Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Picasso 20/02/2001

Picasso erótico sai do armário em Paris

CLAUDIA ASSEF
De Paris

Pablo Picasso erótico sai hoje do armário. A obra do artista (1881-1973), que tinha a sensualidade como uma das maiores fontes de inspiração, foi reunida pela primeira vez na mostra "Picasso Erotique" (Picasso Erótico), que fica em cartaz de hoje até 20 de maio na Galerie Nationale du Jeu de Paume, em Paris.

Ao todo, mais de 300 desenhos, gravuras, telas, esculturas e croquis estão em exibição na galeria. Depois de Paris, a exposição será montada no museu de Belas Artes de Montreal, no Canadá, e no museu Picasso de Barcelona (Espanha).

A mostra tornou-se possível graças à reunião das equipes dos museus Picasso de Paris e de Barcelona.

Apesar do status de artista extremamente ligado ao erotismo, a obra erótica de Picasso nunca havia sido reunida numa única mostra até agora.

Desde seus primeiros rabiscos, aos 8 anos de idade, Picasso tinha um interesse especial em desenhar o corpo feminino.

A carreira do artista, considerado o maior pintor do século 20, esteve ligada intimamente ao universo do sexo.

Porém as obras que tratavam mais abertamente do assunto estavam, até esta exposição, nas gavetas de colecionadores ou em corredores menos privilegiados de alguns museus.

As obras de "Picasso Erotique", classificadas como "eróticas demais para serem apresentadas nos EUA", segundo o diretor do museu de Belas Artes de Montreal, Guy Cogeval, foram divididas em três grandes grupos.

Bordéis e voyerismo

As obras do primeiro período, que cobrem os anos de 1899 a 1907, reúnem os maior número de desenhos e aquarelas pintadas nos bordéis de Barcelona, locais que o jovem Picasso frequentou assiduamente.

Quadros como "Environnement Vaginal" (Ambiente Vaginal), "Le Maquereau" (O Gigolô) e "Le Phallus" (O Falo) fazem parte desta primeira fase do pintor.

Nos anos 30, duas grandes paixões da vida do artista tornam-se referência constante em suas pinturas: suas amantes Marie-Thérèse Walter e Dora Maar.

A terceira parte da mostra cobre os últimos anos da vida de Pablo Picasso, entre 1969 e 1971, quando seu apetite sexual se deixa encobrir por um gosto especial pelo voyeurismo.

Neste período, Picasso fez "Raphaël et la Fornarina", em que se vê um religioso escondido atrás de uma cortina para melhor observar um casal de amantes.

Junto com a exposição, um catálogo sobre a mostra "Picasso Erotique" com quase 400 páginas (vendido pelo equivalente a R$ 72) traz, além de fotos das obras, comentários de curadores de museus, escritores, críticos e especialistas sobre a obra erótica de Picasso.

Exposição: Picasso Erotique
Onde: Galerie Nationale du Jeu de Paume (pça. de la Concorde, 1, Paris, tel. 00/xx/33/1/4703-1250)
Na Internet: www.rmn.fr

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).