Folha Online 
Equilíbrio

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Saúde da mulher
25/04/2004

10 dúvidas comuns

Desodorante antiperspirante pode causar câncer de mama?

De forma alguma. Essa é uma história que circula na internet, mas nada tem de verdadeira. Na axila nem existem células mamárias. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel?

Não. A batida pode formar um caroço, que, em exames rotineiros, se assemelha a um câncer, mas é benigno. Outra coisa comum é que, a partir do choque, a preocupação da mulher aumenta e, através do toque mais freqüente ou outro exame, ela descobre um nódulo que já estava lá.

Dor, pontadas e feridas no mamilo podem indicar algum problema?

Às vezes. Normalmente a dor não está associada ao câncer de mama, e sim a processos benignos, mas se, além da dor, a paciente tiver um nódulo próximo ao mamilo, ele deve ser investigado. O mesmo vale para pontadas e feridas.

Amamentar protege o peito do câncer de mama?

Sim. Quando o bebê mama, as células mamárias ficam ocupadas com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

Mamas grandes são mais suscetíveis a desenvolver doenças?

Não. Tamanho e formato não afetam em nada. O que conta são os fatores hereditários e a qualidade de vida, que inclui alimentação saudável, atividade física e consultas médicas regulares.

A atividade sexual ajuda a proteger as mamas contra doenças?

Não. O que pode proteger contra doenças mamárias é a gravidez e a lactação.

O uso de prótese de silicone pode trazer problemas à mama?

Sim. Pequenas áreas de cicatrizes podem atrapalhar e dificultar a palpação, além de provocar focos de calcificações ou nódulos, o que confunde os resultados de exames de ultra-som e mamografia. Em casos mais raros, a prótese pode sofrer rejeição do corpo ou endurecer. Nos dois casos é preciso retirá-la.

A prótese de silicone atrapalha o exame de mamografia?

Sim. A prótese reduz em 30% a área visível na mamografia. Ou seja, há possibilidade de retardar o diagnóstico de um câncer inicial de mama.

Cirurgia redutora no peito pode causar problemas futuros? Quais?

Às vezes. As cicatrizes deixadas pela cirurgia redutora podem trazer dúvida nos exames rotineiros da mama. Dependendo da técnica utilizada para a redução, a cirurgia pode futuramente prejudicar ou até impossibilitar a mulher de amamentar.

Praticar corrida pode fazer com que o peito caia?

Não, ela traz benefícios, não prejuízos. Meia hora de corrida por dia ajuda a proteger contra o câncer, porque queima hormônios. O que causa a queda da mama são fatores genéticos e constitucionais. Se sua mãe, irmã e avó têm seios flácidos, sua chance também é alta. Outro fator é o "efeito sanfona": quando a pessoa engorda, a pele da mama estica, mas, quando emagrece e perde gordura, ela não volta ao normal. Resultado: o peito fica flácido e cai.

Fonte: Luis Henrique Gebrim, Unifesp

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).