Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Picasso 24/07/1999

Maior exposição foi em 86

free-lance para a Folha

Não é a primeira vez que o Brasil recebe uma grande retrospectiva de Picasso. Em 1953, a 2ª Bienal Internacional de São Paulo dedicou uma sala especial ao pintor espanhol. Entre as 61 obras expostas, estava a "Guernica", de 1937.

A tela, que retrata o bombardeio na cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola, foi a vedete daquela exposição. A Bienal voltaria a ter uma mostra tão extensa de Picasso quase 50 anos depois, em sua 23ª edição.

Outra importante exposição de obras de Picasso em terras brasileiras foi a mostra de 360 gravuras do artista em 1986, no Masp. A famosa série de cem gravuras intitulada "Suite Vollard", feitas entre 1930 e 1937 sob encomenda do marchand Ambroise Vollard, foi então apresentada no museu.

A última vez que obras de Picasso vieram ao Brasil foi para a mostra no MAM-SP, ano passado, na "Coleção do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris: de Picasso a Soulages", que expôs as esculturas em bronze "Le Fou", de 1905, e "Fernande", de 1906.

Em acervos brasileiros, há importantes obras do artista. O Museu de Arte Contemporânea de São Paulo tem seis litografias de Picasso e um óleo --"Figuras", de 1945, exposto atualmente no Centro Cultural Fiesp. O Masp possui em seu acervo as obras "Retrato de Suzanne Bloch", óleo de 1904, "Toalete (Fernande)", óleo sobre tela e papelão de 1906, e "Busto de Homem (O Atleta)", óleo de 1909. (JM)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).