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17/10/2004

Escolha depende do momento profissional

Formatos atuais de pós têm ênfases diferentes, como pesquisa acadêmica ou "networking"

Free-lance para a Folha

Fernando Moraes/Folha Imagem
Marcos Aurélio Basso já está a caminho de seu terceiro MBA
Marcos Aurélio Basso já está a caminho de seu terceiro MBA
Escolher a pós-graduação em administração mais adequada está cada vez mais difícil, graças à considerável variedade de formatos disponíveis no mercado. Dois dos modelos mais comuns são o MBA executivo, espelhado nos moldes norte-americanos, e o MBA especializado (leia mais à pág. 7), que se debruça sobre nichos específicos de gestão.

Outra opção a considerar é o mestrado profissional, que concilia o título "stricto sensu" com a aplicação prática da teoria.

Em meio a todas essas ofertas, como descobrir o curso mais adequado? Especialistas dizem que três itens são fundamentais na decisão: momento profissional, área de atuação e, principalmente, plano de carreira (compare no quadro abaixo).

"Muitos profissionais experientes procuram o MBA quando querem dar um salto na carreira e atingir cargos mais altos. Nesse caso, o melhor é fazer um MBA executivo", diz Renato Cotta, diretor do Coppead-UFRJ.

As turmas desses cursos são formadas por quem já tem boa vivência profissional, com nível, no mínimo, de gerência. As aulas são focadas na tomada de decisões.

Sociedade de MBAs

Os executivos gaúchos João Luís Cumerlato, 42, Alexandre Villeroy, 38, e André de Oliveira, 34, miravam alto quando resolveram investir em um MBA. Já eram sócios em uma empresa de tecnologia quando Cumerlato decidiu fazer o curso do MIT, nos EUA.

De volta ao Brasil, aproveitou a experiência para mudar o ramo de atuação da empresa, da qual se tornou presidente. O outro sócio, Villeroy, fez o MBA executivo da Fundação Dom Cabral e assumiu a área de marketing. Oliveira, cujo projeto de mestrado se tornou o principal produto da nova companhia, cursou o MBA em gestão empresarial da FGV-SP e se encarregou da parte tecnológica.

"Tudo o que aprendemos de visão estratégica e tomada de decisão foi fundamental para formar a nova empresa", diz Cumerlato.

Mas quem acabou de sair da faculdade e já pensa em partir para o MBA deve refletir com calma. O modelo baseado na discussão de "cases" tem pouco proveito para os inexperientes.

"Um MBA não é recomendável para recém-formados. O profissional corre o risco de conhecer muitos conceitos e não saber aproveitá-los por falta de experiência", afirma Elaine Saad, diretora da Right Saad Fellipelli.

Mestrados profissionais

Uma boa maneira de conciliar vivência acadêmica com mercado de trabalho é optar por um mestrado profissional. Essa modalidade de pós-graduação está regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação) e obedece às mesmas exigências do mestrado acadêmico tradicional.

O aluno precisa apresentar um projeto de pesquisa relacionado à sua atividade profissional para ingressar no curso. O objetivo é aprofundar o estudo de técnicas com a aplicação no mercado. É útil para os que querem título de mestre e pretendem dar aulas sem largar a vida corporativa. (RAP)

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