Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

29ª Mostra BR de Cinema
20/10/2005

Sinopses

da Folha Online

O

O Dia em que o Brasil esteve aqui (O Dia em que o Brasil esteve aqui - The Day Brazil Was Here)
País: Brasil, 2005 (73 min)
Seção: Mostra Brasil - Perspectiva
Direção: Caíto Ortiz e João Dornelas
Roteiro: Fábio Altman
Fotografia: Christiano Wiggers
Elenco: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Luís Inácio Lula da Silva, Carlos Alberto Parreira, Zagalo, Fénelon Gabart, André-Paul Antoine
Produção: Francesco Civita, Adriano Civita
Descrição: Craques como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, o técnico Carlos Alberto Parreira e o veterano Zagalo tiveram naquele 18 de agosto de 2004 uma missão além de uma partida de futebol. A presença da seleção brasileira em Porto Príncipe, capital do Haiti, tinha por objetivo manter o clima de paz. O mais pobre país das Américas vivia uma situação de guerra e o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva propôs o "Jogo da Paz". O documentário mostra a presença dos brasileiros desfilando pelas ruas do país, criando um evento capaz de suspender, ainda que provisoriamente, a inquietação social.

O Elo Perdido (Man to Man)
País: França, Inglaterra, África do Sul, 2004 (122 min)
Seção: Perspectiva Internacional
Direção: Régis Wargnier
Roteiro: Michel Fessler e Frédéric Fougea
Fotografia: Laurent Dailland
Elenco: Joseph Fiennes, Kristin Scott Thomas, Ian Glen, Hugh Bonneville, Lomama Boseki, Cécile Bayiha
Produção: Gérard Crosnier
Descrição: África Central, 1870. Acompanhado por um grupo de caçadores nativos e por uma atraente aventureira chamada Elena, o antropólogo escocês Jaime Dodd vasculha a floresta em busca de espécies raras. Seguindo os passos de Darwin, o jovem cientista está esperançoso de encontrar nada menos do que o lendário elo perdido que faz a ponte entre o homem e o macaco.Quando ele vê a população local, formada por pessoas de baixa estatura, os pigmeus, ele acredita que atingiu seu objetivo.

O Encouraçado Potemkin (The Battleship Potemkin - Bronenosets Potyomkin)
País: União Soviética, 1925 (75 min)
Seção: Apresentação Especial - Special Screening
Direção: Sergei M. Eisenstein
Roteiro: Nina Agadzhanova
Fotografia: Vladimir Popov, Eduard Tisse
Elenco: Aleksandr Antonov, Vladimir Barsky, Grigori Aleksandrov, Ivan Bobrov, Mikhail Gomorov, Aleksandr Levshin
Produção: Jacob Bliokh
Descrição: O clássico russo O Encouraçado Potemkin (1925), de Sergei Eisenstein, ganha versão restaurada que inclui, pela primeira vez, cenas censuradas e o discurso de abertura de Leon Trótski, suprimido pelo governo de Josef Stálin. Feito sob encomenda para comemorar os 20 anos da Revolução Soviética, o filme fixa-se no motim dos marinheiros de 1905, que se rebelaram contra a tirania de seus comandantes e assumiram o controle do navio de guerra Potemkin. O estopim do motim deu-se quando foi dada carne estragada aos marinheiros. Muitos se recusaram a comer e os oficiais do navio decidiram executar os rebelados. A situação, então, sai de controle. Momentos antes do fuzilamento, um marinheiro grita para os soldados encarregados da execução e pede para que pensem e decidam se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, dando início a uma grande tragédia.

O Fatalista (O Fatalista - The Fatalist)
País: Portugal, 2005 (99 min)
Seção: Perspectiva Internacional
Direção: João Botelho
Roteiro: João Botelho
Fotografia: Edmundo Diaz
Elenco: Rogério Samora, André Gomes, Rita Blanco, Susana Borges, Patrícia Guerreiro
Produção: Paulo Branco
Descrição: O motorista Tiago não tem a menor dúvida sobre o sistema implacável que move o mundo: "Estão escritos no Céu todo o bem e todo o mal que acontecem aqui na Terra". Ele guarda esta filosofia enquanto realiza uma jornada delirante através de estranhos caminhos em Portugal, levando seu patrão de encontro às histórias de seus amores. Narrações múltiplas se sobrepõem seguindo aventuras desconcertantes em que se misturam sexo, poder, luta de classes, e onde se revela o lado mais oculto do comportamento de homens e mulheres. Baseado no romance homônimo de Denis Diderot.

