Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Campeonato Brasileiro
19/04/2005

Regulamento

da Folha Online

CLUBES PARTICIPANTES

A Série A do Campeonato Brasileiro-2005 conta com a participação de 22 equipes. São elas: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Brasiliense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Palmeiras, Paraná, Paysandu, Ponte Preta, Santos, São Caetano, São Paulo e Vasco.

FORMA DE DISPUTA

O Nacional deste ano manteve o mesmo sistema dos últimos dois anos --pontos corridos. Não haverá, portanto, as fases finais com mata-matas. O campeonato terá 42 rodadas, com turno e returno. Todas as equipes farão o mesmo número de duelos como mandante (21) e visitante (21).

Ao término da última jornada, o time que possuir o maior número de pontos será declarado o campeão, enquanto que os quatro últimos caem para a segunda divisão. O descenso segue o mesmo critério do ano passado, quando quatro caíram para a Série B do Nacional.

Em caso de empate em pontos ganhos entre duas ou mais associações ao final da competição, o desempate para definir o campeão nacional de 2005 será efetuado observando-se os seguintes critérios:

1 - maior número de vitória;
2 - maior saldo de gols;
3 - maior número de gols pró;
4 - confronto direto (quando o empate ocorrer apenas entre dois clubes);
5 - menor número de cartões recebidos;
6 - sorteio.

VAGAS NA LIBERTADORES

Os três primeiros colocados do Brasileiro estarão classificados para a Taça Libertadores-2006, enquanto o quarto colocado disputará a fase pré-Libertadores, contra um clube estrangeiro a ser definido pela Conmebol. Se o campeão da Copa do Brasil-2005 terminar entre os quatro primeiros do campeonato, o quinto do Nacional entra em seu lugar.

VAGAS NA COPA SUL-AMERICANA

Segundo regulamento, as vagas brasileiras da edição de 2006 da competição serão ocupadas pelos clubes classificados na 1ª posição (campeão) e nas sete posições subseqüentes às dos clubes classificados para a Libertadores. Nenhum clube, com exceção do campeão, poderá disputar as duas competições, Libertadores e Copa Sul-Americana.

RENDA E INGRESSOS

A renda líquida de cada partida será do clube mandante. Os preços dos ingressos serão definidos pelos clubes mandantes, observadas as disposições legais sobre meias entradas. Não será permitido a realização de jogos com portões abertos ao público, sem a venda de ingressos.

ESTÁDIOS

Todos os estádios deverão obedecer às normas de segurança e higiene exigidas pela legislação (municipal, estadual e federal) e pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A capacidade mínima dos estádios para receber jogos da Série A é de 15 mil torcedores sentados.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).