Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Picasso 17/10/1999

Ao gosto do mestre

Receitas prediletas de Pablo Picasso são tema de livro

Por Mariana Sgarioni

Um lado diferente do artista espanhol Pablo Picasso, menos engajado do que aquele visto nas telas que retratam os anos da Degunda Guerra Mundial (1937-1945) expostas no Masp, pode ser conhecido nas páginas de "À La Table de Picasso" ("Na Mesa de Picasso"), do jornalista francês Ermine Herscher.

O livro reúne as receitas prediletas do artista e mostra a sua estreita ligação com a gastronomia. Peixes e frutos do mar compõem a maioria das receitas reunidas, editadas ao lado de trabalhos realizados em vasos, cerâmicas e telas.

O autor divide as receitas de acordo com o país ou região em que o artista morou nas etapas de sua vida, aproveitando para fazer uma breve biografia de Picasso, desde sua infância, na Espanha.

Como os temperos fortes dão o tom da cozinha espanhola, um dos destaques da lista de receitas prediletas do artista no período em que viveu em Barcelona é o tradicional gaspacho --sopa fria com pedacinhos de pão temperada com vinagre, alho, cebola, tomate e muito azeite.

Já em Paris, começa a aparecer nas telas o gosto de Picasso pela sofisticação na culinária. O vinho, bebida que dá o toque de requinte a diversos pratos franceses, surge dos pratos principais (Truta "listrada" de Alice Toklas) às sobremesas (Pêras ao Vinho).

Desta fase, o autor do livro conta histórias e publica fac-símiles de jantares organizados pelo artista, além de suas listas de compras para abastecer a despensa.

Numa caprichada edição de 192 páginas, com bem cuidadas reproduções dos pratos e retratos do artista feitos por fotógrafos famosos como Lartigue, Doisneau, Brassaï e Capa, é possível encontrar receitas de pratos que podem ser feitos em casa, como as trilhas grelhadas ao molho de anchovas. A iguaria é típica do sul da França, região em que o artista morou na última fase de sua vida.

O livro serviu ainda de inspiração para a realização de um festival com os pratos preferidos do artista no restaurante francês La Casserole, no Largo do Arouche.

TRILHAS GRELHADAS AO MOLHO DE ANCHOVAS
(serve quatro pessoas)

Ingredientes
- 4 trilhas de 200g cada
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 cebolas bem pequenas
- 100 ml de vinho branco
- 100 g de manteiga
- 60 g de anchovas
- 25 g de alcaparras
- 60 g de azeitonas pretas sem caroço
- Suco de meio limão
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Molho
Cozinhe os filés de anchovas e deixe-os dessalgar por cerca de duas horas. Descasque e corte em fatias bem finas as cebolinhas. Depois de cozinhar os filés, refogue a cebolinha, as cabeças e as espinhas das anchovas em 20g de manteiga por dez minutos. Jogue a pimenta e o vinho branco. Deixe cozinhar por cinco minutos. Reserve o molho em banho-maria. Bata em uma batedeira as azeitonas, as alcaparras, os filés de anchovas escorridos e o suco de limão até obter uma pasta homogênea. Junte a pasta ao molho e, fora do fogo, adicione o restante da manteiga. Reserve.
Trilhas
Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente. Frite as trilhas por cerca de 40 segundo de cada lado. Salgue moderadamente.
Disponha os filés no prato e cubra-os com o molho de anchovas quente. Sirva acompanhado de arroz de açafrão.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).