21/10/2004
Artigo: 1.001 maneiras de virar um Top of Mind
Por
CARLOS MORENO
Karime Xavier/Folha Imagem |
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Carlos Moreno, ex-garoto-propaganda da Bombril |
Admito que o título acima pode ser considerado propaganda enganosa. Eu não sou publicitário nem teórico de publicidade ou marketing. Se você espera algum tratado definitivo sobre o tema, sinto decepcioná-lo.Mas me atrevo a sugerir uma receita, do alto da subjetividade de quem passou boa parte da vida atrás de uma mesma bancada...
Para começar, volte 26 anos. Junte então o talento de um Francesc Petit e de um Washington Olivetto; a ousadia de uma empresa para veicular uma campanha tão fora dos padrões da época, como a Bombril, por exemplo; a intuição certeira de um Oscar Caporale; a direção segura e tranqüila de um Andrés Bukowinski e a produção primorosa e gentil de uma produtora como a ABA. Passado um certo tempo, acrescente ainda uma agência, assim como a W/Brasil, que tenha uma genial equipe de criação.
“Depois de tantos anos
vinculado à Bombril,
quando penso no
meu futuro profissional,
confesso que sinto
certa inquietude”
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Todo mundo sabe para que serve Bombril, e ainda inventa outras tantas utilidades além das 1.001 já existentes. Bombril é um produto tipicamente brasileiro, popular e barato, está presente em todos os cantos do país. Isso permite liberdade para criar um personagem que pode se comunicar de maneira acessível, honesta, bem-humorada e se manter sempre revitalizado e conectado com as mudanças e os fatos relevantes da vida nacional. Quase uma campanha institucional, onde é possível estabelecer um vínculo de credibilidade, simpatia e afeto com o consumidor, sem a necessidade de falar dos atributos do produto.
Hoje, saindo de trás da bancada, reconheço mais do que nunca o prazer e o privilégio que sempre foi fazer parte dessa história única na propaganda brasileira. Uma situação singular em minha vida também. Depois de tantos anos vinculado à Bombril, e convivendo com pessoas tão queridas, quando penso no meu futuro profissional confesso que sinto uma certa inquietude. Continuarei como ator de teatro, como sempre fui, afinal é ele minha maior fonte de prazer e aprendizado.
Mas fico imaginando, no caso de outra empresa se interessar pelos meus serviços de garoto-propaganda, se será possível repetir condições de trabalho tão perfeitas.
Apesar de ter atravessado um momento de fragilidade financeira (da qual, diga-se, a atual diretoria da Bombril está se saindo brilhantemente); apesar da bem-sucedida investida da concorrente; e apesar de ficar quase um ano longe da mídia, Bombril permaneceu líder de mercado, batendo recordes de produção, e está na lembrança do consumidor nas pesquisas. Quem sou eu para explicar isso?
A única certeza que tenho é que, no meu ranking pessoal, Bombril vai liderar para sempre meu Top of Mind e Top of Heart.
Carlos Moreno, 50, é ator, foi garoto-propaganda da Bombril por 26 anos e está em cartaz em São Paulo com a peça "Turistas & Refugiados"