Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Picasso 18/09/1999

Pintor tem vários museus

da Reportagem Local

O Museu Picasso, em Paris, de onde provém a maioria das obras que serão expostas no Masp, não é o único museu monográfico dedicado à obra do pintor.

Barcelona, na Espanha, para onde a família do pintor se transferiu em 1895, conserva cerca de 3.000 obras do artista. O museu foi inaugurado em 1963, com obras doadas por Jaime Sabartés, amigo de Picasso que tem um retrato na mostra. Também na Espanha, Málaga, a cidade natal do pintor, mantém uma fundação sobre o pintor, com obras doadas por um colecionador particular.

Antibes, na França, onde o pintor manteve um ateliê, abriga um pequeno museu sobre Picasso.

O Museu Picasso, em Paris, foi fundado em 1985, com obras doadas pela família como pagamento de impostos sobre a herança do artista. Seu acervo reúne cerca de 1.500 desenhos, 3.000 gravuras, 300 pinturas e 300 esculturas, além de colagens, cerâmicas, cadernos de esboços, livros e manuscritos do artista.

No próximo ano, está prevista a abertura de um novo Museu Picasso, em Münster, na Alemanha, cujo acervo será formado por cerca de 750 litografias do pintor espanhol provenientes da coleção do impressor Gert Huizinga.

(CF)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).