21/10/2004
Como foi feita a pesquisa
"Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?" Com questões como essa, pelo 14º ano consecutivo o Datafolha foi às ruas do Brasil para identificar os nomes de produtos e empresas mais lembrados pelos brasileiros.
A pergunta acima não se refere a nenhum item de consumo em particular -o objetivo é indicar a marca vencedora no Top do Top do ano-, e outra questão é destinada a bens específicos (caso de indagações como "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em aparelho de TV?"), que aponta os vencedores por categoria.
De adoçante a seguro, de produtos e cremes de beleza a operadora de telefone celular, a pesquisa foi realizada, entre 17 e 19 de agosto deste ano, com base em 5.120 entrevistas, divididas em duas amostras, com homens e mulheres de idade igual ou superior a 16 anos, de todos os níveis sociais e escolaridades, em 127 municípios, distribuídos por todos os Estados e Distrito Federal.
O levantamento, realizado por 366 pesquisadores, em todo o Brasil, tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e é desenvolvido por meio de respostas espontâneas, isto é, não são dadas opções aos entrevistados.
Em caso de empate, o critério de definição de posições utilizado é o "awareness" ("consciência", "informação", "percepção", em inglês), baseado na segunda pergunta feita pelos pesquisadores do Datafolha aos entrevistados em cada item: "De quais outras marcas de aparelho de TV você se lembra?", por exemplo.
|