O Fim e o Princípio (O Fim e o Princípio)
País: Brasil, 2003 (110 min)
Seção: Mostra Brasil - Perspectiva
Direção: Eduardo Coutinho
Fotografia: Jacques Cheuiche
Elenco: Rosilene Batista de Sousa, Antônia Basília da Conceição, Brasilissa Amador, Francisca Batista de Sousa
Produção: Mauricio Andrade Ramos, João Moreira Salles
Descrição: Um filme nascido do zero. Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe, descobre-se o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores - na maioria idosos --contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra. Um mundo em vias de desaparecimento.

O Jogo (Oyun - The Play)
País: Turquia, 2005 (70 min)
Seção: Competição Novos Diretores
Direção: Pelin Esmer
Roteiro: Pelin Esmer
Fotografia: Pelin Esmer, Oslem Ozbeck, Mustafa Unlu
Elenco: Behiye, Cennet, Fatma F., Fatma K, Nesime, Saniye, Ümmü, Ümmüye e Zeynep
Produção: Pelin Esmer
Descrição: Nove camponesas vivem num vilarejo nas montanhas da Turquia. Elas trabalham arduamente em casa e no campo. Para alegrar um pouco suas vidas, pretendem escrever e encenar uma peça baseada no cotidiano delas. Elas se reúnem na escola, onde antes sequer entravam, e começam a escrever suas histórias. Observadas pelos homens do vilarejo, elas escrevem a peça The Outcries of Women. O documentário descreve todo esse processo e como as mulheres se transformaram durante esse período.

O Jovem Andersen (Young Andersen - Unge Andersen)
País: Dinamarca, 2005 (110 min)
Seção: Perspectiva Internacional
Direção: Rumle Hammerich
Roteiro: Ulf Stark, Rumle Hammerich
Fotografia: Nicolaj Brüel
Elenco: Simon Dahl Thaulow, Henning Jensen, Lars Brygmann, Puk Scharbau, Mikkel Konyher, Tuva Novotny, Per Oscarsson
Produção: Tina Dalhoff
Descrição: Retrato da juventude do escritor de Hans Christian Andersen, quando ainda tentava ter êxito em Copenhague como cantor, bailarino e ator. Aos 17 anos, consegue ingressar no prestigiado Colégio Interno de Meisling, fora de Copenhague. Um diretor do Teatro Real que havia lido uma peça sua e identificado nele um grande talento, procurou o rei Frederik VI que - igualmente impressionado com o talento precoce - concedeu ao jovem autor uma bolsa de estudos na escola. Educado sob disciplina severa, o jovem descobre seu dom para a literatura infantil e encanta o mundo com suas, até hoje, populares histórias. 2005 é o ano do segundo centenário de nascimento do autor.

O Projeto Goebbels (The Goebbels Experiment - Das Goebbels Experiment)
País: Alemanha/Reino Unido, 2005 (108 min)
Seção: Competição Novos Diretores
Direção: Lutz Hachmeister
Roteiro: Lutz Hachmeister, Michael Kloft
Fotografia: Hajo Schomerus
Elenco: Kenneth Branagh (narração)
Descrição: Cinebiografia de Paul Joseph Goebbels (1897-1945), considerado um dos símbolos do regime nazista e conhecido por sua extrema crueldade e veneração a Adolf Hitler. Pôs a serviço do partido nazista, durante cerca de duas décadas, sua inegável inteligência e conhecimentos sobre psicologia de massas. Explorou os temores e anseios do povo e usou modernos métodos de propaganda política, tornando-se vital na caminhada de Hitler rumo ao topo. O documentário reconstrói sua trajetória, destacando seu ódio a judeus e católicos, seu egocentrismo, sua admiração pela figura de Hitler e seu fanatismo pelo poder. Permite-se a Goebbels falar por si mesmo por meio de seus diários, nos quais descreve aspectos pessoais do dia-a-dia do poderoso homem do Terceiro Reich, alguém absorto em pensamentos selvagens de extermínio e pautado pelos excessos políticos.

O Sol, Caminhando Contra o Vento (O Sol, Caminhando Contra o Vento - The Sun Against the Wind)
País: Brasil, 2005 (93 min)
Seção: Mostra Brasil - Perspectiva
Direção: Tetê Moraes
Roteiro: Martha Alencar, Tetê Moraes
Fotografia: Cezar Moraes
Elenco: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Gilberto Braga, Zuenir Ventura
Produção: Tetê Moraes
Descrição: Rio de Janeiro, 1967/68. O Brasil após o golpe militar de 1964 e na véspera do AI-5. Passeatas estudantis, festivais de música, o país fervilha. Nasce o jornal-escola O Sol, uma experiência singular no jornalismo e na cultura brasileira. Por meio de suas páginas, de encontros e conversas com pessoas que participaram da experiência, resgata-se um pedaço da história desse curto e vibrante período, sem saudosismo e com alegria.

