Folha Online 
Revista da Folha

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Dia da Mulher
08/03/2005

Identifique (e combata) sua TPM

E descubra qual é a melhor atividade física para combater os desconfortos que ela provoca

por Mayra Stachuk

Maria do Carmo/Folha Imagem
Tipo A
Como os principais sinais são ansiedade e irritabilidade, recomendam-se exercícios de alongamento, relaxamento ou meditação. Uma boa alternativa é a ioga, que ajuda a mulher a se acalmar e a encontrar o equilíbrio interno
Maria do Carmo/Folha Imagem
Tipo C
A ansiedade provoca compulsão por doces e chocolates. Para combatê-la, são indicadas atividades aeróbicas, como a corrida, que eleva os níveis de endorfina e diminui a vontade de comer
Maria do Carmo/Folha Imagem
Tipo H
O corpo fica mais sensível por causa da retenção de líquidos. É conveniente, então, fazer alongamento ou atividade na água sem impacto, como a hidroginástica. Drenagem linfática também pode amenizar os sintomas
Maria do Carmo/Folha Imagem
Tipo D
Uma atividade aeróbica "animada", como o step realizado com música, é capaz de aliviar o desânimo e a depressão
Há determinados dias do mês em que tudo parece mais penoso. Escolher uma roupa, trabalhar, enfrentar um congestionamento e até malhar. Para as cerca de 75% das mulheres que, segundo ginecologistas, sofrem com a TPM (tensão pré-menstrual), manter o ritmo nas atividades físicas pode ser uma tortura.

Não há razão orgânica que impeça a mulher de se exercitar durante a TPM. Pelo contrário. Atividades físicas liberam endorfina, substância que ajuda a promover o bem-estar, e minimizam os sintomas desagradáveis do período, diz José Bento de Souza, ginecologista do Hospital Albert Einstein. Mas algumas atividades podem agravar o desconforto.

Andar de bicicleta, por exemplo, é contra-indicado para quem já sofre de cólica. "A atividade dilata os vasos que irrigam os músculos e favorece a produção da prostaglandina, substância responsável pela contração do útero e que pode provocar dores abdominais", afirma Mara Solange Carvalho Diêgoli, do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas. Já ioga, corrida, alongamento, exercícios na água e step ajudam a controlar a síndrome.

Segundo o ginecologista Eliezer Berenstein, da Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia, a TPM pode ser dividida em quatro tipos, dependendo do sintoma preponderante: A, que tem como principal característica a ansiedade; C, que desencadeia compulsão por comida, principalmente doces e chocolates; D, que provoca depressão; e H, que produz retenção de líquidos, dor nos seios e inchaço.

Para cada tipo, a professora de educação física e fisiologista Adriana Campello, uma das coordenadoras da assessoria esportiva TPM - Treinamento para Mulheres, sugere uma atividade específica. Confira.

Agradecimentos: Bio Ritmo Academia e Rita de Cássia Vilches Castellano, personal trainer

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).