21/10/2004
Tops Especiais: Os alvos do público
Sorriso é a marca mais citada pelos jovens;
Kolynos ganha entre os consumidores mais velhos;
e Kibon vence Hellmann's na recordação popular
Apesar de serem atraídos por tentações alimentícias, de moda, esporte, cultura e entretenimento, os jovens se lembram mais de pasta de dente. A marca Sorriso foi a mais indicada entre os entrevistados de 16 a 20 anos para a pesquisa Top of Mind e é a vencedora do Top Teen deste ano.
Entre os consumidores com idade a partir de 41 anos, outra pasta de dente, dessa vez a Kolynos, é quem se destaca nas citações, o que a faz líder no Top Sênior. E o sorvete Kibon é o campeão de lembrança dos entrevistados pertencentes à classe C e leva o Top Popular.
Top Teen, Top Sênior e Top Popular são resultados dos cruzamentos feitos pelo Datafolha, pelo quarto ano consecutivo, para registrar as marcas mais presentes na memória de públicos específicos.
São comparadas as diferenças entre o percentual atingido pela marca nesses segmentos determinados e a média geral de sua lembrança. Em caso de empate entre os indicados, recorre-se aos índices do "awareness", oriundos da segunda pergunta do levantamento ("Que outras marcas lhe vêm à cabeça nessa categoria?").
Se há empate mesmo assim, é considerada a marca com maior lembrança no Top of Mind e, depois, no "awareness".
A Sorriso, que no ano passado ocupava o segundo lugar entre as marcas mais lembradas pelos jovens, recupera a liderança conquistada em 2001 e 2002 e repete a vitória que registra também em sua categoria neste ano: ela é líder no item pasta de dente, com 33% das citações.
O adoçante Zero Cal ficou em segundo lugar entre os teens, e a operadora Embratel, em terceiro.
Mesmo sem estar mais no mercado -e tendo sido substituída justamente pela marca Sorriso-, a Kolynos é a vencedora na memória dos entrevistados que compõem o Top Sênior, apesar de ocupar o terceiro lugar (com 21%) na categoria pasta de dente. Gessy (sabonete), campeã dessa premiação especial no ano passado, ocupa agora a vice-liderança, ao lado da Seiko (relógio), que se manteve na mesma posição de 2003 e está acima de outra marca de seu segmento, o relógio Orient, em terceiro lugar.
Empatado com a Hellmann's no ano passado, o sorvete Kibon, que é líder em sua categoria (com 61%), neste ano desponta também na preferência popular e deixa a marca de maionese em segundo lugar na classe C, voltando à vitória registrada, dentro dessa amostra, em 2001 e 2002. Em terceiro lugar, está o chocolate Nestlé.