O Último Miterrand (Le Promeneur du Champ de Mars - Le Promeneur du Champ de Mars)
País: França, 2005 (116 min)
Seção: Seleção ARTE
Direção: Robert Guédiguian
Roteiro: Georges-Marc Benamou, Gilles Taurand
Fotografia: Renato Berta
Elenco: Michel Bouquet, Jalil Lespert, Philippe Fretun
Produção: Robert Guédiguian, Frank Le Wita, Marc de Bayser
Descrição: Os últimos momentos do ex-presidente François Mitterrand, que governou a França por 14 anos e morreu em 1996. O velho político, já combalido pelo câncer e sem esperanças, é entrevistado por um jovem e entusiasmado jornalista de esquerda, querendo tirar o máximo proveito dos ensinamentos do estadista. Mas Mitterrand joga por terra as expectativas do rapaz e se mostra pessimista em relação ao futuro do país. "Sou o último dos grandes presidentes, depois de mim só haverá financistas e contadores", diz o presidente em determinado momento.

Odete (Odete)
País: Portugal, 2005 (101 min)
Seção: Perspectiva Internacional
Direção: João Pedro Rodrigues
Roteiro: João Pedro Rodrigues e Paulo Rebelo
Fotografia: Rui Poças
Elenco: Ana Cristina de Oliveira, Nuno Gil, João Carreia
Produção: Maria João Sigalho
Descrição: Pedro e Rui são amantes há algum tempo. Eles fazem juras de amor eterno, mas Pedro sofre um acidente e morre nos braços de Rui. Ele se torna um homem infeliz, perdendo o gosto pela vida. Odete, que trabalha num supermercado, é abandonada pelo namorado quando conta que está grávida. Ao ver a mãe de Pedro de luto pelo filho, ela se veste de preto e acompanha o enterro.Odete transfere a dor de ter sido abandonada pelo namorado pela morte do vizinho. E passa a acreditar que o fantasma dele chama por ela.

Off Screen (Off Screen)
País: Holanda/Bélgica/Canadá, 2005 (86 min)
Seção: Competição Novos Diretores
Direção: Pieter Kuijpers
Roteiro: Hugo Heinen
Fotografia: Bert Pot
Elenco: Jeroen Krabbe, Jan Decleir, Astrid Joosten, Leo Verkerk, Elly Woerman
Produção: Rainer Selen, Edwin Van Meurs e Anja Daelemans
Descrição: Março de 2002. John R. faz reféns no Rembrandt Tower, em Amsterdã. Seis meses depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, em Nova York, polícia e autoridades estão em pânico. O seqüestrador protesta contra as TVs widescreen e diz que suas imagens escondem códigos. Ele exige falar com Gerard Kleisterlee, o presidente da Philips. Quer contar para o mundo que a TV widescreen é um objeto supérfluo. No final do dia, o caso se encaminha para um fim trágico, sem que ninguém consiga entender a real motivação de John, que é considerado como apenas mais um louco. Baseado em caso real.

Oh Happy Day (Oh Happy Day)
País: Dinamarca, 2004 (93 min)
Seção: Competição - Novos Diretores
Direção: Hella Joof
Roteiro: Hella Joof, Jannik Johansen, Lotte Andersen
Fotografia: Eigil Bryld
Elenco: Lotte Andersen, Malik Yoba, Ditte Gråbøl, Kurt Ravn, Søren Fauli, Lars Hjortshøj, Peter Aude, Mikael Birkkjær
Produção: Thomas Gammeltoft, Lene Bausager
Descrição: Hannah é uma mulher com poucas expectativas de mudanças em sua monótona vida. Seu dia-a-dia se resume à dedicação integral ao marido e ao filho na pequena cidade onde mora. As coisas começam a mudar quando ganha ingressos para um concerto gospel realizado na cidade. A partir daí o inferno - ou céu - se coloca diante dela, implacável. Não só dela, mas diante de Jackson também. Ele é um padre negro que, sem se dar conta, encontra-se na mesma cidade de Hannah. Logo, ela redescobre sentimentos que havia esquecido, uma espécie de talento divino, que reluta em admitir.

