Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Pós & MBA
17/10/2004

Escolas moldam cursos ao gosto das corporações

Free-lance para a Folha

Nem só de MBAs setorizados se faz a segmentação do setor. Companhias com necessidades muito específicas negociam cursos sob medida às escolas sob o rótulo de "MBAs in company" (dentro das empresas).

O Pão de Açúcar, por exemplo, implantou em 2003 um programa em parceria com a FGV a fim de ampliar a visão de negócios dos executivos. "O foco dos cursos estava desconexo com a nossa realidade. Buscamos o que há de melhor em gestão, mas discutido à luz de nossa cultura", diz Marília Parada, diretora de planejamento e desenvolvimento de RH.

Os 35 participantes da primeira turma traçaram planos de negócios. Concluído o curso, a "tarefa" virou projetos de verdade na firma, que ganhou ainda com a redução dos recursos destinados a custear MBAs.

Aylza Munhoz, diretora da ESPM Business School, afirma que os programas "in company" são mais velozes. "Um MBA de 360 horas leva um ano e meio para ser concluído. Na empresa, dá pra fazer em meses. São aulas de dia inteiro."

Ela reconhece que a opção perde em diversidade. "Por isso é preciso levar em conta o quão específica é a necessidade de formação da equipe e a velocidade que se deseja impor."

"Temos visão de mercado médico apurada, mas não tradição de executivos na área médica", comenta Cláudio Lotemberg, presidente do hospital Albert Einstein, que buscou outro formato na parceria com o Ibmec. O curso de gestão em saúde foi desenhado em conjunto, mas não é exclusivo do hospital, o que lhe dá mais viabilidade. "Temos interesses específicos, mas para criar atratividade para o mercado não podíamos montar uma grade focada só na nossa realidade."

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).