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17/10/2004

Mercado elege 12 instituições de destaque

Ranking inclui escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco

RENATO ESSENFELDER
Editor-assistente de Suplementos

JULIANA GARÇON E RAFAEL ALVES PEREIRA
Free-lance para a Folha

Ninguém sabe ao certo quantos cursos de MBA ("Master in Business Administration", especialização em administração) existem no país. E a falta de controle sobre a expansão desse mercado lança os candidatos a estudantes em uma selva de siglas e de dúvidas: com tantas opções, qual escolher?

O mercado de trabalho sabe a resposta. Para as grandes empresas, são poucos os MBAs que saltam aos olhos. "Se quem estiver lendo o currículo não conhece a universidade [que deu o título de MBA], pergunta-se "o que essa pessoa foi fazer lá?'", alerta Patrícia Molinos, diretora nacional de assessoria em gestão de RH (recursos humanos) da KPMG.

Portanto, fazer o curso em um lugar qualquer é sinônimo de prejuízo. A boa escola concilia bons professores e bons alunos.



As mais lembradas

Com o objetivo de descobrir as escolas de MBA mais renomadas no mercado, a Folha procurou executivos de recursos humanos das 15 maiores empresas do país. Seis preferiram não responder à enquete, restando as avaliações de Petrobras, Petrobras Distribuidora, Telemar, Telefônica São Paulo, Shell, Volkswagen, Bunge Alimentos, CVRD e Texaco.

As respostas revelam significativa dissolução de fronteiras. Em primeiro lugar aparece uma escola de Minas Gerais, a Fundação Dom Cabral (FDC), citada por 8 dos 9 entrevistados. Na seqüência surgem escolas do Rio de Janeiro, de São Paulo e, única fora do Sudeste, a Cedepe, de Pernambuco.

Para a diretora da ID Projetos Educacionais, Andrea Ramal, a FDC se destaca porque equilibra ensino presencial e a distância e equaliza teoria e prática. "Os professores são qualificados e têm experiência de mercado."

Outras escolas com pouco tempo de estrada são bem avaliadas por seu foco nítido, opina Gladys Zrncevich, da GlaZ Consultoria. É o caso de Ibmec e Trevisan, que "são sérias e específicas --finanças na primeira, auditoria na segunda. Um "headhunter" entende que o profissional que se especializou nelas pretende desenvolver carreira na área", completa.

Vale lembrar que há uma infinidade de outras escolas sérias fora do ranking --para identificá-las, peça ajuda a ex-alunos e a recrutadores de empresas renomadas.

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