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Top of Mind
21/10/2004

Apresentação: Desfile das campeãs

Pesquisa Top of Mind aponta, em 38 categorias, as marcas mais registradas pelo consumidor brasileiro

Computador, acessórios de informática, adoçante e pneu são algumas das novidades que o Top of Mind traz neste ano em que chega à 14ª edição. Nesta versão, a pesquisa realizada pelo Datafolha, com o intuito de detectar as marcas mais lembradas pelos consumidores em cidades de todo o Brasil, inclui também suco de frutas, material esportivo, filmadora e aparelho de barbear.

"Essa pesquisa é o retrato da lembrança de marcas pelos brasileiros neste momento no país", diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha. "O resultado é único pela abrangência nacional das entrevistas, representativas da totalidade da população brasileira acima de 16 anos, incluindo moradores de cidades de pequeno e médio porte."

O desempenho mais significativo do ano ficou por conta da Lux, primeira colocada entre sabonetes, com 47%. A marca abriu diferença de 35 pontos percentuais em relação ao segundo lugar da categoria e subiu 13 pontos na lembrança dos entrevistados, comparativamente ao patamar que registrou no ano passado, o que lhe garantiu o prêmio Top Performance de 2004.

99% dos entrevistados souberam dizer o nome de alguma instituição bancária; é a categoria com maior índice de lembrança
A operadora de telefone celular Vivo subiu 12 pontos em relação ao percentual de lembrança apresentado em 2003, assumiu a liderança em sua categoria, posicionando-se acima da TIM (18%), e ficou em segundo lugar na premiação de desempenho. A Consul vem em terceiro no Top Performance, ao registrar 53% das citações -ascensão de dez pontos em comparação a 2003-, aumentando a diferença para a Brastemp (28%), vice-campeã no item geladeira.

A Nokia, vencedora do Top Performance em 2003 -por ter alcançado crescimento anual de oito pontos percentuais, com os 35% registrados de lembrança entre pesquisados no quesito aparelho de telefone celular-, registra neste ano índice menor, 33%, das indicações, mas segue como líder em sua área, com dianteira de 20 pontos em relação à Motorola, marca que ocupa o segundo lugar na categoria.

Outro destaque do levantamento deste ano é a volta da polarização restrita tão-somente a Omo e Coca-Cola, sobre todas as outras marcas de quaisquer outros produtos, no pódio da lembrança do consumidor, o Top do Top.

O sabão em pó teve 8% das citações, e o refrigerante, 6%. Nestlé, que dividiu com Omo e Coca-Cola a primeira posição do Top do Top em 2003, neste ano ocupa o segundo lugar da premiação, com 4% de indicações dos entrevistados que foram perguntados acerca da "primeira marca que lhe vem à cabeça".

Dos homens consultados, 39% não indicaram nenhuma marca de produtos e cremes de beleza; entre as mulheres, o índice cai para 13%
Banco foi o item que registrou maior índice de lembrança por parte dos consumidores: 99% nomearam alguma instituição bancária, quando indagados sobre a categoria.

Refrigerante, sabão em pó e supermercado também têm lugar reservado na memória dos entrevistados: 98% elencaram marcas, quando abordados sobre esses três itens.

Computador e acessórios, por outro lado, foi a categoria com menor percentual de recordação: apenas 27% do total dos consultados souberam indicar ou se lembraram de alguma marca.

A região Sul foi a localidade brasileira em que houve o maior índice de lembrança, entre os entrevistados, de alguma marca de itens de informática (32%).

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