Olhar Estrangeiro (Olhar Estrangeiro - The Foreign Look)
País: Brasil, 2005 (70 min)
Seção: Mostra Brasil - Perspectiva
Direção: Lúcia Murat
Roteiro: Lúcia Murat, Tunico Amâncio
Fotografia: Dudu Miranda
Produção: Lúcia Murat
Descrição: Os clichês e fantasias que o cinema mundial tem sobre o Brasil são abordados no documentário. Baseado no livro "O Brasil dos Gringos", de Tunico Amâncio, as filmagens foram realizadas na França (Lyon e Paris), Suécia (Estocolmo) e Estados Unidos (Los Angeles e Nova York). Por meio de entrevistas com diretores e atores, tenta-se desvendar como foram criados esses estereótipos que passam a idéia do Brasil no exterior.

Oliver Twist (Oliver Twist - Oliver Twist)
País: França/Inglaterra/República Tcheca, 2005 (128 min)
Seção: Perspectiva Internacional
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Ronald Harwood
Fotografia: Pawel Edelman
Elenco: Ben Kingsley, Barney Clark, Leanne Rowe, Mark Strong, Jamie Foreman, Harry Eden, Edward Hardwicke
Produção: Robert Benmussa, Alain Sarde, Roman Polanski
Descrição: No século 19, Oliver Twist é um órfão que, como tantos outros, sofre com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra. Vendido para um coveiro, ele é maltratado pela família dele e resolve fugir para Londres. Ali, ele vai se envolver com um batedor de carteiras que o entrega a Fagin, um velho que comanda um grupo de prostitutas e pequenos marginais. Oliver conhece o rico e bondoso senhor Brownlow e acredita que ele pode adotá-lo. Mas Fagin não só não permite, como planeja assaltar a casa do homem. A clássica história de Charles Dickens em uma nova versão.

Orlando Vargas (Orlando Vargas)
País: França/Uruguai, 2004 (78 min)
Seção: Competição - Novos Diretores
Direção: Juan Pittaluga
Roteiro: Juan Pittaluga
Fotografia: Crystel Fournier
Elenco: Aurélien Recoing, Elina Löwensohn, Diego Bernabé, Rosa Simonelli
Produção: Paulo Branco
Descrição: No Uruguai, onde vive com a mulher Alice e o filho Thomas há cinco anos, Orlando Vargas sofre várias pressões das autoridades. Seu assistente Gaspard preocupa-se com ele, enquanto Costas elogia a sua coragem. Seguido permanentemente por um policial, Orlando parece indiferente ao perigo que o espreita. Apenas Thomas é testemunha da raiva que ele procura afogar no álcool. Surpreendendo a família, Orlando decide partir com Alice e Thomas para Joséfina, a última vila à beira-mar antes do Brasil. Em Joséfina, todos os acontecimentos vão precipitar-se. No dia em que chegam, Orlando não volta para casa. Alice terá então de enfrentar a verdade sobre o homem que ama.

Os Primeiros na Lua (Pervye na Lune - The First on the Moon)
País: Rússia, 2005 (75 min)
Seção: Competição Novos Diretores
Direção: Alexey Fedorchenko
Roteiro: Alexander Gonorovsky, Ramil Yamaleev
Fotografia: Anatoly Lesnikov
Elenco: Boris Vlasov, Victoria Ilyinskaya, Andrei Osipov, Anatoly Otradnov, Alexey Slavnin
Produção: Dmitry Vorob'ev, Alexey Fedorchenko
Descrição: Na primavera de 1938, nas montanhas ao norte do Chile, caiu um objeto voador em chamas, mais tarde chamado de "Esfera Chilena". A investigação do episódio, realizada por uma equipe de filmagem, fez uma importante descoberta. Um programa espacial secreto tinha sido desenvolvido na União Soviética antes da Segunda Guerra Mundial. Cientistas e autoridades militares desenvolveram uma espaçonave 23 anos de Yuri Gagárin ir para o espaço. É um documentário com elementos ficcionais e falsidades divertidas sobre os primeiros cosmonautas russos.

Outra Memória (Outra Memória - Another Memory)
País: Brasil, 2005 (80 min)
Seção: Mostra Brasil - Competição Novos Diretores
Direção: Chico Faganello
Roteiro: Chico Faganello
Fotografia: Marx Vamerlatti
Elenco: Paula Braun, Ivo Muller, Borges de Garuva, Pepe Sedrez
Produção: Chico Faganello
Descrição: Para celebrar o aniversário da cidade onde vive, um diretor de teatro precisa montar uma peça sobre uma grande atriz do passado que lembre a força da colonização alemã no século 19. Decidido a conquistar o papel de protagonista, o ator que interpreta o papel de colonizador subverte o roteiro do diretor, introduzindo no texto algumas cenas sobre etnocídio e nazismo, temas ainda hoje evitados naquele próspero vale do sul do Brasil. Sua atitude obriga o diretor a encenar uma peça diferente daquela que foi escrita.


     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).