Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Pré-Olímpico 04/01/2004

História

Brasil-2000

CLASSIFICADOS

1º Brasil
2º Chile

O Pré-Olímpico-2000 foi disputado no Paraná e, com o apoio da torcida, a seleção brasileira confirmou o favoritismo e garantiu o primeiro lugar. A surpresa ficou por conta do Chile, que terminou à frente da Argentina e ficou com a outra vaga do continente na Olimpíada de Sydney-200.

Argentina-1996

CLASSIFICADOS

1º Brasil
2º Argentina

A equipe brasileira garantiu seu passaporte para Atlanta-1996 novamente com o título do Pré-Olímpico. Mesmo jogando na Argentina, os brasileiros superaram a equipe anfitriã no saldo de gols. Ambos terminaram a fase final com sete pontos, mas o Brasil terminou com saldo de sete, contra quatro.

Paraguai-1992

CLASSIFICADOS

1º Paraguai
2º Colômbia

O Pré-Olímpico-1992 foi o único que não teve Brasil ou Argentina como campeão. Jogando em casa, os paraguaios levantaram a taça e asseguraram uma das vagas da América do Sul na Olimpíada de Barcelona. O Brasil fez uma campanha pífia e foi eliminada ainda na primeira fase do torneio.

Bolívia-1987

CLASSIFICADOS

1º Brasil
2º Argentina

A equipe brasileira não fez uma grande campanha no classificatório para a Olimpíada de Seul-1988. Apesar do título, os brasileiros não foram bem: na fase inicial, venceram apenas um jogo. Na fase final, foi beneficiado por uma derrota da Argentina na última rodada para a Colômbia.

Equador-1984

CLASSIFICADOS

1º Brasil
2º Chile

O Brasil confirmou vaga na Olimpíada-1984, após ficar ausente de Moscou-1980, ao vencer o Pré-Olímpico do Equador. Após um início ruim (terminou em segundo no grupo), a equipe nacional cresceu na fase decisiva, com três vitórias nos três jogos. O Chile terminou em segundo.

Colômbia-1980

CLASSIFICADOS

1º Argentina
2º Colômbia

O Pré-Olímpico-1980 foi disputado numa fase única, com as sete seleções participantes jogando todas entre si. O Brasil teve um desempenho pífio e terminou apenas em quinto, com duas vitórias, um empate e três derrotas. A Argentina (cinco triunfos e um empate) foi a campeã da competição.

Brasil-1976

CLASSIFICADOS

1º Brasil


Pela primeira vez, o Pré-Olímpico foi realizado no Brasil, e cinco seleções marcaram presença. Jogando em casa, os brasileiros somaram quatro vitórias e um empate, garantindo o tricampeonato (1968 e 1971) e a única vaga do continente para os Jogos Olímpicos de Montréal-1976.

Colômbia-1971

CLASSIFICADOS

1º Brasil
2º Colômbia

Como em 1968, o Pré-Olímpico voltou a ser disputado na Colômbia e a história foi a mesma: com Brasil e Colômbia em primeiro e segundo, respectivamente. Os brasileiros terminaram invictos. Na primeira fase, somaram duas vitórias e dois empates, e, na final, dois triunfos e um empate.

Colômbia-1968

CLASSIFICADOS

1º Brasil
2º Colômbia

Depois de domínio da Argentina nas duas primeiras edições do Pré-Olímpico, o Brasil quebrou a hegemonia do rival em 1968, na Colômbia. O time nacional terminou a fase final empatado com os donos da casa, ambos com duas vitórias e uma derrota, mas levou vantagem no saldo de gols.

Peru-1964

CLASSIFICADOS

1º Argentina
2º Brasil

O classificatório teve novamente como palco campos peruanos, mas não chegou ao fim --foi paralisado quando faltavam cinco jogos. A Argentina, que liderava, ficou com uma das vagas. Brasil e Peru, que estavam empatados em segundo, fizeram um desempate no Rio --goleada brasileira por 4 a 0.

Peru-1960

CLASSIFICADOS

1º Argentina
2º Peru
3º Brasil

Pela primeira vez foi disputado um torneio classificatório para a Olimpíada. A competição aconteceu no Peru, com cinco seleções --duas da Concacaf (México e Suriname). Superiores, os três representantes sul-americanos --Argentina, Peru e Brasil-- garantiram as vagas em disputa para Roma-1960.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).