Folha Online 
Turismo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Verão 08/01/2004 Destinos - Lençóis Maranhenses
Veja Fotos

Lençóis têm paisagem infindável de lagoas e dunas

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

Surrealista, a paisagem dos Lençóis Maranhenses não segue nenhuma lógica. É um “deserto” entrecortado por lagoas de água doce, que secam por alguns meses e ressurgem na estação chuvosa. Nelas, misteriosamente, peixes, crustáceos e tartaruguinhas verdes reaparecem como se nunca tivessem saído dali.

Incomparável, a região faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 1981. Com 155 mil ha de área, o parque é um sem-fim de dunas extremamente brancas.

Vista de longe, a areia parece formar uma casca lisa e uniforme, mas é só chegar perto para perceber sua textura irregular, “penteada” pelo vento forte que varre as dunas o tempo todo. A paisagem, redesenhada constantemente pela ventania, faz com que ninguém veja exatamente a mesma imagem duas vezes.

Nos Lençóis, a estação chuvosa vai de janeiro a junho. É nesta época que as lagoas renascem, e os rios, mais cheios, voltam a ser navegados com voadeiras e a trazer sustento para os moradores da região, que vivem da pesca neste período.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).