Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Referendo na Venezuela
11/08/2004

Veja cronologia do governo de Hugo Chávez

da Folha Online

Leia abaixo os fatos mais importantes do governo Chávez:

2004

8.ago - Centenas de milhares de pessoas saem às ruas de Caracas (capital) para prestar apoio ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, e pedir ao eleitores que votem "no" (não, em espanhol) no referendo deste domingo (15). O plebiscito decidirá sobre a permanência ou não de Chávez à frente do governo.

23.jul - A poucas semanas de um plebiscito convocado pela oposição que pode tirá-lo do poder, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anuncia um programa voltado para distribuir comida a moradores de rua e a criação de um novo programa para beneficiar a população mais pobre da Venezuela: os adultos e as crianças que moram nas ruas.

20.jul - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusa seu colega norte-americano de estar por trás da oposição a seu governo: "George W. Bush é o chefe da oposição na Venezuela".

19 jul - O brasileiro Valter Pecly é designado para chefiar a missão de observação da OEA (Organização dos Estados Americanos) na Venezuela.

6 jul - Venezuela aceita observadores em referendo contra Chávez.

3 jul - Começa campanha eleitoral por referendo contra Chávez.

9 jun - Oposição da Venezuela aceita data do referendo contra Chávez.

8 jun - CNE marca data do referendo contra Chávez para dia 15 de agosto.

3.jun - O CNE anuncia que a oposição reuniu as assinaturas suficientes para convocar o referendo contra Chávez, previsto inicialmente para 8 de agosto.

27-31.mai - A oposição faz a campanha de confirmação das assinaturas consideradas duvidosas pelo CNE.

27.fev - Passeata da oposição em direção à reunião de cúpula do G15 (grupo de países em desenvolvimento) em Caracas termina em confrontos entre manifestantes e policiais, o que desencadeia uma onda de protestos nos dias seguintes.

27.fev - Passeata da oposição em direção à reunião de cúpula do G15 (grupo de países em desenvolvimento) em Caracas termina em confrontos entre manifestantes e policiais, o que desencadeia uma onda de protestos nos dias seguintes.

25.fev - O CNE considera 1,9 milhão de assinaturas válidas, mas levanta dúvidas sobre 1,2 milhão de outras, que devem ser submetidas a um processo de confirmação pelos eleitores.

2003

2.dez - Após nova campanha de assinaturas, sob as normas do CNE, a oposição anuncia 3,6 milhões de adesões.

2.fev - Termina a greve geral da oposição.

12.set - Renovado, o CNE rejeita a petição da oposição, dizendo que ela não cumpre os requisitos legais.

20.ago - A oposição entrega ao CNE um abaixo-assinado em prol do referendo que pode abreviar o mandato de Chávez.

29.mai - Governo e oposição firmam um acordo mediado pela OEA, pelo Centro Carter, organização norte-americana liderada pelo ex-presidente Jimmy Carter (1977-81), e pelo Grupo de Amigos da Venezuela (Brasil, EUA, México, Chile, Portugal e Espanha).

2002

2.dez - Empresários e sindicalistas iniciam uma greve geral pela renúncia de Chávez. Posteriormente, a PDVSA adere à paralisação, interrompendo a produção de petróleo. O governo usa tropas leais para reativar a empresa e demite mais de 18 mil funcionários grevistas.

22.out - Um grupo de militares se declara em desobediência civil e toma como bastião a praça Altamira, na zona oeste de Caracas.

26.mai - A Colômbia dá asilo político ao empresário Pedro Carmona.

5.mai - Acuado pela oposição, Chávez anuncia uma reforma ministerial, inclusive na equipe econômica.

14.abr - Chávez volta à Presidência oferecendo paz e assegura que não se curvará diante daqueles que o derrubaram.

13.abr - A Força Aérea rejeita a dissolução dos poderes. Carmona os restitui imediatamente e renuncia sob pressão dos "chavistas" e de tropas leais ao presidente afastado, que tomam o palácio.

12.abr - Militares anunciam a renúncia de Chávez e da cúpula das Forças Armadas. É formado um governo de transição, liderado pelo empresário Pedro Carmona. O decreto de criação do governo provisório dissolve todos os poderes públicos.

11.abr - Centenas de milhares de pessoas fazem passeata em apoio aos trabalhadores da PDVSA e chegam ao palácio de Miraflores para exigir a renúncia de Chávez. Após confrontos entre opositores e simpatizantes do governo, pelo menos 17 pessoas morrem e 150 ficam feridas. Os militares pedem a renúncia do presidente.

9.abr - A Confederação dos Trabalhadores da Venezuela inicia greve de 24 horas com apoio do empresariado, que posteriormente será declarada indefinida.

25.fev - Executivos da PDVSA [a estatal de petróleo da Venezuela], maior empresa do país, iniciam um conflito para rejeitar o que julgam ser uma politização da indústria.

22.fev - O comando militar expressa apoio a Chávez em resposta às crescentes críticas e dissidências dentro das Forças Armadas e dos rumores de golpe.

7.fev - O coronel da Força Aérea Pedro Soto pede a renúncia de Chávez. Nesse mesmo mês, três outros oficiais seguem seu exemplo.

2001

10.dez - Empresários e sindicalistas da oposição lideram uma greve nacional de 12 horas para exigir que Chávez modifique suas políticas.

10.jun - Chávez propõe a criação dos "Círculos Bolivarianos" para defender sua "revolução" nas ruas.

2000

13.nov - A Assembléia Nacional, dominada por Chávez, entrega-lhe amplos poderes especiais para decretar leis, o que a oposição considera ditatorial.

30.jul - Chávez é reeleito para um mandato de seis anos. Toma posse em 19 de agosto.

1999

15.dez - Em referendo, os venezuelanos aprovam a nova Carta. Inundações em Caracas e no vizinho Estado de Vargas deixam pelo menos 20 mil mortos, na pior tragédia recente do país.

2.fev - Chávez assume o governo e anuncia uma "revolução pacífica e democrática". Determina um referendo para a criação de uma assembléia que prepare uma nova Constituição.

1998

6.dez - Chávez ganha a eleição presidencial com cerca de 60% dos votos.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).