Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Top of Mind
21/10/2004

Artigo: 1.001 maneiras de virar um Top of Mind

Por CARLOS MORENO

Karime Xavier/Folha Imagem
Carlos Moreno, ex-garoto-propaganda da Bombril
Carlos Moreno, ex-garoto-propaganda da Bombril
Admito que o título acima pode ser considerado propaganda enganosa. Eu não sou publicitário nem teórico de publicidade ou marketing. Se você espera algum tratado definitivo sobre o tema, sinto decepcioná-lo.Mas me atrevo a sugerir uma receita, do alto da subjetividade de quem passou boa parte da vida atrás de uma mesma bancada...

Para começar, volte 26 anos. Junte então o talento de um Francesc Petit e de um Washington Olivetto; a ousadia de uma empresa para veicular uma campanha tão fora dos padrões da época, como a Bombril, por exemplo; a intuição certeira de um Oscar Caporale; a direção segura e tranqüila de um Andrés Bukowinski e a produção primorosa e gentil de uma produtora como a ABA. Passado um certo tempo, acrescente ainda uma agência, assim como a W/Brasil, que tenha uma genial equipe de criação.

“Depois de tantos anos vinculado à Bombril, quando penso no meu futuro profissional, confesso que sinto certa inquietude”
Todo mundo sabe para que serve Bombril, e ainda inventa outras tantas utilidades além das 1.001 já existentes. Bombril é um produto tipicamente brasileiro, popular e barato, está presente em todos os cantos do país. Isso permite liberdade para criar um personagem que pode se comunicar de maneira acessível, honesta, bem-humorada e se manter sempre revitalizado e conectado com as mudanças e os fatos relevantes da vida nacional. Quase uma campanha institucional, onde é possível estabelecer um vínculo de credibilidade, simpatia e afeto com o consumidor, sem a necessidade de falar dos atributos do produto.

Hoje, saindo de trás da bancada, reconheço mais do que nunca o prazer e o privilégio que sempre foi fazer parte dessa história única na propaganda brasileira. Uma situação singular em minha vida também. Depois de tantos anos vinculado à Bombril, e convivendo com pessoas tão queridas, quando penso no meu futuro profissional confesso que sinto uma certa inquietude. Continuarei como ator de teatro, como sempre fui, afinal é ele minha maior fonte de prazer e aprendizado.

Mas fico imaginando, no caso de outra empresa se interessar pelos meus serviços de garoto-propaganda, se será possível repetir condições de trabalho tão perfeitas.

Apesar de ter atravessado um momento de fragilidade financeira (da qual, diga-se, a atual diretoria da Bombril está se saindo brilhantemente); apesar da bem-sucedida investida da concorrente; e apesar de ficar quase um ano longe da mídia, Bombril permaneceu líder de mercado, batendo recordes de produção, e está na lembrança do consumidor nas pesquisas. Quem sou eu para explicar isso?

A única certeza que tenho é que, no meu ranking pessoal, Bombril vai liderar para sempre meu Top of Mind e Top of Heart.

Carlos Moreno, 50, é ator, foi garoto-propaganda da Bombril por 26 anos e está em cartaz em São Paulo com a peça "Turistas & Refugiados"

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).