra começa, ele tinha 11 anos de idade e assinava Pablo Ruiz (pouco depois adotaria o sobrenome da mãe, por causa dos dois "s", presentes em alguns dos seus ídolos da época: Matisse, Poussin e Rousseau).

Por dez anos, o jovem Picasso pareceu uma esponja: respondia à admiração que sentia por grandes mestres (Velázques e El Greco em particular) reproduzindo muito dos seus estilos.

Em 1901, depois de suas primeiras viagens a Paris, o rapaz de Málaga radicado em Barcelona deu início à primeira safra de quadros com um traço distintivo, a fase azul.

Pobre, preocupado com problemas sociais e abalado pelo suicídio do melhor amigo, Carlos Casagemas, Picasso produzia imagens depressivas, soturnas, mas não ostensivamente agressivas.

Mesmo quando retratava prostitutas ou indigentes, seus personagens pareciam idealizados, capazes de escapar de sua condição e dotados de algum estado interior de paz.

A fase azul acabou em 1905. O período rosa, que começa logo após a mudança de Picasso para Paris, é dominado por personagens de circo e da "commedia dell'arte", retratados em diferentes tons de vermelho.

Saltimbancos

Talvez o mais importante trabalho dessa fase e um dos mais famosos da carreira de Picasso seja "Família de Satimbancos", considerado uma síntese dessa época de sua produção: ambientados em paisagem desolada, os seis personagens parecem alienados; embora próximos uns dos outros, eles não interagem; o arlequim tem atribuições físicas parecidas com as do pintor (com frequência, Picasse usou o arlequim como alter ego).

A vida de Picasso melhorou muito a partir de 1906, último ano examinado pela exibição, quando quase todos os seus quadros foram comprados pelo negociante Ambroise Vollard.

O artista foi passar o verão de 1906 nos Pirineus, onde pintou poderosos nus masculinos e femininos que fecham a mostra.

Esses quadros já indicam, pela abordagem conceitual e pelas linhas planas, a proximidade do cubismo, escola que Picasso viria a fundar mais tarde e que o consagrou.

No passado recente, algumas exposições haviam focalizado o início da carreira de Pablo Picasso. Mas elas eram muito mais específicas e restritas do que esta de Washington.

Em 1995, Barcelona reviveu sua primeira mostra individual, promovida pelo cabaré Els 4 Gats em 1899. Em 1991, em Paris, foi realizada uma exibição de desenhos feitos entre 1893 e 1905. Mas nada se compara à exposição de Washington, que em setembro estréia em Boston.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).