Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Picasso 25/11/1997

Picasso mostra sua face em argila

FERNANDO OLIVA
da Redação

No final dos anos 40, Pablo Picasso (1881-1973) já era artista célebre e consagrado. Talvez por isso, na busca de suportes diferenciados para prosseguir --após ter revolucionado a arte moderna nas duas primeiras décadas do século--, tenha resolvido dedicar parte de sua vida a criar sobre pratos, garrafas, jarras, vasos e cadinhos.

"Picasso Ceramista - O Perfil Oculto" abre as cortinas dessa fase menos prestigiada do artista espanhol. São 47 peças feitas a partir de argila cozida que abrangem o período de 1948 ("Face Negra", um prato) a 1969 (o vaso "Coruja").

Que ninguém se engane. O único (e forte) argumento que colocaria esses trabalhos na categoria de obra menor do mestre é o fato de não serem peças únicas --são assinados, datados e levam o número da série limitada que integram.

Mas foram concebidos por Picasso e a mão do mestre está lá, seja na economia de traços e no expressivo resultado de "Quatro Dançarinos" (placa de parede de 1956), ou nos motivos primitivos de "Rosto de Fauno" (cadinho de cerâmica vermelha de 1955).

Outros elementos característicos do artista, como a representação das touradas, estão em "Corrida" (1953) e "Picador" (1952).

O caminho que levou Picasso às cerâmicas foi puramente acidental. Durante um de seus veraneios na Côte D'Azur, em 1946, fez uma visita às oficinas de cerâmica Madoura, em Vallauris.

Lá, viu-se mais uma vez atraído por uma técnica de tradição popular e produziu quase ininterruptamente por 1 ano e seis meses. "O Perfil Oculto" prova que, para Picasso, a cerâmica representava nova possibilidade de integrar pintura e escultura, bem como de pesquisar formas, cores e texturas.

Mostra: Picasso Ceramista - O Perfil Oculto
Quando: seg a sex, 9h às 18h; sab, 10h às 13h (vernissage hoje, 20h). Até 20/12 Onde: Pavilhão Cultural Renée Behar (r. Peixoto Gomide, 2.088, tel. 011/853-2994) Quanto: de R$ 3.000 a R$ 60 mil

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).